X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Teatro Carlos Gomes passa por reformas após mais de cinco anos fechado

A iniciativa de reforma da arquitetura parte de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Modus Vivendi


Imagem ilustrativa da imagem Teatro Carlos Gomes passa por reformas após mais de cinco anos fechado
Construção arquitetônica será reformada |  Foto: Divulgação/Secult

Patrimônio histórico do Espírito Santo, o Teatro Carlos Gomes passa por um trabalho de restauro e readequação. Uma solenidade na manhã desta quinta-feira (15) foi realizada para simbolizar o início dos trabalhos. A cerimônia contou com a apresentação musical do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica do Estado em frente ao prédio.  

Apesar do ato simbólico para marcar o início das obras, os trabalhos de reforma do teatro já vêm sendo realizados desde maio deste ano, com a montagem do canteiro de obras. Já no começo desta semana, foram feitas intervenções como demolições no local. 

Mais de 30 pedras preciosas encontradas no ES

A iniciativa de reforma da arquitetura, que é marca registrada do Centro de Vitória desde a data de sua construção, em 1927, parte de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto Modus Vivendi.

As obras serão feitas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento do Econômico e Social (BNDES) e da concessionária de energia EDP. Ao todo, são investidos R$ 20 milhões. A previsão de término das obras é de 30 meses. 

Além de seu valor histórico e arquitetônico, o Teatro Carlos Gomes carrega em sua memória uma programação repleta de eventos culturais que marcaram o imaginário da população, como importantes festivais e apresentações da Oses, entre muitos outros. Seus espetáculos constituem a identidade cultural do capixaba e sua permanência é fundamental à continuidade das políticas públicas culturais do Governo do Espírito Santo.

“Todos nós já frequentamos o Teatro Carlos Gomes. O espaço está fechado há mais de cinco anos. Quando chegamos ao Governo do Estado em 2019, o teatro já estava fechado. Então nós fizemos todos os levantamentos e realizamos o trabalho necessário para que hoje pudéssemos iniciar essa obra. Queremos movimentar a região do Centro de Vitória, gerando oportunidades para a população que vive aqui.  É um local que ficará aberto permanentemente e dará dinamismo para essa região”, pontuou o governador do Estado, Renato Casagrande.

História

O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado em janeiro de 1927 e está fechado desde dezembro de 2017. A história do local remonta ao Teatro Melpômene, inaugurado em 1896. 

Com capacidade para 400 pessoas, foi a maior e mais importante casa de espetáculos do Espírito Santo à época. Contudo, essa condição não o salvou de um princípio de incêndio, ocorrido durante uma sessão noturna.

Esse incidente deve ter estimulado os planos do então presidente de Estado, Florentino Avidos, implementados com o projeto de alargamento e ajardinamento da Praça Costa Pereira, aberta no ano do Centenário da Independência, após a demolição do Melpômene.

Nesse contexto de mudanças, o construtor e projetista André Carloni obteve auxílio do Governo do Estado, na forma de doação do terreno e empréstimo monetário, e da Prefeitura Municipal, na forma de isenção de imposto predial, para erguer o Teatro Carlos Gomes.

Projetado em 1925, foi construído entre 1925 e 1927. 

O teatro foi vendido ao governo do Estado na administração Punaro Bley, em 1934, passando a ter uso quase que exclusivamente para cinema. Isso mudou na década de 1960. Em 12 de março de 1983, o Teatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Cronograma das obras

> 1º de maio a 9 de junho de 2023

Montagem do canteiro de obras, contratações, licenças e aprovações

> 12 de junho a 1º de setembro de 2023

Demolições, regularizações e impermeabilização no pavimento superior e platibanda

> 12 de junho a 27 de outubro de 2023

Restauro do telhado e do madeiramento, instalação do passadiço, calhas e rufos

> 4 a 29 de setembro de setembro de 2023

Execução da estrutura metálica para as caixas d’água

> 12 de junho a 27 de outubro de 2023

Execução do serviço de instalações elétricas em toda a edificação

> 30 de novembro a 1º de dezembro de 2023

Execução do serviço de instalações de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

> 4 de dezembro de 2023 a 1º de março de 2024

Execução do serviço de instalações de combate a incêndio

> 30 de outubro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024

Execução do serviço de instalações de climatização.

Leia mais notícias de Cidades aqui

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: