Pancas vai ter a maior rota de tirolesa da América Latina
Velocidade durante a descida pode chegar a 120 km/h
Escute essa reportagem
Um dos destinos procurados pelos praticantes de voo livre, a cidade de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, quer aproveitar a vocação para esportes de aventura para atrair mais turistas. No local, está sendo construída a maior tirolesa do Brasil e o maior circuito de tirolesas da América Latina.
De acordo com as informações da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Pancas, a estrutura é composta por duas tirolesas: a primeira tem cerca de 2.100 metros e a segunda 850 metros. O ponto mais alto da estrutura está situado a cerca de 400 metros de altitude. A velocidade máxima durante a descida pode chegar a 120 km/h.
Leia mais notícias de Cidades aqui
O subsecretário de Turismo e Cultura, Leandro da Rocha Vieira, explica que a estrutura começou a ser montada em março deste ano, mas a fabricação das peças foi iniciada ainda em dezembro do ano passado. A previsão é de que tirolesa fique pronta em setembro.
Leandro destaca que Pancas é reconhecida internacionalmente pelas belezas naturais e pelo potencial para o turismo de aventura e esportes radicais. "O prefeito (Sidiclei de Andrade) é praticante de esportes radicais, faz voos de parapente e conhece como ninguém a paisagem aérea dos pontões capixabas. Desta forma, e também ao observar o sucesso de alguns municípios capixabas, que tiveram êxito com atividade turística, ele decidiu investir nessa vocação pouco explorada de Pancas, para, quem sabe, despontar como referência", afirmou.
O processo para instalação da tirolesa em Pancas está em fase de adequação do acesso e de instalação das estruturas leves. Em seguida, deve entrar na etapa fundação. A estrutura de 14 toneladas será instalada, seguida da instalação de cabos, plataformas de lançamento e treinamento de futuros monitores.
A instalação da tirolesa é feita por meio de convênio com o governo do Estado, através do Fundo Cidades. O investimento, informa o subsecretário, é de R$ 1.848.278,29. A prefeitura também vai investir em obras de calçamento do acesso e na construção de uma praça com quiosque na chegada da tirolesa.
Leandro acredita que essa atração turística vai aumentar as oportunidades de emprego no município, além de desenvolver os setor de hotelaria, a gastronomia e aquecer o comércio local.
Leia mais
Cursos de graça para incentivar o turismo em Itaúnas
Comentários