X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Organização confirma que Vital será realizado todos os anos

Evento irá ocorrer sempre um fim de semana depois do aniversário de Vitória, que é comemorado no dia 8 de setembro


Imagem ilustrativa da imagem Organização confirma que Vital será realizado todos os anos
Foliões curtiram a folia atrás do trio elétrico no Vital, realizado no Sambão do Povo pelo segundo ano consecutivo |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Cantoria e muita folia marcaram os dois dias do Vital 2023. O evento, que é um renomado carnaval fora de época do Estado, fez o público pular de alegria no Sambão do Povo, em Vitória. E quem gostou da experiência pode comemorar porque ano que vem tem mais.

De acordo com Pablo Pacheco, um dos organizadores da festa, o Vital já entrou para o calendário de eventos do Espírito Santo e será realizado anualmente, sempre um fim de semana após o aniversário da capital capixaba.

O organizador afirmou que o Vital marcou época, e que com a festa as pessoas criaram uma grande memória afetiva: “A ação volta alcançando o mesmo objetivo”.

É válido ressaltar que a primeira edição aconteceu no ano de 1994. Foram 12 anos de folia até 2006, quando chegou ao fim. Em 2022, após 16 anos de interrupção, o evento retornou com a realização.

Antes, quase todos os eventos aconteciam na praia de Camburi, apenas em 2006 ocorreu na Praça do Papa. Agora, com o retorno, o Sambão do Povo ganhou o destaque, sendo palco para a folia em dois anos consecutivos.

Sucesso

Em relação a como a edição de 2023 foi recebida pelo público, Pablo disse ter sido um sucesso:

“Os dois dias do evento foram incríveis, muita gente legal, muita animação. Shows espetaculares, efeitos visuais, imagens, sorrisos e muitas boas memórias para todos que participaram da festa.”

Ele afirmou que mais de 20 mil pessoas participaram em cada noite da ação, a qual gerou mais de R$ 50 milhões de impacto na economia, tanto diretamente dentro do setor de eventos quanto em relação à movimentação dos bares, comércio e transporte.

“O Vital movimenta muito a cadeia de fomento do mercado de eventos, entretenimento e cultura do Estado. Do ponto de vista econômico, é um forte indutor do turismo, também como do serviço e comércio”, salientou.

O profissional completou que mais 30% do público do Vital é de outras cidades, estados e até mesmo de outros países: “Realmente foi um número muito grande de turistas que visitaram Vitória e lotaram a rede hoteleira”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

“Dois dias já é o tamanho do Vital. Suficiente para diversão”

O Vital 2023 aconteceu na sexta-feira e no sábado, reunindo pessoas em momentos de alegria e curtição no Sambão do Povo, em Vitória. Pablo Pacheco, um dos organizadores da festa, conversou com A Tribuna e contou mais sobre a ação e o futuro do evento.

A Tribuna - Além do axé, há outros gêneros musicais no Vital. Podemos dizer que ele é uma festa para todos os gostos?
Pablo - A essência do Vital é a música baiana, recriar um pouco da atmosfera e da alegria do Carnaval de Salvador. Assim como o Carnaval da Bahia, outro ritmos têm participado da festa para somar e agregar forças.

No futuro, vocês pensam em adicionar mais dias de festa, além dos dois que já ocorrem?
Nessa nova etapa, acreditamos que dois dias é o tamanho do Vital. É o suficiente para as pessoas se divertirem muito, se cansarem de tanto pular, e, ao mesmo tempo, ficarem com um gostinho de quero mais para o próximo ano.

No futuro, pensam em chamar artistas de fora do País para a apresentação?
Nunca esteve no nosso plano artistas internacionais. Acreditamos que neste momento o que temos na música baiana e nos outros ritmos brasileiros já compõe, muito bem, a grade do Vital. Mas o futuro a Deus pertence e vamos olhando.

CENAS DA FOLIA

Fã de carteirinha do evento

Imagem ilustrativa da imagem Organização confirma que Vital será realizado todos os anos
Shirley Marcos |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

A professora Shirley Marcos, de 50 anos, é fã do Vital e acompanha o evento desde a primeira edição, que foi realizada em 1994.

Neste ano, ela veio acompanhada da família, mas comentou que não se prende a ninguém e saiu curtindo sozinha no bloco, enquanto os familiares estavam espalhados pelo Sambão.

“Isto aqui é muito bom. É realmente uma energia que não tem explicação. As músicas, a animação das pessoas, tudo encanta”, afirmou.

Amantes do axé

A analista de recursos humanos Cristiana Buback, 35 anos, foi acompanhada do marido Francisco Lepaus, 40, ao Vital. Para que a noite ficasse ainda mais especial, também fizeram companhia a amiga Andreia Velten e o marido dela, Alison Lepaus.

Imagem ilustrativa da imagem Organização confirma que Vital será realizado todos os anos
A analista de Recursos Humanos, Cristiana Buback, 35 anos, foi acompanhada de seu marido, Francisco Lepaus, 40, ao Vital. Para que a noite ficasse ainda mais especial, também fizeram companhia a amiga Andreia Velten e o marido dela, Alison Lepaus |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Cristiana contou que o marido esteve na primeira edição do Vital (1994), e que passaram a ir juntos desde o evento do ano passado.

“A gente acompanha o Asa de Águia desde 2006. Todo show a gente vem. Compramos no primeiro dia de venda. Nós amamos o axé e a sua representatividade”, comentou a analista.

Animados e apaixonados na folia

Imagem ilustrativa da imagem Organização confirma que Vital será realizado todos os anos
Cássio Taboza, de 43 anos, e sua mulher, Rinara Taboza |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Casados há mais de duas décadas,  Cássio Taboza, de 43 anos, e  Rinara Taboza, 38, aproveitaram os dois dias de evento muito animados e apaixonados. Não é a primeira vez que a dupla marca presença no Vital.

Os dois já haviam participado nas edições mais antigas e não perderam o gás, retornando no ano passado e em 2023. O casal curtiu o som de todos os artistas, mas o mais aguardado teve nome: Bell Marques.

Casal aprova todos os artistas

Imagem ilustrativa da imagem Organização confirma que Vital será realizado todos os anos
Brena Souza, de 25 anos e seu namorado Perceu Santos de Souza, de 32 anos |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT


A hostess Brena Souza, de 25 anos, e o namorado Perceu Santos de Souza, autônomo de 32 anos, foram ao Vital pela primeira vez e disseram que amaram cada segundo do evento.

Afirmaram que estavam com as maiores expectativas para o show de Léo Santana, mas que gostaram muito de todos os artistas que tocaram. “Ficamos apaixonados por essa festa. Tudo bastante bonito e animado”, disse Perceu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: