X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Policiais socorrem bebê após engasgo em Viana

Helena Guariza, de 1 mês, começou a sufocar enquanto dormia. Após manobra para salvá-la, policiais a levaram para hospital


Imagem ilustrativa da imagem Policiais socorrem bebê após engasgo em Viana
Cabo Suman, Kely Guariza Pinheiro, tia das gêmeas, com Helena no colo, e o sargento André: alívio após susto |  Foto: Reprodução / Instagram

Após minutos de desespero, uma família do bairro Universal, em Viana, pode respirar aliviada com as gêmeas Helena e Valentina Guariza, de 1 mês, nos braços.

É que na noite do último sábado (24), por volta das 22 horas, Helena engasgou e começou a sufocar enquanto dormia.

Leia mais sobre Cidades

“Elas estavam juntas no quarto. De repente comecei a escutar a Helena tossir e quando cheguei no quarto ela já estava sufocando. Minha irmã começou a massagear o peito dela enquanto eu acionava o Samu, mas achamos que o socorro demoraria muito e saímos à rua para pedir ajuda”, disse Kátia Pinheiro Guariza, de 33 anos, mãe das meninas.

No caminho, a irmã de Kátia e tia das meninas, Kely Guariza Pinheiro, de 30 anos, conseguiu encontrar uma viatura da Polícia Militar, onde estavam o sargento André e o cabo Suman, fazendo patrulhamento motorizado na rodovia Mário Covas.

O cabo Suman realizou a manobra de Heimlich na criança, conseguindo fazê-la respirar, mas o bebê continuava parcialmente engasgado, então foi encaminhado rapidamente para a UPA de Viana.

“Ele continuou fazendo a manobra durante todo o percurso, até a unidade médica. Quando chegamos lá, os enfermeiros e médicos de plantão do local já pegaram a Helena e continuaram fazendo os movimentos junto com um equipamento de sucção, para tirar a secreção que estava fazendo ela engasgar”, disse Kely.

Após receber os primeiros socorros e estabilizar o estado de saúde da criança, ela foi transferida para o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).

“Foram momentos de muito desespero. Eu só chorava e clamava a Deus pela vida da minha filha. Os policiais foram verdadeiros heróis”, disse Kátia.

A mãe das gêmeas disse que, após o episódio, Helena ficou em observação no hospital e recebeu alta no dia seguinte, no domingo (25). Na segunda-feira (26), mãe e filha retornaram à unidade médica para fazer uma revisão.

“Ela estava sob observação em casa até terça (27), a pedido dos médicos. Ela ainda vai passar por alguns exames no cardiologista, para identificar o que pode ter causado o episódio”.

Segundo Kely, um raio-x chegou a ser feito na criança, mas a suspeita de bronquiolite foi descartada.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: