Passarela, deques e restaurantes no Novo Canal de Camburi
Espaço que fica em Jardim da Penha e na Praia do Canto, em Vitória, vai contar ainda com um food park e passarela para pedestre
Escute essa reportagem
Food park, passarela, deques e ambiente comercial para implantação de estruturas de entretenimento e lazer. Essas são algumas das novidades anunciadas ontem para o Novo Canal de Camburi, que será urbanizado nas duas margens, de Jardim da Penha e da Praia do Canto, em Vitória.
“Com esta obra e a da Grande São Pedro, estamos voltando a cidade de Vitória para o mar, com todas as suas potencialidades turísticas”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Com uma área aproximada de 30.000 metros, a intervenção vai permitir a contemplação da Baía de Vitória com um deque contínuo à beira do mar, novos locais de passagem e permanência, praças e ciclovias.
“Historicamente, Vitória é uma cidade 'de costas' para o mar. Com a conclusão das obras em São Pedro e esta nova, será possível sair da região continental caminhando ou pedalando até a Ilha das Caieiras, com um viés gastronômico e cultural”, destacou o prefeito.
O edital do Novo Canal de Camburi foi lançado na terça-feira (19) no Iate Clube, na Praia do Canto.
Segundo Pazolini, a previsão é de 60 dias úteis para a disputa e a expectativa é que a obra seja iniciada no final do primeiro semestre de 2024, quando a primeira fase das obras da Grande São Pedro deve ser concluída.
“É um investimento de mais de R$ 250 milhões. Também vamos acolher os pescadores, para que se sintam integrados a essa mudança”, destacou o prefeito.
Ao fim da rua Moacir Strauch, foi proposta a revitalização da área de pescadores existentes, com pavimentação e ligação da via ao deque compartilhado, a fim de gerar um maior reconhecimento e acesso. Segundo a prefeitura, é sugerida a implantação de uma peixaria para valorizar o comércio local.
Esta junção com o deque também acontece na conexão com as ruas da Grécia, José Falcão de Oliveira, Serines Pereira Franco, Amaro Severino da Silva e Alberto Bela Rosa.
Você sabia?
Foi projetada uma ponte na altura da rua Alberto Bela Rosa, proporcionando uma nova rota para pedestres e ciclistas entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza.
Saiba mais
Duas fases do projeto
Para a implantação do Novo Canal de Camburi, o projeto foi dividido em duas fases.
A primeira abrange o trecho que vai desde a altura da rua Alberto Bela Rosa, em Pontal de Camburi, até a Ponte de Camburi.
O Canal terá espaços planejados, deques compartilhados por toda a extensão e áreas para lazer.
Os moradores terão acesso a um ambiente propício para atividades recreativas e comerciais na praça de eventos, além de arquibancada, píer de pesca, food park e ambiente comercial para implantação de estruturas para entretenimento.
Acessos
Pelas ruas Aleixo Netto e Joaquim Lírio será feito o acesso ao ambiente comercial e ao food park, em uma extensão do deque voltada para permanência, dotada de bancos e coberturas estilizadas.
Além disso, uma rua de pedestres interligará as duas ruas.
As edificações comerciais vão contar com um programa que inclui banheiros públicos acessíveis, uma área de cozinha e a área social com mesas.
Ainda foi planejado um rooftop (área de lazer) na cobertura, que deverá possuir o acesso por escada e elevador.
Pelo lado de Pontal de Camburi, que pode ser acessado pela av. Saturnino Rangel Mauro, a praça de eventos ao ar livre terá arborização e área coberta, que poderá ser usada por comerciantes de feira livre.
A praça tem acesso ao deque e à arquibancada elevada por escada e rampa.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários