X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Histórias de vida de avós das montanhas vira série na internet

Histórias de vida de cinco idosos de Vargem Alta estão em uma série, produzida por estudantes, que pode ser assistida de graça


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Histórias de vida de avós das montanhas vira série na internet
Estudante do 8º ano, Adrian Lucas Costa entrevistou a sua avó, Iraci Aparecida Lourenço, para websérie |  Foto: Divulgação/ Ricksom Moura

As histórias de vida de cinco idosos de Vargem Alta, na região de montanhas do Espírito Santo, estão em uma série que foi lançada no último dia 29 de outubro e pode ser assistida gratuitamente na internet.

Intitulada “TV Biblioteca de Avós”, a obra tem cinco episódios e foi produzida por alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (Emeb) João Domingos Fassarella, da mesma cidade, a partir de oficinas de formação em audiovisual.

De acordo com diretora da série, Sara Passabon, o projeto teve inspiração da “Biblioteca Humana”, ação criada em 2000 na Dinamarca, pela ONG “Stop Violence!”, em que alguém vai para uma biblioteca e, ao invés de pegar um livro para ler, se encontra com uma pessoa para ouvir a história dela, promovendo assim um diálogo de diferentes culturas.

“Adaptamos a ideia do projeto dinamarquês para Vargem Alta, focando apenas nos vovôs e vovós da comunidade, com o objetivo de valorizar as histórias orais e promover o contato pessoal”, disse Sara.

Ainda segundo ela, as gravações aconteceram nas comunidades de Vila Maria e Castelinho.

Aluno do 8º ano, Adrian Lucas Costa entrevistou a sua avó, Iraci Aparecida Lourenço, para a série.

“Foi muito emocionante. Minha avó é uma pessoa especial e ver sua vida sendo eternizada na internet não tem preço. É importante ouvir os mais velhos da nossa comunidade como forma de manter a história viva e em movimento”, destacou Adrian Lucas.

A TV Biblioteca de Avós é uma realização de Tangerinas do Deserto Produções e Por Meio de Incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura.

Durante todo o processo das oficinas, os alunos aprenderam sobre roteiro, técnicas de filmagem, áudio e de edição, para seguirem com as gravações nas casas dos avós entrevistados. Em cada episódio da série, um jovem entrevista um avô das comunidades rurais de Vargem Alta.

SAIBA MAIS

O quê: Websérie TV Biblioteca de Avós

Onde assistir: www.tangerinasdodeserto.wixsite.com

A série foi produzida, gravada e editada por alunos da Emeb João Domingos Fassarella.

A TV Biblioteca de Avós é uma realização de Tangerinas do Deserto Produções e Por Meio de Incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura.

Alunos

Adrian Lucas Costa, Antonella Lourenço Pereira, Enzo Fassarella, Gabriel Henrique Mendes Rodrigues, Laura Beatriz Araujo Lamberti, Maria Eduarda Rosa Oliveira Meireles, Tainara Ferreira Coelho, Vivian Nascimento Caliman e Walace Anastacio Bento da Silva

Equipe técnica

Diretora: Sara Passabon

Diretor de Fotografia: Gabriel de Assis

Roteiro e Edição: Victor Hugo Amorim

Fotógrafo Still: Ricksom Moura

Designer: Nathan Ferreira Costa

Intérprete de Libras: Ednai Bispo

Audiodescrição: Mariana Diniz

Fonte: Tangerinas do Deserto Produções.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: