X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recorde de cirurgias de lipoaspiração no ES

No Estado, em 2021, o procedimento foi feito por mais de 6 mil pessoas. O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgia plástica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recorde de cirurgias de lipoaspiração no ES
No Estado, em 2021, o procedimento foi feito por mais de 6 mil pessoas. |  Foto: Canva

Se em 2020 muitas pessoas deixaram de  realizar cirurgias plásticas, por causa da pandemia, o ano de 2021 teve recorde de procedimentos em busca de um corpo mais bonito. 

A última pesquisa  da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), divulgada este mês,  revela que entre as cirurgias mais buscada no País está a lipoaspiração, com 258.720 casos. 

No Estado, o procedimento foi realizado por  6.468 pessoas, o que representa 2,5% do total realizado no Brasil.

Em comparação com 2019 (5.790) e 2020 (4.335), houve um recorde de cirurgias realizadas em solo capixaba.

Leia mais em:

Clínicas já oferecem mais de mil exames a partir de R$ 4

Universidade recruta mulheres com endometriose para teste de uso de canabbis

O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgia plástica no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (1. 992.296). O número de procedimentos totais  feitos em terras brasileiras passou de  1.306.962, em 2020, para 1.634.220, em 2021, representando  aumento de 25%. No Estado, o total chega a 40.850 cirurgias realizadas.

“Observamos um aumento considerável nos procedimentos relacionados ao ‘contorno corporal’, como a lipoaspiração, classificada como o procedimento mais comum, à frente do aumento dos seios, pela primeira vez em muitos anos”, destaca o  cirurgião plástico Ariosto Santos. 

O médico ressalta ainda que o aumento de mama é o segundo procedimento mais realizado no País (177.960), seguido de cirurgia de pálpebras (177.240).

“O Brasil é o país que mais faz cirurgia de pálpebras, sendo a  número um entre os homens. A Sociedade Brasileira  de Cirurgia Plástica calcula que 21% do total de pacientes operados sejam homens”.

Segundo o  cirurgião plástico Humberto Pinto, há uma explicação para a lipoaspiração ocupar o primeiro lugar em procedimentos realizados. 

“A lipoaspiração foi inventada por um francês, mas  foi difundida no Brasil. Ultimamente têm sido lançadas novas variações da lipo, como a HD e a laser. Quando a lipo é bem indicada e executada, tem resultados maravilhosos”, destaca.

O cirurgião plástico Eduardo Passamai observa que, após o período crítico de pandemia, muitos pacientes procuram por lipoaspiração, com enxerto de gordura.

Dados da Isaps  mostram que o aumento de glúteos (implantes e transferência de gordura) corresponde a 102.900 procedimentos. “Quando tiramos a gordura das costas, na lipo, normalmente reaproveitamos no bumbum. E descobrimos que a gordura tem células-tronco, sendo possível regenerar alguns tecidos, tendo melhora na celulite e no  contorno corporal”, destaca Eduardo.

Procedimento e academia

Há 50 dias a empresária Sônia Cuzzuol, 36 anos, passou por uma lipoaspiração.  Sônia  tem dois filhos, um de 15 e outro de 11, e conta que há 10 anos já havia passado pelo procedimento e ainda colocou prótese de silicone.

“Tenho loja de biquíni e roupa fitness e acabo fazendo muitas  fotos. Resolvi fazer para a autoestima, já que tem algumas 'gordurinhas' que não saem com a academia”.

A empresária diz  que a recuperação foi rápida  e aprovou o  resultado. “É importante também falar que escolher bem o médico é fundamental, já que a lipo é um procedimento invasivo”, alerta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: