Rainhas já vivem rotinas intensas para o Carnaval
Exercícios físicos, dieta e ensaio nas quadras estão na programação das belas que saem à frente da bateria
Escute essa reportagem
Não basta ter energia de sobra para atravessar a passarela do Sambão do Povo em cima de um salto alto. Quando se ocupa o posto de rainha de bateria, é preciso também estar com o corpão em forma.
Pensando na disposição e também no visual para brilhar em menos de três meses na avenida do samba capixaba, as belas têm intensificado na preparação física, o que também inclui os ensaios das escolas.
Representante da Mocidade Unida da Glória na passarela, Layla Bastos, 36, faz sua estreia à frente da bateria no próximo Carnaval. Ela, que já desfilou como musa da agremiação por quatro anos, lembra que agora ficará por mais tempo na avenida.
“Faço atividade física o ano inteiro, mas tenho dado uma intensificada principalmente nos treinos de cardio, fazendo duas vezes ao dia, para passar na avenida com aquele sorrisão, sem ficar esbaforida”, revela a bela.
Musculação, massagem, drenagem e dieta também fazem parte da preparação de Layla. “Faço dieta low carb e jejum intermitente. Como o ritmo de ensaios vai aumentando, acabo tendo uma alimentação específica para esse momento, porque o gasto calórico é alto”.
Apaixonada por doces, a rainha de bateria da Unidos de Jucutuquara, Schyrley Moura, de 43 anos, também tem seguido à risca a dieta nesta reta final.
“A alimentação começa a ficar mais restrita e os treinos com aumento de carga acompanhados de cardio são mais recorrentes. Além dos treinos, temos os ensaios, que já valem para um cardio. E, lógico, faço alguns tratamentos estéticos”, conta Schyrley.
Rainha de bateria da Chegou O Que Faltava, Jamila Alvarenga, 38, também tem intensificado a preparação física. Afinal, antes do desfile vêm as festividades de fim de ano, quando todo mundo se permite “enfiar o pé na jaca”.
“A preparação tem que ser o ano todo, mas agora tem que ser ainda maior, porque vem o Natal e o Ano Novo, e a gente dá aquela relaxada. A alimentação é muito regrada e também frequento muito a academia”.
Apesar de recorrer aos procedimentos estéticos, Jamila tem consciência de que eles não são suficientes para resistir à agenda de eventos das agremiações e também do Carnaval. “É muita academia, mas tudo em prol do Carnaval, então a gente faz com muita satisfação”, afirma.
Já Rayane Rosa, 33, rainha da Novo Império, treina durante todo o ano “para não ficar desesperada nos 45 do 2º tempo”. “Faço crossfit de segunda a sábado e musculação três vezes na semana. E ainda têm os ensaios duas vezes na semana”.
Crossfit e ensaios
Aos 23 anos, Nathy Messias está em seu 1º reinado à frente da bateria da Unidos da Piedade. Apesar de ser uma nova experiência, ela sabe o que precisa para arrasar!
“Faço crossfit, musculação e participo dos ensaios de quadra às terças, que contam como cardio. Não corto muita coisa da minha alimentação, mas procurei diminuir na cerveja e ingerir mais carboidratos e proteínas para perder barriga e ganhar massa muscular. A partir desta semana, começo procedimentos estéticos como massagem modeladora e drenagem até o Carnaval, para acelerar o resultado dos treinos”.
Rotina agitada
A rotina de Duda Lima, 30, já a torna bem ativa. Rainha de bateria da Pega no Samba, ela atua como professora de educação infantil. Além disso, pratica bastante atividade física.
“Faço natação, musculação, pedalada e dança. Sempre que possível, a gente está aí, dançando”, diz, aos risos.
Em relação à dieta, Duda confessa que não segue. “Sou uma pessoa que gosta de comer muito, mas não porcaria. Agora, a gente intensifica os procedimentos estéticos, como massagem e drenagem”.
Comentários