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Cidades

Perigo nos calçadões: confusões com pedestres, bicicletas e patinetes

Entre as pessoas que circulam pelas orlas na Grande Vitória, não é difícil encontrar quem já tenha presenciado conflitos e até quedas


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Imagem ilustrativa da imagem Perigo nos calçadões: confusões com pedestres, bicicletas e patinetes
Toninho Soares, de 65 anos, com as marcas e roxos no rosto após ser atingido por um patinete desgovernado na orla da Praia da Costa |  Foto: Reprodução/TV Tribuna

As marcas e roxos no rosto do assistente social Toninho Soares, de 65 anos, mostram o impacto da queda que sofreu após ter sua bicicleta atingida por um patinete desgovernado na orla da Praia da Costa, em Vila Velha, no último domingo (19).

Ele revelou que tem sido cada vez mais difícil fazer o percurso na orla. “Temos patinetes e motos elétricas em velocidade alta, além de bicicletas. Além disso, muitos pedestres passam na frente”.

Toninho, que já foi presidente da Associação de Moradores de Itapuã, revelou que na hora do acidente precisou ser levado pelo Samu para o Hospital São Lucas, onde passou a noite.

Entre as pessoas que circulam pelas orlas na Grande Vitória, é difícil encontrar nesse período de férias quem não tenha presenciado conflitos e até quedas.

Muitos afirmam que parte se dá pela circulação irregular de motos elétricas (ciclomotores) nos locais em velocidade mais alta, além pedestres passando pela ciclovia.

O gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, ressaltou que um dos problemas hoje é a falta de respeito e de conscientização quanto ao uso da ciclovia.

“O ciclomotor, por exemplo, deveria estar andando na pista de rolamento, junto com outros veículos. No entanto, ainda temos um problema para caracterizar cada tipo de veículo, já que são considerados pontos como velocidade e potência. Às vezes, só é possível identificar durante abordagem”.

Ele ainda reforçou que as ações de fiscalização e orientação quanto ao uso dos espaços estão acontecendo nessa época.

Em Vila Velha, a prefeitura destacou, em nota, que o calçadão da orla tem uma ciclovia, com mão e contramão. Disse, ainda, que a Guarda Municipal de Vila Velha realiza ações educativas aos usuários.

“Todos precisam seguir regras de boa convivência na utilização do calçadão. Assim como os ciclistas e usuários de patinetes precisam trafegar pela ciclovia e com uma velocidade adequada, respeitando a direção certa, os pedestres também necessitam ter cuidado ao atravessar esse espaço para não provocar acidente”, afirmou.

Na Serra, a Secretaria de Defesa Social informou que a fiscalização dos ciclomotores é feita de acordo com o cronograma de operações do departamento, feita juntamente com a fiscalização dos demais veículos.

REGRAS DE CIRCULAÇÃO

Motos elétricas

Estão na categoria de ciclomotores. São veículos de 2 ou 3 rodas, com motor de combustão interna que não exceda o limite de 50 cilindradas ou de motor de propulsão elétrica com potência de até 4 quilowatts. Velocidade máxima de 50 km/h.

Regras

condutores só podem circular usando capacete, com viseira ou óculos protetores, e com calçado que se firme nos pés.

Onde andar?

Devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita. É proibida a circulação sobre as calçadas, ciclovias e ciclofaixas.

Quem pode usar

Para circular, é necessário ser habilitado na categoria A ou ter Autorização para Conduzir Ciclomotor.

Emplacamento

Os ciclomotores devem ser registrados, licenciados e emplacados no Detran-ES.

Ciclomotores novos ou com número de identificação veicular (VIN) já devem ser emplacados.

Para os fabricados ou importados até julho de 2023, foi dado prazo até 31 de dezembro de 2025.

Bicicleta elétrica

Deve ter potência de até 1000 watts, com sistema que garanta funcionamento do motor só quando o condutor pedalar.

O veículo não tem acelerador ou dispositivo de variação manual de potência. A velocidade máxima de propulsão do motor auxiliar é de até 32 km/h.

Onde andar

Em ciclovias e ciclofaixas.

Quem pode usar

Não há limitação de idade, nem necessidade de habilitação.

Patinetes elétricos

Chamados de equipamentos de mobilidade individual autopropelido, eles podem ter uma ou mais rodas e ter ou não sistema de autoequilíbrio. Potência de até 1.000 watts.

A velocidade máxima de fabricação não é superior a 32 km/h. A largura não pode ser superior a 70 cm.

Onde andar?

Pode ser autorizada em área de circulação de pedestres, limitada à velocidade de 6 km/h. Em ciclovias e ciclofaixas, a velocidade pode ser maior.

Quem pode usar

Não há limitação quanto à idade, mas é indicado estar com equipamentos de segurança.

Imagem ilustrativa da imagem Perigo nos calçadões: confusões com pedestres, bicicletas e patinetes
Carlos Emílio Wegrzynovski relata dificuldades |  Foto: Fábio Nunes/AT

Mais atenção

O aposentado Carlos Emílio Wegrzynovski, 59, revelou que nessa época de verão tem ficado mais difícil pedalar pela orla, principalmente por causa de pedestres que atravessam ou andam pela ciclovia sem olhar.

“É preciso reduzir a velocidade e redobrar a atenção, pois muita gente tem passado na frente, até com risco de acidentes. Além disso, tem também algumas bicicletas e motos elétricas que trafegam com velocidade acima”.

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