X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pesquisadores do Espírito Santo recebem prêmio da Fundação do Câncer

Premiação reconhece trabalho de pesquisadores em prol de tratamentos inovadores, controle e prevenção da doença no Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisadores do Espírito Santo recebem prêmio da Fundação do Câncer
Vencedores da edição 2023 do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer |  Foto: Reprodução/Fundação do Câncer

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram vencedores da edição 2023 do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer. Os homenageados ficaram em primeiro lugar na categoria Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer.

O prêmio é o reconhecimento do trabalho de pesquisadores em prol de tratamentos inovadores, controle e prevenção do câncer no Brasil. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, onde foram reconhecidos os três primeiros colocados de cada uma das categorias do Prêmio: Iniciativas para o Controle do Câncer, Inovação em Cuidados Paliativos e Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer.

O estudo capixaba premiado teve como tema os “Gastos federais atuais e futuros com os cânceres atribuíveis aos fatores de risco relacionados à alimentação, nutrição e atividade física no Brasil”. O trabalho foi feito em conjunto com o Instituto Nacional de Câncer e a Universidade Federal de São Paulo, pelos pesquisadores Thainá Alves Malhão, Arthur Schilithz, Bruna Arguelhes, Fabio Carvalho, Leandro Rezende, Luciana Moreira, Maria Eduarda Leão, Diogenes Melo, Paula Machado, Rafael Barbosa e Ronaldo Corrêa Ferreira da Silva.

O que diz o estudo premiado

A pesquisa revelou uma estimativa de aumento de 66% de novos casos e 81% em mortes por câncer no Brasil, entre 2020 e 2040. A prevenção é apontada como estratégia para o controle, pois alimentação e atividade física estão relacionadas a 12 tipos da doença, avaliando ainda o impacto nos gastos com tratamento oncológico.

Excesso de peso, baixo consumo de fibra alimentar, pouca atividade física, falta de aleitamento materno, alto consumo de carne vermelha, consumo de carne processada e bebida alcoólica são os principais fatores. O enfrentamento pode gerar economia significativa com o tratamento do câncer até 2040, evitando novos casos, mortes, perda de qualidade de vida e o impacto social gerado pela doença.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Marcos Moraes foi estabelecido em homenagem ao fundador, Marcos Moraes, que dedicou sua vida à luta contra o câncer. Através deste prêmio, a Fundação do Câncer busca reconhecer e apoiar aqueles que estão comprometidos em melhorar a compreensão, prevenção e tratamento do câncer.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: