Protesto provoca interdição do trânsito nas ruas de Vitória
Manifestantes caminharam com destino à Assembleia Legislativa
Escute essa reportagem
A manifestação organizada por estudantes e servidores públicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em prol da educação causou interdição no trânsito de Vitória.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) , agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) estão acompanhando todo o protesto, que começou por volta das 16h30 da tarde desta terça-feira (18), com concentração em dois pontos de Vitória, com destino à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Eles saíram em caminhada por volta das 18 horas.
Eles seguiram pela avenida Fernando Ferrari, em direção à avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), depois avenida Américo Buaiz, com desfecho em frente à Assembleia Legislativa (Ales).
Os manifestantes informaram à GCMV que ocupariam duas faixas da via, deixando uma livre para passagem de veículos.
Outro grupo, também por volta de 18h, saiu de Jucutuquara ocupando uma faixa da via, e passou pela avenida Vitória, pela avenida Cezar Hilal, para encontrar o outro grupo na avenida Nossa Senhora da Penha e depois caminharam até a Assembleia Legislativa. O protesto teve fim por volta das 20h30.
A Prefeitura de Vitória informou que os manifestantes já chegaram à Assembleia Legislativa e há retenção de trânsito naquela área. Eles ocupam duas faixas da avenida Américo Buaiz sentido centro de Vitória.
Segundo a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes), Junia Zaidan, um dos objetivos da manifestação é defender a educação pública de qualidade.
“É uma manifestação que está denunciando os cortes e bloqueios nos recursos para as Universidades e Institutos Federais. No mês de setembro foi anunciado mais um corte na educação e o Ministério acabou voltando atrás, mas já ocorreram outros vários bloqueios no último ano que estavam previstos no orçamento”, afirmou Zaidan.
Leia mais:
Servidores públicos e estudantes anunciam manifestação em Vitória nesta terça
Comentários