Água invade asilo e idosos ficam ilhados no segundo andar em Mimoso do Sul
Helicópteros do Notaer foram enviados ao município para resgatar pessoas ilhadas
Escute essa reportagem
A água da chuva invadiu um asilo em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. Os idosos precisaram se refugir no segundo andar da instituição para aguardar pelas equipes de resgate, segundo o relatório da Defesa Civil Estadual, publicado às 11 horas, deste sábado (23).
Nas últimas 24 horas, choveu 231 milímetros no município, o segundo onde mais choveu no Espírito Santo. A água alagou ruas e arrastou veículos.
Helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar, foram enviados para o município para ajudar no resgate de pessoas ilhadas.
Prefeito chora
Após ver a cidade tomada pela água, que atingiu o primeiro andar de casas e arrastou veículos pela ruas, o prefeito compartilhou um desabafo emocionado nas redes sociais.
"Mimoso está toda me ligado. Meu pai pegou o barco dele e está salvando algumas pessoas aqui, mas tem 100 ligações (no meu celular). As pessoas estão falando que está morrendo um em um lugar, morrendo outro em outro lugar. Eu não sei mais o que fazer. Os bombeiros estão na rua, as pessoas pensam que eu tenho que pegar o barco e botar o barco na rua para ajudar a salvar as pessoas, porque eu não dou conta. Está todo mundo desesperado, tem mais de 100 ligações no meu telefone e eu não consigo atender", desabafou.
Situação de emergência
O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã deste sábado (23), que vai decretar situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram as cidades do Sul do Espírito Santo nas últimas horas.
O governador ainda anunciou que duas novas coordenadorias regionais da Defesa Civil Estadual estão sendo montadas em Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí para nortear os trabalhos das equipes de resgate no Sul do Espírito Santo.
Além disso, o Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim vai servir como base para as aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar, que enviou dois helicópteros para atuar no resgate de pessoas ilhadas e também na transferência de pessoas doentes.
Colchões e cestas básicas também estão sendo enviados para os municípios mais afetados pela chuva.
Comentários