Projeto para estimular sonhos e talentos de estudantes
Programa Escolaí busca desenvolver as potencialidades dos alunos por meio de gincanas entre as escolas
Escute essa reportagem

Transformar o olhar que estudantes têm sobre o lugar onde vivem e sobre sua capacidade de realizar sonhos, a partir da escola. É assim que o Programa Escolaí busca despertar sonhos, fortalecer talentos e apoiar o projeto de vida dos alunos que participam de suas gincanas interescolares.
Com origem no Espírito Santo, a Fundação Otacílio Coser, também presente no Rio de Janeiro e em São Paulo, convida estudantes a uma gincana entre escolas, que estimula o protagonismo, a criatividade e o trabalho em equipe.
Em Vitória, por exemplo, neste ano, nove escolas municipais participam do Escolaí: Lenir Borlot, Marieta Escobar, Neusa Nunes Gonçalves, Adão Benezath, Tancredo de Almeida Neves, Padre Anchieta, Moacyr Avidos, Vercenílio da Silva Pascoal e a Escola Experimental de Vitória (Ufes).
“A parceria visa trazer o protagonismo do estudante e professores ao território, que é formado pe-lo bairro e região. É reconhecer as potencialidades e não só a falta. É uma gincana com a linguagem dos jovens”, destaca a secretária municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
A gerente de programas da Fundação Otacílio Coser, Cassiane Lanzoni, destaca que o Programa Escolaí possui missões culturais e colaborativas, com foco nos projetos de vida, pessoal, social e acadêmico dos estudantes.
“O programa vai de abril a dezembro, e podem participar alunos do ensino fundamental II ao ensino médio. As escolas selecionam o projeto de acordo com a realidade local ou algum projeto que já têm planejado para potencializar suas ações”, destaca.
Um exemplo são os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Esco-bar, que lançaram o livro “Nosso Livro, Nossos Sonhos” dentro do Programa Escolaí.
A gerente destaca que as premiações são coletivas, e beneficiam a escola como um todo. “São TVs, impressoras, kits de Educação Física”, exemplifica.
A secretária de Educação de Vitória afirma que, quando têm um olhar para as potencialidades, as crianças se tornam protagonistas de suas histórias. “Muitos são os primeiros a ter acesso à formação escolar na família. E isso faz a diferença para todos”.
Entenda
Programa Escolaí
Realizado há 20 anos pela Fundação Otacílio Coser, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Educação, o programa apoia as escolas públicas no desenvolvimento do projeto de vida dos alunos.
Para isso, fortalece habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao mundo do trabalho.
Por meio de uma gincana interescolar, promove o protagonismo dos estudantes, que participam de missões culturais colaborativas pensadas para gerar reflexão sobre temas atuais e relevantes.
Além de movimentar toda a escola, o programa também cumpre o papel de aproximar as famílias e a comunidade educativa, fortalecendo a ação dos professores na criação dos vinculos necessários para a conclusão da Educação Básica.
Ao final do ano, as escolas com melhor desempenho são premiadas.
Objetivos para a escola
Apoio no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes.
Eestímulo à transformação positiva do clima escolar.
Objetivo para os estudantes
Aproximação das famílias e de toda a comunidade educativa da escola.
Apoio ou complemento a outras ações existentes para a diminuição da evasão escolar.
Implementação
É uma parceria da Fundação com empresas privadas e não tem custos para as prefeituras e governos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários