X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prêmios para as melhores ideias de professores do ES

Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação selecionou 22 profissionais que apresentaram novidades em sala de aula


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios para as melhores ideias de professores do ES
Rosemeire Maria de Souza conquistou o primeiro lugar na categoria Boas Práticas da Gestão Escolar |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

Celebração e alegria marcaram a cerimônia da 16ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação. O evento, realizado ontem, premiou 22 trabalhadores que apresentaram práticas educacionais realizadas em sala de aula para turmas de ensino fundamental e médio.

O prêmio é uma ação anual que tem o objetivo de reconhecer a ação do profissional da educação.

Neste ano, ele foi dividido em duas categorias: Boas Práticas para a Sala de Aula, destinada aos professores, pedagogos e coordenadores de turno; e Boas Práticas da Gestão Escolar, voltada para coordenadores administrativos, de secretaria e financeiros; coordenadores pedagógicos e diretores.

A novidade desta edição é que a premiação foi em dinheiro. Cada categoria contou com 11 finalistas, e todos receberam quantias entre R$ 1.400 e R$ 11 mil.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que, além de ser importante pelo prêmio, a iniciativa é positiva ao dar conhecimento público às boas práticas apresentadas, incentivando que elas sejam adotadas em outras instituições de ensino.

“Temos que ter uma postura bastante aberta de aprender com o outro. Na educação, temos que ter como princípio ter uma postura de aprendizagem contínua”, afirmou o secretário.

Referência

O governador Renato Casagrande completou dizendo que as boas ideias mostradas no prêmio acabaram virando uma referência. “Se cada escola tiver um resultado bom na educação, o somatório produz um efeito muito positivo”, ressaltou.

Quem conquistou o primeiro lugar na categoria Boas Práticas da Gestão Escolar foi Rosemeire Maria de Souza, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEM) Terra Vermelha, de Vila Velha.

Ela conseguiu o resultado ao apresentar o projeto “Monitor@”, que funciona com uma análise semanal de estudantes por meio de planilhas que avaliam o desempenho e frequência escolar.

“Verificamos a pontuação e frequência dos alunos e, para aqueles que estão abaixo de 60% em cada avaliação, fazemos uma intervenção com ele de forma preventiva, ou seja, não esperamos acabar o trimestre para chamar as famílias para conversar. Não esperamos a recuperação”.

Ela afirmou que o projeto deu muito certo, com resultados significativos de aprendizado. Em relação a ficar em primeiro lugar, Rosemeire comemorou emocionada.

“Estamos muito felizes com o resultado. Trabalhamos muito em prol dos alunos e realmente a educação transformou a realidade da nossa escola”, concluiu a Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação.

IDEIAS PREMIADAS

Inteligência artificial

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios para as melhores ideias de professores do ES
Wendel Vasconcelos |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

O professor de Língua Portuguesa Wendel Vasconcelos, da Escola Lions Sebastião Paiva Vidaurre, em Cachoeiro de Itapemirim, levou o primeiro lugar na categoria Boas Práticas para a Sala de Aula.

“Usando a inteligência artificial, os alunos criaram um jogo de cartas voltado para o letramento em língua materna. Eles também fizeram um videoclipe usando técnicas de narrativa com inteligência artificial”, contou.

Decisões coletivas

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios para as melhores ideias de professores do ES
Gean Jaccoud |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

Gean Jaccoud, diretor da Escola São João Batista, em Cariacica, conquistou o segundo lugar na categoria de Boas Práticas da Gestão Escolar.

“Trabalhamos com tomadas de decisões coletivas. Ouvimos profissionais e estudantes por reuniões sistemáticas, formulários e comitê de líderes”, disse sobre o projeto.

Arte e conscientização

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios para as melhores ideias de professores do ES
Adriana Tiago Lopes |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

A professora de Arte Adriana Tiago Lopes, que atua na Escola Professora Filomena Quitiba, em Piúma, conquistou o segundo lugar na categoria Boas Práticas para a Sala de Aula.

O projeto que apresentou se chama “Cores da Igualdade: Revelando histórias e cultura através dos cabelos afro na arte”.

Seu projeto teve o objetivo de promover a igualdade e a conscientização sobre questões raciais por meio da arte, desconstruindo estereótipos e também promovendo a valorização da diversidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: