24 cidades no ES vão ter projetos para proteger meio ambiente
Através do Programa ES Inteligente, os municípios também poderão implantar serviços de melhoria no trânsito
Escute essa reportagem
Dos 78 municípios capixabas, 24 aderiram ao Programa ES Inteligente, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), e nos próximos anos vão implantar projetos para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana, além de iniciativas para proteger o meio ambiente.
De acordo com informações do Bandes, são iniciativas de telecomunicação, videomonitoramento, soluções tecnológicas, energia renovável, iluminação pública, saneamento básico e descarte correto de resíduos sólidos.
Leia mais sobre Cidades: Regional
Ainda segundo informações do banco, Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Jaguaré, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, Serra, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante estão inscritos no programa e por isso poderão ser consideradas cidades inteligentes no Espírito Santo.
“O Programa ES Inteligente se destaca como uma iniciativa crucial para o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirmou a gerente de Participações e Investimentos do Bandes, Ivone Pontes.
“Ao possibilitar a execução de projetos de infraestrutura essenciais para a população capixaba, o programa não apenas ajuda no aumento da qualidade de vida como impulsiona a transição para uma matriz energética mais limpa e estimula o desenvolvimento regional. O ES Inteligente contribui para a construção de um futuro mais promissor para os capixabas e para as gerações futuras”, ressaltou.
Ivone explicou ainda que o ES Inteligente é um programa de Parceria Público-Privada (PPP) que possibilita aos municípios investirem em projetos e ações para aumentar a qualidade de vida.
O programa é coordenado pelo Bandes em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades. A iniciativa oferece assessoria para a estruturação dos projetos.
Saiba mais
Projetos de iluminação pública, usina solar e telecomunicações (fibra ótica, wi-fi e videomonitoramento): Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Domingos Martins, Guaçuí, Jaguaré, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
Apenas projetos de usina solar e telecomunicações: Colatina.
Projetos de iluminação pública, usina solar, telecomunicações e resíduos sólidos: Cariacica.
Apenas projeto de resíduos sólidos urbanos: Aracruz e Serra.
Fonte: Bandes.
Depoimentos
Desenvolvimento
“Promover e articular iniciativas para o desenvolvimento equilibrado é um dos objetivos do Bandes, que tem atuado junto a outros atores da economia capixaba de forma alinhada ao governo. O Programa ES Inteligente é para que prefeituras tenham condições de estruturar projetos”.
Cidades inteligentes
“Estamos criando o desenvolvimento de uma rede de cidades capixabas inteligentes. São projetos onde a população é beneficiada com a ampliação de serviços. Principalmente esses ligados à conectividade, com acesso ao wi-fi público e o videomonitoramento, que têm impacto na segurança pública, por exemplo”.
Eficiência
“Alfredo Chaves tem interesse nos projetos de iluminação, usina solar e telecomunicações. As parcerias público-privadas e as concessões são alternativas para viabilizar investimentos em infraestrutura. Uma grande vantagem é o ganho de eficiência”.
Comentários