X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Furando a bolha: jovens do ES viram influencers da roça

Produtores de lavouras e de conteúdo, influenciadores postam rotina no campo. Vídeos chegam a um milhão de visualizações


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Furando a bolha: jovens do ES viram influencers da roça
Aliston Pavesi, do interior de Anchieta, compartilha vivências nas plantações de banana e café |  Foto: Clóvis Rangel

Cada vez mais jovens mostram o orgulho de ser do campo e estão ganhando fãs na internet com o dia a dia muitas vezes árduo na roça e em fazendas. Muitos deles aumentam até mesmo a renda mensal com ações de publicidade.

Morador de Dois Irmãos de Olivânia, no interior de Anchieta, Aliston Pavesi, de 22 anos, é mais conhecido como “Menor do Grau” no TikTok e no Instagram, plataformas nas quais acumula mais de 1 milhão de visualizações com vídeos em que aparece cuidando do seu bananal e do cafezal.

“Sempre tive essa vontade de mostrar minha vida na roça. O negócio começou a crescer bastante, mas foi natural. A gente nunca imaginou que fosse dar certo. E deu muito bom que hoje eu consigo ganhar dinheiro com minhas redes sociais também”, disse ele.

Deu bom, e sem precisarem forçar sotaque ou mudar a rotina. Para Aliston, o sucesso desses perfis agro se deve à identificação do público.

“Muita gente da roça, que não tinha ninguém para levantar a bandeira do interior, se identificou. E acho que esse foi o motivo maior da explosão dos agroboys”, revelou.

Para ele, essa personificação do jovem do campo na internet só tem a crescer cada vez mais.

“Todo mundo tem um primo, uma prima, um tio, um avô que é do interior, que fala 'porta, porteira, portão, uai, trem'. Essa identificação faz com que tudo seja tão grandioso assim. É muito bom você ter o poder de levar para as pessoas a rotina de uma roça. Porque quebra muito tabu”, completou.

Publicações nas redes sociais de influenciadores ligados ao agro vêm “furando a bolha” e viralizando nas redes sociais. No Instagram, no Facebook ou no Tiktok, o conteúdo sobre agro tem crescido.

Jamila Brambilla, de 25 anos, é mais conhecida como “Menina dos Morangos” nas plataformas. Ela publica desde 2018 no Instagram, para os seus 20 mil seguidores, conteúdo sobre a realidade da prática agrícola no distrito de Forno Grande, em Castelo, onde vive.

Ketely Miranda mora na área rural do município da Serra e se considera uma inflenciadora rural. Aos 18 anos, e com mais de 30 mil seguidores no Instagram, ela compartilha sua rotina na fazenda da família, onde cuida de animais e até ajuda na fabricação de queijos.

Imagem ilustrativa da imagem Furando a bolha: jovens do ES viram influencers da roça
Jamila Brambilla, de Castelo, mostra nas redes sociais os processos e as formas de produção do morango |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Menina dos Morangos colhe fama

Conhecida pelos internautas como “Menina dos Morangos”, Jamila Brambilla publica há seis anos conteúdos de sua rotina nos morangários e plantações da família no Instagram.

“Nasci na roça e, desde pequena, vi meus pais trabalharem. Aprendi a cuidar das plantas com amor e a zelar pelo capricho. Estou me realizando a cada dia”, contou.

Nas publicações, Jamila mostra os processos e as formas de produção, o local e o fruto sendo colhido direto da terra.

“Não há nada mais gratificante do que pôr a mão na terra para plantar e ter certeza de que aquilo alimentará muitas pessoas”.

A produtora de Castelo relatou que pretende seguir nesta linha de trabalho, mostrando o prazer do trabalho no campo.

“Amo a roça e viver aqui. Adoro plantar e ver todo o desenvolvimento da planta até a colheita. É desafiador trabalhar num espaço onde a presença do homem é maioria, mas ao mesmo tempo é motivo de orgulho, em mostrar a nossa força e deixar evidente que nós podemos!”, frisou.

Em relação à rede social, ela falou que não esperava que tantas pessoas iriam se interessar.

“Apesar de não estar tão acostumada com os números que aparecem nas minhas redes, acho que estou no caminho certo”.

Imagem ilustrativa da imagem Furando a bolha: jovens do ES viram influencers da roça
Ketely: “Amo morar na roça” |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Musa em ação na Serra

Ketely Miranda mora na zona rural do município da Serra e se considera uma “agrogirl” (garota do agro). Aos 18 anos, e com mais de 30 mil seguidores no Instagram, ela compartilha sua rotina na fazenda da família, onde cuida de animais e até ajuda na fabricação de queijos.

“Amo morar na roça e nem pretendo sair dela. Quero ser médica veterinária e continuar aqui.”

Ketely disse que já foi amazona e competiu em várias provas equestres pelo Estado.

“Competi muito, mas preferi dar um tempo para me dedicar aos trabalhos da fazenda, de que gosto muito. Minha vida são a roça e seus vários encantos.”

Simplicidade e humildade são, segundo ela, os ingredientes para que seus conteúdos façam tanto sucesso nas redes sociais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: