Atendimento de alto risco materno e Utin no Norte do ES
Foram abertos 50 novos leitos
Escute essa reportagem
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), deu início ontem ao atendimento de maternidade de alto risco e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) no Hospital-Maternidade São Mateus, em São Mateus. Antes do investimento, a região não contava com o serviço.
O serviço funcionará por meio de convênio do hospital com a Sesa, que contratualizou os leitos e investiu R$ 11.477.160 para a reforma e a ampliação.
Com a ampliação, foram abertos 50 novos leitos na unidade para a assistência materno-infantil, com salas pré-parto, parto e puerpério; 23 leitos de risco habitual; 10 de Terapia Intensiva Neonatal; e sete leitos de alto risco.
Antes das obras, a unidade dispunha de 20 leitos materno-infantil. Além dos leitos, a reforma também ampliou os setores de banco de leite, agência transfusional, laboratório de análise clínica, lactário e a central de material esterilizado.
Com a contratualização dos leitos, o Hospital-Maternidade São Mateus passou a ser a referência para 10 municípios da regional Norte de Saúde.
Comentários