Teatro Carlos Gomes passa por reformas após mais de cinco anos fechado
A iniciativa de reforma da arquitetura parte de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Modus Vivendi
Escute essa reportagem
Patrimônio histórico do Espírito Santo, o Teatro Carlos Gomes passa por um trabalho de restauro e readequação. Uma solenidade na manhã desta quinta-feira (15) foi realizada para simbolizar o início dos trabalhos. A cerimônia contou com a apresentação musical do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica do Estado em frente ao prédio.
Apesar do ato simbólico para marcar o início das obras, os trabalhos de reforma do teatro já vêm sendo realizados desde maio deste ano, com a montagem do canteiro de obras. Já no começo desta semana, foram feitas intervenções como demolições no local.
Mais de 30 pedras preciosas encontradas no ES
A iniciativa de reforma da arquitetura, que é marca registrada do Centro de Vitória desde a data de sua construção, em 1927, parte de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto Modus Vivendi.
As obras serão feitas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento do Econômico e Social (BNDES) e da concessionária de energia EDP. Ao todo, são investidos R$ 20 milhões. A previsão de término das obras é de 30 meses.
Além de seu valor histórico e arquitetônico, o Teatro Carlos Gomes carrega em sua memória uma programação repleta de eventos culturais que marcaram o imaginário da população, como importantes festivais e apresentações da Oses, entre muitos outros. Seus espetáculos constituem a identidade cultural do capixaba e sua permanência é fundamental à continuidade das políticas públicas culturais do Governo do Espírito Santo.
“Todos nós já frequentamos o Teatro Carlos Gomes. O espaço está fechado há mais de cinco anos. Quando chegamos ao Governo do Estado em 2019, o teatro já estava fechado. Então nós fizemos todos os levantamentos e realizamos o trabalho necessário para que hoje pudéssemos iniciar essa obra. Queremos movimentar a região do Centro de Vitória, gerando oportunidades para a população que vive aqui. É um local que ficará aberto permanentemente e dará dinamismo para essa região”, pontuou o governador do Estado, Renato Casagrande.
História
O Teatro Carlos Gomes foi inaugurado em janeiro de 1927 e está fechado desde dezembro de 2017. A história do local remonta ao Teatro Melpômene, inaugurado em 1896.
Com capacidade para 400 pessoas, foi a maior e mais importante casa de espetáculos do Espírito Santo à época. Contudo, essa condição não o salvou de um princípio de incêndio, ocorrido durante uma sessão noturna.
Esse incidente deve ter estimulado os planos do então presidente de Estado, Florentino Avidos, implementados com o projeto de alargamento e ajardinamento da Praça Costa Pereira, aberta no ano do Centenário da Independência, após a demolição do Melpômene.
Nesse contexto de mudanças, o construtor e projetista André Carloni obteve auxílio do Governo do Estado, na forma de doação do terreno e empréstimo monetário, e da Prefeitura Municipal, na forma de isenção de imposto predial, para erguer o Teatro Carlos Gomes.
Projetado em 1925, foi construído entre 1925 e 1927.
O teatro foi vendido ao governo do Estado na administração Punaro Bley, em 1934, passando a ter uso quase que exclusivamente para cinema. Isso mudou na década de 1960. Em 12 de março de 1983, o Teatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).
Cronograma das obras
> 1º de maio a 9 de junho de 2023
Montagem do canteiro de obras, contratações, licenças e aprovações
> 12 de junho a 1º de setembro de 2023
Demolições, regularizações e impermeabilização no pavimento superior e platibanda
> 12 de junho a 27 de outubro de 2023
Restauro do telhado e do madeiramento, instalação do passadiço, calhas e rufos
> 4 a 29 de setembro de setembro de 2023
Execução da estrutura metálica para as caixas d’água
> 12 de junho a 27 de outubro de 2023
Execução do serviço de instalações elétricas em toda a edificação
> 30 de novembro a 1º de dezembro de 2023
Execução do serviço de instalações de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)
> 4 de dezembro de 2023 a 1º de março de 2024
Execução do serviço de instalações de combate a incêndio
> 30 de outubro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024
Execução do serviço de instalações de climatização.
Comentários