Incêndio: bombeiros alertam para risco de desabamentos na fábrica da Cacau Show
Cerca de 850 mil litros de água já foram utilizados no combate ao incêndio
Escute essa reportagem
Os militares do Corpo de Bombeiros trabalham há mais de dois dias no combate ao incêndio na fábrica da Cacau Show, no bairro Canivete, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O fogo continua controlado e são observados alguns focos residuais. Os bombeiros informam que, neste momento, o principal risco é de desabamento de estruturas por conta dos danos causados pelas chamas.
De acordo com a corporação, foram utilizados cerca de 850 mil litros de água desde às 4h50, de terça-feira (07), quando o incêndio começou, até as 6h30, da manhã desta quinta-feira (09).
Leia mais notícias de Cidades Regional aqui
Durante a noite de quarta-feira (08) e madrugada desta quinta (09), as equipes continuaram com monitoramento e combate dos focos residuais em duas frentes, percebendo uma redução considerável nos focos de incêndio.
É observado que os focos residuais são de queima lenta, o que significa que ainda há emissão de fumaça e é possível observar pequenas chamas, mas que não representam risco de expansão. "Neste momento, os principais riscos são de desabamento ou desprendimento de estruturas, o que é comum considerando os danos causados pelo fogo", disse a corporação.
O Corpo de Bombeiros informa que o Sistema de Comando em Operações (SCO) instalado no primeiro dia continua ativo, para coordenar e gerenciar as ações de resposta de forma integrada.
Com o incêndio sob controle, o efetivo de militares empenhado, assim como o de brigadistas, está sendo reduzido gradualmente, considerando que a fase de combate se aproxima de sua finalização.
"A equipe do Departamento de Investigação, Pesquisa e Prevenção de Incêndios, responsável pela perícia do local, permanece coletando informações e aguardando a conclusão do combate e rescaldo para entrar na edificação", informa a nota do Corpo de Bombeiros.
A corporação realizou uma reunião com representantes da empresa alinhando novas ações de trabalho para hoje e fará uma avaliação da estrutura da edificação, juntamente com a equipe de engenharia da empresa, para, então dar início à fase de rescaldo, que consiste no resfriamento total do ambiente para evitar a reignição.
A avaliação também servirá para definir se será liberado o acesso de funcionários para a remoção de equipamentos e materiais do interior da fábrica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários