X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Parque de Jardim Camburi é reaberto à visitação pública

Antigo parque Fazendinha passou por vistoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Parque de Jardim Camburi é reaberto à visitação pública
Antigo parque Fazendinha passou por vistoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo |  Foto: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Após passar por uma vistoria pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa, antigo parque Fazendinha, no bairro Jardim Camburi, na capital, foi reaberto ao público para visitação a partir desta terça-feira (23). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) foi notificada da desinterdição, nesta segunda-feira (22).

No dia 16 de maio, a Semmam suspendeu, as visitas ao local após a confimação de casos da gripe aviária no Espírito Santo. O parque foi um dos locais onde uma das duas aves silvestres marinhas que tiveram o vírus H5N1 detectado foi encontrada.

De acordo com o documento de vistoria emitido pelo Idaf, a desinterdição ocorre "após todos os animais testarem negativo para influenza viária", dentre eles, aves, gansos, patos, marrecos, jabutis e jacarés.

O Ministério da Saúde já havia descartado o caso suspeito de um funcionário do parque com gripe aviária, após exames darem resultado negativo para o H5N1.

Leia mais:

Dois casos de gripe aviária são confirmados no ES

Visitas são suspensas em parque de Jardim Camburi após caso de gripe aviária

Entenda o caso

No dia 16 deste mês, uma ave silvestre marinha conhecida como Trinta-réis-bando (Thalasseus acuflavidus) teve confirmado o diagnóstico do vírus da influenza aviária H5N1 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O pássaro foi encontrado caído na Fazendinha e, seguindo os protocolos de segurança exigidos, foi levado para exames, que detectaram o vírus.

Desde então, o Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa encontrava-se fechado à visitação para que uma equipe Idaf pudesse realizar análise, vistoria e monitoramento dos animais que lá se encontram, sendo reaberto nesta terça-feira (23) após nova verificação.

A Semmam observa que o pássaro Trinta-réis-bando não integra a lista de animais presentes na Fazendinha, mas é migratório, ou seja, que sai do seu local de origem e passa pelo litoral capixaba. A Secretaria ressalta que os demais parques da cidade continuam abertos e não têm registros de gripe aviária.

Leia mais:

Ministério da Saúde descarta caso suspeito de gripe aviária em humano no ES

ES e RJ confirmam novos casos de gripe aviária. Total no Brasil chega a 5

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: