X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Projeto para estimular sonhos e talentos de estudantes

Programa Escolaí busca desenvolver as potencialidades dos alunos por meio de gincanas entre as escolas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Projeto para estimular sonhos e talentos de estudantes
Alunos da EMEF Marieta Escobar lançaram o livro “Nosso Livro, Nossos Sonhos” dentro do Programa Escolaí. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Transformar o olhar que estudantes têm sobre o lugar onde vivem e sobre sua capacidade de realizar sonhos, a partir da escola. É assim que o Programa Escolaí busca despertar sonhos, fortalecer talentos e apoiar o projeto de vida dos alunos que participam de suas gincanas interescolares.

Com origem no Espírito Santo, a Fundação Otacílio Coser, também presente no Rio de Janeiro e em São Paulo, convida estudantes a uma gincana entre escolas, que estimula o protagonismo, a criatividade e o trabalho em equipe.

Em Vitória, por exemplo, neste ano, nove escolas municipais participam do Escolaí: Lenir Borlot, Marieta Escobar, Neusa Nunes Gonçalves, Adão Benezath, Tancredo de Almeida Neves, Padre Anchieta, Moacyr Avidos, Vercenílio da Silva Pascoal e a Escola Experimental de Vitória (Ufes).

“A parceria visa trazer o protagonismo do estudante e professores ao território, que é formado pe-lo bairro e região. É reconhecer as potencialidades e não só a falta. É uma gincana com a linguagem dos jovens”, destaca a secretária municipal de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A gerente de programas da Fundação Otacílio Coser, Cassiane Lanzoni, destaca que o Programa Escolaí possui missões culturais e colaborativas, com foco nos projetos de vida, pessoal, social e acadêmico dos estudantes.

“O programa vai de abril a dezembro, e podem participar alunos do ensino fundamental II ao ensino médio. As escolas selecionam o projeto de acordo com a realidade local ou algum projeto que já têm planejado para potencializar suas ações”, destaca.

Um exemplo são os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Esco-bar, que lançaram o livro “Nosso Livro, Nossos Sonhos” dentro do Programa Escolaí.

A gerente destaca que as premiações são coletivas, e beneficiam a escola como um todo. “São TVs, impressoras, kits de Educação Física”, exemplifica.

A secretária de Educação de Vitória afirma que, quando têm um olhar para as potencialidades, as crianças se tornam protagonistas de suas histórias. “Muitos são os primeiros a ter acesso à formação escolar na família. E isso faz a diferença para todos”.

Entenda 

Programa Escolaí

Realizado há 20 anos pela Fundação Otacílio Coser, em parceria com as secretarias estadual e municipais de Educação, o programa apoia as escolas públicas no desenvolvimento do projeto de vida dos alunos.

Para isso, fortalece habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao mundo do trabalho.

Por meio de uma gincana interescolar, promove o protagonismo dos estudantes, que participam de missões culturais colaborativas pensadas para gerar reflexão sobre temas atuais e relevantes.

Além de movimentar toda a escola, o programa também cumpre o papel de aproximar as famílias e a comunidade educativa, fortalecendo a ação dos professores na criação dos vinculos necessários para a conclusão da Educação Básica.

Ao final do ano, as escolas com melhor desempenho são premiadas.

Objetivos para a escola

Apoio no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes.

Eestímulo à transformação positiva do clima escolar.

Objetivo para os estudantes

Aproximação das famílias e de toda a comunidade educativa da escola.

Apoio ou complemento a outras ações existentes para a diminuição da evasão escolar.

Implementação

É uma parceria da Fundação com empresas privadas e não tem custos para as prefeituras e governos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: