Organização confirma que Vital será realizado todos os anos
Evento irá ocorrer sempre um fim de semana depois do aniversário de Vitória, que é comemorado no dia 8 de setembro
Escute essa reportagem
Cantoria e muita folia marcaram os dois dias do Vital 2023. O evento, que é um renomado carnaval fora de época do Estado, fez o público pular de alegria no Sambão do Povo, em Vitória. E quem gostou da experiência pode comemorar porque ano que vem tem mais.
De acordo com Pablo Pacheco, um dos organizadores da festa, o Vital já entrou para o calendário de eventos do Espírito Santo e será realizado anualmente, sempre um fim de semana após o aniversário da capital capixaba.
O organizador afirmou que o Vital marcou época, e que com a festa as pessoas criaram uma grande memória afetiva: “A ação volta alcançando o mesmo objetivo”.
É válido ressaltar que a primeira edição aconteceu no ano de 1994. Foram 12 anos de folia até 2006, quando chegou ao fim. Em 2022, após 16 anos de interrupção, o evento retornou com a realização.
Antes, quase todos os eventos aconteciam na praia de Camburi, apenas em 2006 ocorreu na Praça do Papa. Agora, com o retorno, o Sambão do Povo ganhou o destaque, sendo palco para a folia em dois anos consecutivos.
Sucesso
Em relação a como a edição de 2023 foi recebida pelo público, Pablo disse ter sido um sucesso:
“Os dois dias do evento foram incríveis, muita gente legal, muita animação. Shows espetaculares, efeitos visuais, imagens, sorrisos e muitas boas memórias para todos que participaram da festa.”
Ele afirmou que mais de 20 mil pessoas participaram em cada noite da ação, a qual gerou mais de R$ 50 milhões de impacto na economia, tanto diretamente dentro do setor de eventos quanto em relação à movimentação dos bares, comércio e transporte.
“O Vital movimenta muito a cadeia de fomento do mercado de eventos, entretenimento e cultura do Estado. Do ponto de vista econômico, é um forte indutor do turismo, também como do serviço e comércio”, salientou.
O profissional completou que mais 30% do público do Vital é de outras cidades, estados e até mesmo de outros países: “Realmente foi um número muito grande de turistas que visitaram Vitória e lotaram a rede hoteleira”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
“Dois dias já é o tamanho do Vital. Suficiente para diversão”
O Vital 2023 aconteceu na sexta-feira e no sábado, reunindo pessoas em momentos de alegria e curtição no Sambão do Povo, em Vitória. Pablo Pacheco, um dos organizadores da festa, conversou com A Tribuna e contou mais sobre a ação e o futuro do evento.
A Tribuna - Além do axé, há outros gêneros musicais no Vital. Podemos dizer que ele é uma festa para todos os gostos?
Pablo - A essência do Vital é a música baiana, recriar um pouco da atmosfera e da alegria do Carnaval de Salvador. Assim como o Carnaval da Bahia, outro ritmos têm participado da festa para somar e agregar forças.
No futuro, vocês pensam em adicionar mais dias de festa, além dos dois que já ocorrem?
Nessa nova etapa, acreditamos que dois dias é o tamanho do Vital. É o suficiente para as pessoas se divertirem muito, se cansarem de tanto pular, e, ao mesmo tempo, ficarem com um gostinho de quero mais para o próximo ano.
No futuro, pensam em chamar artistas de fora do País para a apresentação?
Nunca esteve no nosso plano artistas internacionais. Acreditamos que neste momento o que temos na música baiana e nos outros ritmos brasileiros já compõe, muito bem, a grade do Vital. Mas o futuro a Deus pertence e vamos olhando.
CENAS DA FOLIA
Fã de carteirinha do evento
A professora Shirley Marcos, de 50 anos, é fã do Vital e acompanha o evento desde a primeira edição, que foi realizada em 1994.
Neste ano, ela veio acompanhada da família, mas comentou que não se prende a ninguém e saiu curtindo sozinha no bloco, enquanto os familiares estavam espalhados pelo Sambão.
“Isto aqui é muito bom. É realmente uma energia que não tem explicação. As músicas, a animação das pessoas, tudo encanta”, afirmou.
Amantes do axé
A analista de recursos humanos Cristiana Buback, 35 anos, foi acompanhada do marido Francisco Lepaus, 40, ao Vital. Para que a noite ficasse ainda mais especial, também fizeram companhia a amiga Andreia Velten e o marido dela, Alison Lepaus.
Cristiana contou que o marido esteve na primeira edição do Vital (1994), e que passaram a ir juntos desde o evento do ano passado.
“A gente acompanha o Asa de Águia desde 2006. Todo show a gente vem. Compramos no primeiro dia de venda. Nós amamos o axé e a sua representatividade”, comentou a analista.
Animados e apaixonados na folia
Casados há mais de duas décadas, Cássio Taboza, de 43 anos, e Rinara Taboza, 38, aproveitaram os dois dias de evento muito animados e apaixonados. Não é a primeira vez que a dupla marca presença no Vital.
Os dois já haviam participado nas edições mais antigas e não perderam o gás, retornando no ano passado e em 2023. O casal curtiu o som de todos os artistas, mas o mais aguardado teve nome: Bell Marques.
Casal aprova todos os artistas
A hostess Brena Souza, de 25 anos, e o namorado Perceu Santos de Souza, autônomo de 32 anos, foram ao Vital pela primeira vez e disseram que amaram cada segundo do evento.
Afirmaram que estavam com as maiores expectativas para o show de Léo Santana, mas que gostaram muito de todos os artistas que tocaram. “Ficamos apaixonados por essa festa. Tudo bastante bonito e animado”, disse Perceu.
Comentários