Bocha, o jogo que preserva a tradição da Itália
O esporte veio para o Estado juntamente com os imigrantes italianos e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade
Escute essa reportagem
A origem da bocha é incerta. Indícios mostram que tudo começou na Grécia e no Egito antigos como passatempo, tornando-se esporte, mais tarde, na Itália.
No Brasil, o jogo com bolas de massa desembarcou com os imigrantes italianos e seus descendentes preservam a tradição até os dias de hoje.
Na comunidade de Caco de Pote, em Alfredo Chaves, vizinhos se reúnem há anos em uma arraia, nome da pista de bocha, ao lado da igreja católica todas as tardes.
No lugar, inclusive, vai acontecer um torneio no dia 23 deste mês com mais de 30 duplas. Os amigos José Henrique Galina, 53 anos, José Santana, de 73, e José Uceli, 79, garantem que a paixão pelo jogo de bocha passou de geração em geração e surgiu com seus antepassados, os imigrantes italianos.
“Jogamos desde crianças, nossos pais e avós que nos ensinaram. Bocha é tradicional na região”, disse José Henrique. José Uceli explicou que bocha pode ser praticado por qualquer pessoa, sendo um dos esportes mais democráticos do mundo para ele, sem restrições de idade, gênero ou limitações físicas.
Cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante uma partida, com objetivo de marcar pontos ao posicioná-la o mais próximo possível do bolim (bola menor que é lançada inicialmente como alvo).
Segundo ele, a partida pode ser jogada entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, ou seja, duas para cada jogador. A partida consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto do bolim.
O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes.
Em Vargem Alta, há cerca de 20 anos existe um campeonato municipal organizado pelos praticantes. As partidas acontecem todas as sextas-feiras e a final acontece no mês de outubro.
“É um evento que reúne muitos praticantes. É um esporte tradicional em Vargem Alta, que movimenta a cidade”, afirmou o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello.
A pesquisadora Joana Francisco explicou que outros jogos trazidos pelos italianos são comuns no Estado, como o triunfo, a mora e o grupião. “Vemos a presença desses jogos mais na região serrana”.
Disputa em Vargem Alta
Em Vargem Alta, existe um campeonato de bocha há mais de 15 anos, organizado pela prefeitura, com auxílio dos moradores.
O produtor rural Almezindo Arcanjo Betini, 56 anos, sempre participa e é um dos defensores do famoso jogo com bolas de massa trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos.
“Jogo desde pequeno e vejo que é um esporte enraizado na nossa região. O nosso campeonato movimenta a cidade e mantém viva a tradição italiana”.
Admirador do jogo de bocha, o servidor Público Julimar Neves, 37 anos, explicou que há indícios de que a modalidade tenha sido praticada originalmente como um tipo de passatempo na Grécia e Egito antigo, vindo, posteriormente, a se tornar um esporte na Itália durante o período imperial.
Segundo ele, na Itália o “Bocce”, consistia em um jogo muito similar ao boliche, porém, praticado no gramado. Esse tipo de jogo foi profissionalizado em festivais.
Comentários