Cateteres de hemodiálise avaliados em R$ 20 mil são encontrados no lixo no ES
Material, ainda lacrado e com validade até 2029, foi descoberto após uma denúncia anônima
Escute essa reportagem

Quase 200 cateteres de hemodiálise, avaliados em aproximadamente R$ 20 mil, foram encontrados descartados de forma irregular em uma caçamba de lixo no bairro Palmeiras, em Muqui, no Sul do Espírito Santo. O material, ainda lacrado e com validade até 2029, foi descoberto após uma denúncia anônima feita por um morador na última segunda-feira (5).
A Secretaria Municipal de Saúde de Muqui foi acionada e confirmou que os cateteres estavam em perfeitas condições de uso, mas não pertenciam a nenhum hospital do município. Segundo o secretário de Saúde, José Marcos de Castro, os materiais provavelmente eram de um paciente que realizava hemodiálise e, após receber um transplante de rim, não necessitava mais do tratamento.
A Polícia Militar recolheu 191 unidades dos cateteres e os encaminhou à Delegacia de Muqui. A Polícia Civil abriu investigação para identificar os responsáveis pelo descarte irregular. Informações que possam auxiliar no caso podem ser repassadas, de forma anônima, pelo Disque-Denúncia 181.
O descarte inadequado de materiais hospitalares representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente, além de configurar crime ambiental. A população é orientada a entregar esses itens às autoridades sanitárias ou unidades de saúde para que recebam o destino correto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários