X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Corpus Christi terá shows e tapetes perfumados em Castelo

Um grande portal marcará o início das ornamentações, que vão voltar a ser feitas com materiais que exalam cheiro


Imagem ilustrativa da imagem Corpus Christi terá shows e tapetes perfumados em Castelo
Tapetes coloridos em Castelo: voluntários voltarão a usar cipreste, flores ornamentais, palha de café preto e borra de pó de café |  Foto: Clóvis Rangel / AT

Com mais de 3 mil voluntários nos preparativos, a tradicional Festa de Corpus Christi de Castelo, no Sul do Espírito Santo, vai cobrir cerca de 1,2 quilômetro de ruas com mais de 5 mil metros de tapetes.

Este ano com tema “O pão nosso de cada dia, o pão eucarístico”, um grande portal marcará o início das ornamentações, que voltaram a ser confeccionadas com materiais que exalam cheiro.

Leia mais sobre Cidades: Regional

O evento completa 61 anos em 2024, e acontecerá nesta quarta (29) e quinta-feira (30), com shows, celebrações e procissão eucarística.

Segundo a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, uma pesquisa de opinião mostrou que os visitantes e moradores mencionaram que o cheiro dos tapetes mudou ao longo dos anos.

Buscando retomar às origens, voluntários voltaram a usar cipreste (arbustos ornamentais), crista-de-galo (flores ornamentais e macias, com textura aveludada), palha de café preto e borra de pó de café que, juntos, exalam perfume agradável para muitas pessoas.

Além disso, outros produtos, como pó de pneu, pó de serra, pedras e papel vão ser utilizados na confecção dos 17 quadros e das 17 passadeiras. A confecção das ornamentações começará na noite de amanhã.

Outra novidade deste ano está na estrutura do evento: no chafariz central, na Biblioteca Pública Municipal (Castelinho) e na frente da Igreja Matriz serão montadas estruturas decorativas alusivas ao tema da festa.

Também haverá a instalação de um grande portal, marcando o início dos tapetes e o local onde começará a tradicional procissão.

A programação religiosa começou no dia 14, com a adoração apostólica ao Santíssimo Sacramento, e terminou nesta segunda (27).

“São 12 dias de adoração, porque são 12 comunidades, assim como são 12 os discípulos. A adoração contempla sete horas santas com as temáticas dos sete pedidos do Pai Nosso”, explicou a organização do evento.

A Festa de Corpus Christi de Castelo é realizada pelos frades agostinianos recoletos, do Instituto Cultural Irmã Vicenza, com o apoio da Prefeitura de Castelo.

Os visitantes também poderão aproveitar outras atrações, como a Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores, a Praça de Alimentação das Entidades e a tradicional Feira de Ambulantes, na avenida Nossa Senhora da Penha.

61ª Festa de Corpus Christi

Onde: Centro de Castelo.

Quando: quarta (29) e quinta-feira (30).

Entrada: franca.

Programação

Quarta-feira (29)

Início da confecção dos tapetes.

Quinta-feira (30)

7 horas: Celebração eucarística com a Pastoral Familiar.

9 horas: Celebração eucarística com as crianças da catequese.

10h30: Celebração eucarística com a Paróquia de Santo André Aposto.

12 horas: Celebração eucarística com os jovens.

16 horas: Missa campal seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.

Fonte: Instituto Cultural Irmã Vicenza.

Saiba mais

História

Comemorado sempre na quinta-feira, o Corpus Christi (traduzido como “Corpo de Cristo”) acontece após o domingo da Santíssima Trindade, na Igreja Católica, e representa um momento dedicado para relembrar que a eucaristia é um período de humildade e aceitação.

Original da cidade de Liège, na Bélgica, o dia se refere à presença de Deus no sacramento da eucaristia. Essa significa o momento em comunhão com o divino e simboliza a última ceia – conhecida como Santa Ceia – feita por Cristo com seus discípulos, servindo pão e vinho.

A festa começou a partir das visões de uma freira, no século XII, que indicavam que ela deveria promover um evento para os fiéis poderem adorar à eucaristia e fortalecer sua fé, reparando ofensas e pecados.

No Brasil, é comum que seja feita uma procissão durante o feriado, quando os religiosos enfeitam as ruas com flores. A tradição é uma herança portuguesa, repleta de símbolos.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: