Festa com bandas de congo e seis shows na Serra
Além do pagodeiro carioca Ferrugem, a Festa de São Benedito terá apresentações de Glauco, Laila Orlande e programação religiosa
Escute essa reportagem
Com seis shows, incluindo o do pagodeiro carioca Ferrugem, e reunindo muita tradição, a Festa de São Benedito da Serra será realizada entre o próximo domingo e o dia 27.
Durante os quatro dias de evento, a Serra-Sede será animada pelas tradições culturais do município, com destaque para o congo e suas festividades, além de desfiles de bandas, cortejos, procissões e apresentações musicais.
No domingo, véspera de Natal, haverá alvorada pelas ruas da região a partir das 5 horas, sob o comando da banda de congo Konshaça e da banda Estrela dos Artistas. No mesmo dia, às 20 horas, vai acontecer a missa de Natal na Igreja Matriz.
No Natal vai ter programação religiosa e cultural. Às 8 horas tem missa natalina na Matriz e, às 17 horas, missa e procissão de São Benedito. O cortejo do congo pede passagem às 20 horas, com a puxada do Navio Palermo e bandas desfilando pelas ruas.
Levando ao público a energia do axé, a banda Praktum se apresenta às 21h30, no palco da praça da Igreja Matriz. No repertório, clássicos e novos hits da música baiana.
Em seguida, o cantor capixaba Glauco vai colocar a galera para dançar ao som dos hits autorais “Kika no Pai”, “Fogo no Parquinho” e “Se Acabou”.
“Já fui para curtir a Festa de São Benedito e, agora, serei uma das atrações. Isso é surreal!”, comemora o artista.
Assim como ele, a cantora Laila Orlande entende a dimensão do que é se apresentar nesse tradicional evento. A intérprete de “Acidente” sobe ao palco da praça da Igreja Matriz na próxima terça-feira, quando também é comemorado o Dia do Serrano.
“É a festa mais importante para os serranos. Eu, como 'serrana da gema', faço parte dessa festa desde quando me entendo por gente. Desde pequena vivi essa festa indo no colo do meu pai e de lá pra cá todos os anos me faço presente”.
Ela promete um repertório com hits atuais e clássicos do axé e do pagodão. “Quero ver a galera feliz cantando, pulando e dançando”.
O pagodeiro Ferrugem entra em ação na sequência para cantar os hits “Interessante” e “Me Perdoa”. Abrir o show do carioca deixa a capixaba ainda mais na expectativa.
“Sem dúvida ficarei para assisti-lo. Sou uma superadmiradora do Ferrugem, um cantor de um talento impressionante. Será, sem dúvidas, um dia que ficará guardado na minha memória e coração”.
Na quarta-feira, dia 27, o palco da praça da Igreja Matriz será tomado pelo forró raiz do trio Os Maxuiba e pelo show “Noite de Manimal”, de Amaro Lima.
“Foi um ano de muito trabalho”, afirma o cantor Glauco
A Tribuna- O que prepara para a Festa de São Benedito? Quais músicas autorais e releituras de outros artistas vão estar no repertório da apresentação de segunda-feira?
Glauco- Vou levar um repertório super para cima e animado do início ao fim da apresentação. Estamos muito animados para levar a nova formação da banda para a festa de São Benedito. Teremos as nossas músicas, como “Kika no Pai”, “Fogo no Parquinho” e “Se Acabou”, e releituras de sucessos dos mais variados ritmos que estão na boca da galera. Hits como “Love Gostosinho”, de Felipe Amorim e Nattan, e “Posturado e Calmo”, de Léo Santana, não vão ficar de fora do repertório.
- Como é para você ser atração da Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais festividades da Serra?
É Incrível! A galera da Serra sempre me recebe com muito carinho. E estar lá, agora na Festa de São Benedito, é gratificante demais. Já fui para curtir esse evento e, agora, serei uma das atrações. Isso é surreal!
- Como avalia o ano de 2023 profissionalmente falando?
Foi um ano de muito trabalho. E posso dizer que foi um ano de preparação para muitas coisas boas que virão em 2024.
- Iniciou o ano de 2023 com o lançamento de “Se Acabou”, ao lado de Alemão do Forró. Como quer começar o ano de 2024? Vem mais aposta de hit autoral por aí?
Vamos lançar agora uma música em parceria com os DJs capixabas Bero e ML da Vila.
- Qual pegada essa nova canção terá?
Vai ser uma mistura de funk com piseiro. Ficou muito bom! Estou muito animado com ela.
- Já gravou com Matheus Fernandes, MC Rogerinho e Alemão do Forró. Com quem ainda deseja gravar? 2024 será um ano de novas parcerias?
2024 será um ano de virada de chave. Com muitas novidades, lançamentos e parcerias incríveis. Aguardem!
Confira a programação
Festa de São Benedito 2023
Onde: Serra-Sede.
Quando: Do próximo domingo ao dia 27 deste mês.
Quanto: Entrada gratuita.
Confira a programação
Domingo (24/12)
5h: Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas.
20h: Missa de Natal na Igreja Matriz.
Segunda-feira (25/12)
8h: Missa de Natal na Igreja Matriz.
17h: Missa e procissão de Natal e de São Benedito.
20h: Puxada do navio Palermo com bandas de congo e a Banda Estrela dos Artistas.
21h30: Show com Praktum no palco da Praça da Igreja Matriz.
22h30: Show com Glauco no palco da Praça da Igreja Matriz.
Terça-feira (26/12)
9h: Missa do Serrano na Igreja Matriz.
11h: Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da Capital do Estado para a Serra e entrega do título de cidadão serrano.
12h: Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito.
18h30: Puxada do Mastro com bandas de congo e Banda Estrela dos Artistas.
21h: Fincada do Mastro e show pirotécnico com duração de cerca de 10 minutos.
21h30: Show com Laila Orlande no palco da Praça da Igreja Matriz.
22h30: Show com Ferrugem (RJ) no palco da Praça da Igreja Matriz.
Quarta-feira (27/12)
19h: Desfile das bandas de congo.
19h30: Missa na Igreja Matriz.
21h30: Show com Os Maxuiba no palco da Praça da Igreja Matriz.
22h30: Show com Amaro Lima no palco da Praça da Igreja Matriz.
Comentários