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Cidades

Novo mapa das ciclovias da Grande Vitória aponta ligação entre 5 cidades

Governo do Estado estrutura a Ciclovia da Vida Metropolitana, que interliga 5 cidades e tem um total de 70 km de extensão


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Imagem ilustrativa da imagem Novo mapa das ciclovias da Grande Vitória aponta ligação entre 5 cidades
Ciclovia na avenida Leitão da Silva é uma das opções em Vitória. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Seja para lazer, prática de esportes ou ainda deslocamento para o trabalho e escola, o uso das bicicletas tem se refletido também na ampliação da malha cicloviária.

Com novos projetos em andamento, o governo do Estado estrutura uma Ciclovia da Vida Metropolitana, que vai interligar cinco municípios da Grande Vitória, com 70 quilômetros de extensão ao todo.

Um dos trechos esperados – que deve ser licitado ainda este ano – será a continuação da ciclovia da Ponta da Fruta, em Vila Velha, até Guarapari, que terá pelo menos duas passarelas para atravessar a Rodovia dos Sol.

Segundo o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o ponto de partida de uma ciclovia metropolitana foi a estrutura da Terceira Ponte.

“Se não fosse pela Ciclovia da Vida na ponte, não seria possível hoje discutir e interligar as ciclovias já existentes, aquelas executadas e outras planejadas”.

Ele ressaltou que uma das rotas possíveis é sair do trevo de Carapina, na Serra, passando pela ciclovia da Rodovia das Paneleiras, depois da Adalberto Simão Nader, chegando a Camburi e chegando à Terceira Ponte pela Beira-Mar.

“Outra possibilidade é sair da Rodovia das Paneleiras, passando pela avenida Fernando Ferrari, passando pela Leitão da Silva e virando à esquerda, na EDP, na altura do bairro Jesus de Nazareth, até chegar à Terceira Ponte”.

Já em Vila Velha, Damasceno destacou que o ciclista que desce a ponte poderá seguir pela avenida Champagnat e virar à direita na avenida Carlos Lindenberg, em que será executado o projeto do BRT (ônibus de trânsito rápido).

“Na obra dos corredores exclusivos para ônibus está prevista a ciclovia na Lindenberg, ligando até Cariacica, no Terminal de Jardim América. Na Segunda Ponte, a ciclovia será suspensa ao lado da ponte”, disse o secretário.

Outra possibilidade em Vila Velha será a ciclovia via beira-mar, até Guarapari. “A ciclovia foi feita pela Prefeitura de Vila Velha até a Ponte da Madalena. Agora, a prefeitura deve executar o trecho até o final da Ponta da Fruta. Até o final do ano, o governo do Estado deve licitar o trecho até Setiba”.

Damasceno explicou que o anteprojeto desse trecho – de 15 km – está sendo finalizado e deve ser licitado até o fim do ano. Ele vai do km 26, da Rodovia do Sol, na altura da Praia d'Ulé, até Setiba, no Km 41.

“Do Ulé até o início do Parque Paulo Cesar Vinha (sentido Guarapari), a ciclovia deve ficar à esquerda da Rodovia. No Parque, passará por uma passarela para o lado direito, da comunidade. Já em Setiba, haverá outra passarela para passar para o lado esquerdo novamente”.

Mais bicicletas rumo ao trabalho

Representando economia de dinheiro – com combustível, passagem ou transporte por aplicativo –, tem aumentado o número de pessoas que usam as bicicletas para ir ao trabalho ou escola.

Exemplo disso é que pela Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, passam o mesmo número de pessoas nos dias da semana e fins de semana. No início, o secretário contou que a ciclovia era muito mais usada nos fins de semana, para lazer e turismo na Grande Vitória.

“A Ciclovia e a popularização das bikes elétricas mudaram a relação entre Vila Velha e Vitória”, afirmou o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Em Vitória e Vila Velha, os sistemas de bikes compartilhadas Bike Vitória e BikES comprovam essa tendência com números expressivos de uso durante os dias úteis e horários de pico.

Segundo Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, operadora dos dois sistemas, os dados mostram que a bicicleta vem deixando de ser vista apenas como lazer e se consolidando como alternativa de transporte.

“A ampliação de estações como a do Shopping Vila Velha vem para acompanhar essa nova dinâmica. A bicicleta se insere cada vez mais no cotidiano das pessoas”.

Números dos sistemas

BikES (Vila Velha)

-> 18 estações adultas;

-> 3 estações família (adulto + kids);

-> 210 bicicletas adultas;

-> 18 bicicletas infantis.

-> Viagens até março/2025: 316.446.

Bike Vitória

-> 35 estações adultas;

-> 3 estações infantis;

-> 210 bicicletas adultas;

-> 40 bicicletas infantis;

-> Viagens até abril/2025: 2.062.462.

Muitas Vantagens

Treino e passeio

Desde 2020, o professor de dança de salão Vinicius Silva de Santana, de 33 anos, usa bicicletas compartilhadas para deslocamento e como parte do treino de condicionamento físico.

“Comecei a usar aos poucos para passear e vi que poderia usar mais para completar meus treinos. A Bike ao ar livre é melhor do que na academia, pois é possível contemplar paisagens quando vou da Ilha do Príncipe até a orla de Cariacica, e quando vou até São Pedro e tenho a vista do manguezal de Santo Antônio. Além de treinar, é possível curtir os cenários belíssimos”, destacou Vinicius Silva.

Imagem ilustrativa da imagem Novo mapa das ciclovias da Grande Vitória aponta ligação entre 5 cidades
Vinicius Silva de Santana, 33, faz uso das bicicletas compartilhadas para deslocamento desde 2020 como parte do treino de condicionamento físico. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Planejamento do governo

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Rotas da Ciclovia da Vida Metropolitana. |  Foto: Arquivo/AT

Serra a Vila Velha

Trevo de Carapina (Serra): Rodovia das Paneleiras - Adalberto Simão Nader - Dante Michelini - Saturnino de Brito - Américo Buaiz - 3ª Ponte.

Rodovia das Paneleiras: avenida Fernando Ferrari - av. Leitão da Silva - av. Nossa Senhora dos Navegantes - Terceira Ponte.

Vila Velha a Cariacica

Terceira Ponte: avenida Champagnat - Carlos Lindenberg - 2ª Ponte (projeto) - Jardim América.

Vila Velha a Guarapari

Terceira Ponte: orla até a Ponta da Fruta - Rodovia do Sol até Setiba (projeto).

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