X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prefeitura e EDP retiram fios irregulares dos postes em Vitória

Serviço teve início na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Meta é que outros bairros da capital passem pela organização da fiação


Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e EDP retiram fios irregulares dos postes em Vitória
Funcionários da EDP e da prefeitura retiram cabos clandestinos na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória |  Foto: Marcos Salles/ Prefeitura de Vitória

O acúmulo desordenado de fios e cabos nos postes de diversas cidades do Estado, além de ser um problema estético, representa um sério risco à segurança da população.

Para combater as instalações irregulares na capital, a prefeitura de Vitória e a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, iniciaram a retirada de fios e cabos de telecomunicações instalados de maneira clandestina.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e EDP retiram fios irregulares dos postes em Vitória
Rua 7 de setembro, no Centro |  Foto: Fábio Nunes/ AT

A Praça Costa Pereira, no Centro da capital, foi o primeiro local onde a retirada teve início, na última terça-feira (21). A meta é que outros bairros de Vitória passem pela organização da fiação, de acordo com o prefeito, Lorenzo Pazolini.

“Iniciamos pelo Centro de Vitória, visando, primeiramente, identificar e retirar esses cabos de fios clandestinos. Esses cabos não são de empresas cadastradas. Temos a concessionária de energia, a EDP, que faz a gestão dos postes, sendo que outras empresas vão instalando esses cabos de maneira irregular. Esses fios trazem prejuízo para a estética da cidade”, destacou.

A ação, segundo Pazolini, ocorre em diálogo com as empresas, previamente combinada, com dia e hora marcada. A previsão é de que amanhã já haja um balanço da quantidade de fios e cabos clandestinos retirados nesta semana.

“Vamos avaliar os resultados para expandir a ação pela cidade. Estamos definindo um próximo bairro. Finalizaremos a ação no Centro para partir para o próximo local”.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura e EDP retiram fios irregulares dos postes em Vitória
Avenida Jerônimo Monteiro, Centro, perto do Teatro Glória |  Foto: Fábio Nunes/ AT

A definição de um novo local é feita de acordo com o número de reclamações no 156, de avaliação da EDP e de outras empresas legalizadas, explicou o prefeito.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, as instalações de cabos de telecomunicações e de prestadores de serviços que usam postes precisam ser aprovadas pela concessionária de energia por meio de apresentação de projetos.

Subterrânea

Quanto a possíveis ligações elétricas subterrâneas na capital, Pazolini explicou que a fiação subterrânea acaba por facilitar o furto de cabos e fios, segundo identificado pela equipe técnica do município.

“Estamos atentos aos furtos de cabos e fios, e atuando contra os receptadores. A Guarda Municipal já realizou diversas ações e prisões. Ferros-velhos clandestinos e receptadores, todos eles estão sendo alvos de intensa vigilância”.


Manutenção segue norma técnica

Instalações clandestinas

Numa ação conjunta para a retirada de fios e cabos de telecomunicações instalados de maneira clandestina, a Prefeitura de Vitória se uniu à EDP.

A ação teve início na manhã da última terça-feira, na Praça Costa Pereira, no Centro da capital.

A meta é que outros bairros de Vitória passem pela organização da fiação.

Projetos

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, as instalações de cabos de telecomunicações e de prestadores de serviços que usam postes precisam ser aprovadas pela concessionária de energia por meio de projetos.

A manutenção das redes precisa seguir, em todo o País, normas técnicas dos órgãos reguladores (Aneel e Anatael), das concessionárias de energia.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: