Praça de Vila Velha vai virar parque urbano
Praça Duque de Caxias será cercada, terá horário de funcionamento e receberá câmeras de monitoramento
Escute essa reportagem
Um dos principais símbolos da cidade canela verde, a praça Duque de Caxias, no centro de Vila Velha, vai virar um parque urbano. Além disso, o Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna também será reformado.
A secretária de Obras, Menara Cavalcante, explica que a novidade partiu de uma necessidade local, visto que, por se localizar em um centro comercial, a praça acabava ficando pouco movimentada ao entardecer.
“As obras na praça vão trazer uma nova cara para o local, que será cercado e com horário para funcionamento. Além disso, será monitorado por câmeras e terá guardas 24 horas. O espaço contará com banheiros e áreas reservadas ao lazer”.
A praça histórica, construída em 1962 e que já abrigou a sede da prefeitura municipal, abrigará uma academia popular, parquinho e espaço para animais de estimação, além de área destinada a barraquinhas e food trucks.
“A ideia é manter a essência do local e incrementar, por exemplo, com o primeiro parque coberto de Vila Velha. Teremos também um auditório para realizar atividades multidisciplinares. Mantivemos as áreas de circulação, mas agora com mais segurança e conforto”.
Já o Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna terá a recuperação da cobertura e das fachadas, além de intervenções para melhorar a acessibilidade, implantação de mais banheiros e melhorias na iluminação do espaço.
“Com a reforma, vamos conseguir ampliar o rol de atrações para esse espaço cultural. Então, ele vem com uma nova roupagem, mas mantendo e preservando a história e a cultura que já tem pelo lado de fora”.
A licitação para a contratação das empresas para a realização das obras aconteceu na última quarta-feira (28).
O prazo para a conclusão é de 12 meses após o início das obras. O investimento estimado é de quase R$ 12 milhões, em parceria com o governo do Estado. O projeto contempla também a reforma do Centro de Treinamento e Capacitação (Titanic).
“As intervenções de infraestrutura visam melhorar a qualidade do ambiente público, proporcionando o desenvolvimento de atividades físicas, lazer e recreação, e, ainda, levar mais qualidade de vida à população”, disse a secretária.
Comentários