X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

20 milhões de árvores vão ser plantadas no ES

Alunos de escolas públicas e privadas vão participar do Mutirão das Árvores, com ações de plantio para restaurar a natureza


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 20 milhões de árvores vão ser plantadas no ES
Um total de 500 mudas foram expostas no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, e distribuídas no evento |  Foto: Divulgação/Secom-ES

Mais de 20 milhões de árvores serão plantadas no Espírito Santo nos próximos anos. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, em solenidade realizada ontem no Palácio Anchieta, em Vitória.

A iniciativa faz parte do programa “Mutirão das Árvores”, um projeto em parceria com a Fundação Pitágoras. O objetivo é promover o desenvolvimento de ações de plantio para a preservação, conservação e restauração dos biomas brasileiros.

“Temos que unir todos os programas de plantio de árvores em um único lugar para fortalecer esse tema. Iremos apresentar o mutirão aos meus colegas governadores no Consórcio de Integração Sul e Sudeste para que cada estado possa fazer sua parte”, disse Renato Casagrande.

“Temos poucos locais de produção de mudas nativas em nosso Estado e precisamos incentivar esse plantio, além de integrar essa tarefa de plantio de mudas no âmbito das escolas”.

Na sua fase inicial, as ações do Mutirão das Árvores serão focadas e realizadas por alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental até o ensino médio.

O projeto será supervisionado pelas secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Educação (Sedu). O objetivo imediato é promover o plantio em áreas determinadas pelos municípios e criar nos alunos uma consciência da importância das florestas.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, lembrou que a integração com a comunidade escolar tem papel estratégico.

“São aproximadamente 200 mil estudantes na rede estadual e, quando pensamos que eles têm ao menos dois responsáveis, passamos de meio milhão de pessoas em um Estado com quatro milhões de habitantes. Se incluirmos as redes privada e municipal, chegamos a um contingente de pessoas ainda mais significativo.”

A presidente da Fundação Pitágoras, Helena Neiva, comemorou o lançamento do projeto e a parceria com o governo do Estado.

“O Mutirão das Árvores é um movimento que tem como propósito incentivar a preservação ambiental por meio de uma aliança intersetorial, mobilizando toda a sociedade em torno de uma grandiosa e agregadora causa: o plantio de árvores”, disse Maria Helena.

Um total de 500 mudas foram expostas no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, e distribuídas no evento.

SAIBA MAIS

> Para orientar as atividades do Mutirão das Árvores, o movimento vai destinar além das mudas, manuais para auxiliar o processo, desde a coleta de sementes, formação da muda até o plantio.

> A meta do programa é plantar até 2033 um bilhão de árvores em todo o Brasil. O Espírito Santo foi escolhido como sede do pontapé inicial do movimento pelo seu destaque nas pautas ambientais no País.

> O governador disse que há poucos locais de produção de mudas nativas no Estado e que é preciso incentivar esse plantio, além de integrar essa tarefa no âmbito das escolas.

Fonte: Governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: