X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Após desvio de doações ao RS, compradores devolvem fogões e geladeiras no ES

Entrega foi feita após Polícia Federal deflagrar operação para recolher produtos que seriam destinados a vítimas da chuva


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após desvio de doações ao RS, compradores devolvem fogões e geladeiras no ES
Geladeira e outros itens apreendidos na operação no Sul do Estado |  Foto: Divulgação / Polícia Civil

Após a divulgação de que criminosos teriam desviado produtos doados para vítimas das enchentes ocorridas em março deste ano no Sul do Espírito Santo, populares procuraram a delegacia da Polícia Federal em Cachoeiro de Itapemirim para entregarem voluntariamente as compras. Os produtos, segundo a polícia, haviam sido vendidos por preços até 10 vezes menores que os praticados no mercado.

“Até o momento, foram recuperados 27 fogões, 36 geladeiras, sete colchões e 83 lâmpadas”, informou o delegado Wender Moreira, da Polícia Federal. Os donativos estavam armazenados na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Cachoeiro e seriam destinados às vítimas das enchentes.

Leia mais sobre Cidades: Regional

“Diante da tragédia que aconteceu no Sul do Estado, algumas empresas se comoveram e fizeram essa doação para a Defesa Civil, que, por sua vez, estava estocando partes dessas doações no galpão da Conab, mediante contrato firmado”, acrescentou o delegado.

De acordo com ele, um empregado terceirizado estaria desviando esses produtos.

“Ele estava subtraindo os bens e facilitando outras pessoas a subtraírem também. Abria o portão da empresa no final de semana em que só havia ele dentro da empresa, e entregava para terceiros essas mercadorias.”

Ainda de acordo com Wender, um inquérito policial foi instaurado, e as equipes já começaram a investigar o caso, utilizando, inclusive, imagens de câmeras de videomonitoramento da cidade e outras formas de conseguir comprovar a participação de outras pessoas envolvidas na subtração, além do empregado terceirizado.

“Conseguimos identificar alguns veículos que teriam acessado a área da Conab de forma ilegal e, a partir da placa desses veículos, identificamos três pessoas com envolvimento direto na subtração e no desvio desses bens, além de alguns compradores.”

Aqueles que compraram mercadorias desviadas e voluntariamente as entregarem à Polícia Federal, serão ouvidos. “Continuaremos trabalhando para garantir que todos os donativos desviados sejam recuperados e entregues às vítimas das enchentes, e reforçamos a importância da colaboração da população na devolução dos produtos adquiridos de boa-fé.”


Entenda

Desviados

Os produtos desviados estavam armazenados em área da Conab em Cachoeiro.

Os itens foram doados por empresas do Estado à Defesa Civil para serem destinados aos atingidos pelas chuvas no Sul do Estado.

Os produtos foram desviados por um empregado terceirizado da Conab, segundo a investigação.

O profissional teria subtraído os bens e facilitado o acesso de outras pessoas para que os levassem, abrindo o portão da empresa no fim de semana – dias em que só havia ele no local – e entregando os itens a terceiros.

Produtos

Foram desviados 49 geladeiras, 43 fogões, oito cestas básicas, 153 itens de higiene pessoal, sete kits de limpeza com água sanitária, três camas box, 100 lâmpadas, LED e nove colchões.

Foram recuperados, até o momento, 36 geladeiras, 27 fogões, sete colchões e 83 lâmpadas.

Criminosos

A polícia instaurou um inquérito e as equipes começaram a investigação, utilizando, inclusive, imagens de câmeras de videomonitoramento e outras formas para conseguir comprovar a participação de outras pessoas envolvidas na subtração, além do empregado terceirizado.

Até o momento, três pessoas com suspeita de envolvimento direto na subtração e no desvio desses bens foram identificadas.

Também foram identificados alguns veículos que teriam acessado a área da Conab de forma ilegal.

Fonte: Polícia Federal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: