Reforço em blitz durante todo o verão no ES
Operação Verão vai até março. O objetivo é combater a imprudência
Escute essa reportagem
Como forma de conter a imprudência e o desrespeito às leis de trânsito no verão, a Polícia Militar e as Guardas Municipais estão com reforços nas blitze até depois do Carnaval.
O chefe do Setor de Comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), capitão Anthony Moraes Costa, salientou que a fiscalização continua intensificada, como parte das ações Operação Verão.
“Estamos atuando próximos a saídas de praias, bares e restaurantes, em diversos horários e locais. Muitas vezes montamos mais de um ponto de fiscalização para que rotas alternativas também estejam cobertas”.
O coordenador do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória, Charles De Marchi, destacou que a fiscalização também está sendo realizada com maior frequência, principalmente nos horários e locais de saídas das praias, assim como na volta dos principais eventos da cidade, durante a madrugada.
“As nossas blitze planejadas fazem parte da Operação Verão-Vix. Além do combate à alcoolemia ao volante, também fiscalizamos outros tipos de infrações, como motocicletas com indícios de adulteração de equipamentos, estado de conservação dos veículos, fiscalização dos documentos e outros”.
Ele destacou que, para evitar os “fujões” das operações, a Guarda atua com o fator surpresa. “Procuramos ficar, no máximo, uma hora em um ponto. Muitas vezes, já seguimos para outro local”.
Em outros municípios, a exemplo de Vila Velha e de Cariacica, as guardas também intensificaram as operações de fiscalização.
Saiba mais
Polícia Militar
As operações de fiscalização do trânsito estão intensificadas, dentro da Operação Verão. Os reforços vão até o dia 9 de março.
Entre os focos nessa época está inibir a embriaguez ao volante.
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) informou que está atuando próximos a saídas de praias, bares e restaurantes, em diversos horários e locais.
Muitas vezes, as blitze acontecem em mais de um ponto simultaneamente para que rotas alternativas também estejam cobertas.
Vitória
As ações de fiscalização de trânsito estão intensificadas, como parte da Operação Verão-Vix, que vai até o dia 5 de março.
As fiscalizações da Guarda Civil Municipal de Vitória têm o foco no combate à embriaguez ao volante, além de outras infrações tanto a noite, quanto durante o dia no horário de saída das praias.
As blitz são distribuídas de forma estratégica e ocorrerão ao longo de todas as semanas do período.
Vila Velha
A Guarda Municipal de Vila Velha intensificou o trabalho na orla do município com a Operação Verão, onde são aplicadas viaturas em pontos base pela orla, blitz em locais estratégicos e rondas com as equipes do convencional, bike patrulha, ROCAM, ROMU e quadriciclo.
A ação preventiva tem o objetivo de levar segurança aos moradores e turistas e evitar ocorrências.
Cariacica
A fiscalização no trânsito e o reforço na segurança foram intensificados.
Os agentes de trânsito da Secretaria de Defesa Social estão atuando em escalas especiais ao longo de todo o verão, com foco na fiscalização em áreas como a Nova Orla e Maricará, que registram intenso fluxo de veículos.
Além disso, está sendo dada atenção ao tráfego de veículos que se deslocam para balneários de outros municípios, com ações específicas de fiscalização, especialmente de motocicletas, em pontos estratégicos.
Fonte: Polícia Militar e prefeituras consultadas.
Preso sem CNH após morte do carona
Um homem de 29 anos morreu na manhã do último domingo após a motocicleta em que ele estava no carona colidir contra um muro na rodovia José Sette, altura do bairro Alice Coutinho, em Cariacica.
Nas redes sociais, parentes e amigos de Francislei Mendes Dias descreveram a vítima como uma pessoa trabalhadora.
“Você vai fazer falta eternamente”, afirmou amigos em postagens no perfil da vítima.
De acordo com a Polícia Militar, o condutor da moto, um homem de 37 anos, apresentava sinais de embriaguez e não tinha carteira de habilitação.
Ele foi conduzido sob escolta para o Hospital de Urgência e Emergência e, até o momento, não há informações sobre o seu estado de saúde.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o corpo da vítima fatal foi encaminhado pela ambulância do Samu ao Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
A corporação também informou que o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Cariacica e autuado em flagrante por “praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor com agravante de não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação e conduzir veículo automotor sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência”.
Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
O caso que aconteceu no bairro Alice Coutinho, em Cariacica, se soma a outros acidentes envolvendo condutores não habilitados no Estado.
Outros casos
Atropelada
A costureira aposentada Irene da Silva, de 73 anos, morreu no dia 10 de janeiro, após ser atropelada enquanto andava na faixa de pedestres, em Cariacica-Sede.
A motorista que atropelou a idosa tentou fugir do local, mas foi contida por populares e detida pela polícia, sendo levada à delegacia do município. A jovem de 24 anos não tinha habilitação.
Embriaguez
Um jovem de 18 anos foi preso após atropelar um adolescente em outubro do ano passado no bairro Eldorado, na Serra.
O motorista passou pelo teste do bafômetro, que deu positivo para consumo de álcool. Ele não tem carteira de habilitação.
A vítima era um adolescente de 13 anos, que foi atendido pelo Samu e levado a um hospital.
Comentários