Prefeitura e EDP retiram fios irregulares dos postes em Vitória
Serviço teve início na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Meta é que outros bairros da capital passem pela organização da fiação
Escute essa reportagem
O acúmulo desordenado de fios e cabos nos postes de diversas cidades do Estado, além de ser um problema estético, representa um sério risco à segurança da população.
Para combater as instalações irregulares na capital, a prefeitura de Vitória e a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, iniciaram a retirada de fios e cabos de telecomunicações instalados de maneira clandestina.
A Praça Costa Pereira, no Centro da capital, foi o primeiro local onde a retirada teve início, na última terça-feira (21). A meta é que outros bairros de Vitória passem pela organização da fiação, de acordo com o prefeito, Lorenzo Pazolini.
“Iniciamos pelo Centro de Vitória, visando, primeiramente, identificar e retirar esses cabos de fios clandestinos. Esses cabos não são de empresas cadastradas. Temos a concessionária de energia, a EDP, que faz a gestão dos postes, sendo que outras empresas vão instalando esses cabos de maneira irregular. Esses fios trazem prejuízo para a estética da cidade”, destacou.
A ação, segundo Pazolini, ocorre em diálogo com as empresas, previamente combinada, com dia e hora marcada. A previsão é de que amanhã já haja um balanço da quantidade de fios e cabos clandestinos retirados nesta semana.
“Vamos avaliar os resultados para expandir a ação pela cidade. Estamos definindo um próximo bairro. Finalizaremos a ação no Centro para partir para o próximo local”.
A definição de um novo local é feita de acordo com o número de reclamações no 156, de avaliação da EDP e de outras empresas legalizadas, explicou o prefeito.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, as instalações de cabos de telecomunicações e de prestadores de serviços que usam postes precisam ser aprovadas pela concessionária de energia por meio de apresentação de projetos.
Subterrânea
Quanto a possíveis ligações elétricas subterrâneas na capital, Pazolini explicou que a fiação subterrânea acaba por facilitar o furto de cabos e fios, segundo identificado pela equipe técnica do município.
“Estamos atentos aos furtos de cabos e fios, e atuando contra os receptadores. A Guarda Municipal já realizou diversas ações e prisões. Ferros-velhos clandestinos e receptadores, todos eles estão sendo alvos de intensa vigilância”.
Manutenção segue norma técnica
Instalações clandestinas
Numa ação conjunta para a retirada de fios e cabos de telecomunicações instalados de maneira clandestina, a Prefeitura de Vitória se uniu à EDP.
A ação teve início na manhã da última terça-feira, na Praça Costa Pereira, no Centro da capital.
A meta é que outros bairros de Vitória passem pela organização da fiação.
Projetos
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, as instalações de cabos de telecomunicações e de prestadores de serviços que usam postes precisam ser aprovadas pela concessionária de energia por meio de projetos.
A manutenção das redes precisa seguir, em todo o País, normas técnicas dos órgãos reguladores (Aneel e Anatael), das concessionárias de energia.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários