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Cidades

Obras vão reduzir gargalos no trânsito da Grande Vitória

Ampliação da Terceira Ponte, viaduto de Carapina, Rotatória do Ó e ciclovias são algumas melhorias previstas para este ano


Imagem ilustrativa da imagem Obras vão reduzir gargalos no trânsito da Grande Vitória
Obra do Viaduto de Carapina, entre Serra e Vitória, deve ser concluída até o mês que vem |  Foto: Leone Iglesias/AT

Com uma frota crescente, a Grande Vitória já tem  cerca de 1,5 milhão de veículos em circulação. Para reduzir os gargalos e melhorar a mobilidade, prefeituras, Estado e governo federal estão investindo em obras como viadutos,  ampliações de avenidas e  vias de mão única.   

Entre as obras a serem concluídas no próximo mês estão a ampliação da Terceira Ponte, o viaduto de Carapina, entre a Serra e Vitória, além do sistema Aquaviário.

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 Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, as três obras são estruturantes e devem se somar a outros  projetos que serão licitados a partir do segundo semestre. 

 “Vamos lançar o edital para fazer a obra dos corredores exclusivos para ônibus, que ligará a avenida Carlos Lindenberg até a BR-262, no Terminal de Jardim América. Além disso, vamos licitar o Complexo Viário de Carapina, com uma série de melhorias na região e a construção do novo Terminal de Carapina, na BR-101”.

Cariacica   está com licitação aberta para a construção do  viaduto da avenida Mário Gurgel (BR-262). É  a primeira de quatro passagens de nível que serão construídas ao longo da rodovia. 

Será instalado no acesso ao bairro Campo Grande, entre a entrada do estádio Kleber Andrade e a faculdade Pio XII. A previsão é que as obras comecem este ano. 

O objetivo do viaduto é diminuir o número de semáforos na via para que o trânsito tenha mais fluidez. A obra será uma parceria com o governo do Estado.

 A construção do novo acesso a  Vila Capixaba para motoristas que saem da avenida Leste-Oeste tem previsão de conclusão em 20 dias. O secretário de Serviços, Marcos Aranda, diz que a obra irá desafogar o trânsito na região. 

Na Serra,  a Rotatória do Ó, que  deve melhorar o tráfego de cerca de 4 mil motoristas que circulam por hora na região; o Binário Norte-Sul (entre  Carapina e o cruzamento da rodovia ES-010), em Jardim Limoeiro, e a Ciclovia Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe são algumas obras previstas para serem entregues neste ano. 

 Segundo o prefeito Sergio Vidigal, a Serra será uma cidade mais humana, criativa e com obras que viabilizem a sustentabilidade, respeitando as particularidades territoriais.


o que vem por aí

ESTADO

Terceira Ponte

Até o fim de maio, o governo deve concluir a obra de alargamento da via  e da ciclovia na Terceira Ponte.

A ponte passará a ter três faixas para veículos em cada sentido – hoje, são duas. Serão duas faixas de 2,80 metros de largura e uma terceira com 3,10 metros. A faixa maior  será exclusiva para ônibus e motos.

Já a ciclovia terá  3,3 quilômetros de comprimento e 3  metros de largura. Ela  foi construída com estrutura metálica nas laterais da ponte.

Conta com barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir suicídio. Na altura do vão central também terá um mirante.

Viaduto de Carapina

A OBRA  envolve a ampliação de pistas, eliminação de cruzamentos e construção de um viaduto entre Vitória e Serra, na região de Carapina, na Serra . O viaduto fica pronto até o final de maio.

Aquaviário

Deve ser implantado até o mês de maio. Inicialmente, serão três estações de embarque e desembarque: Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha; e Porto de Santana, Cariacica.

SERÃO três embarcações nesse primeiro momento para a operação.  Os barcos contarão com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi a bordo.

Corredores exclusivos

A primeira etapa da implantação dos corredores exclusivos para ônibus será a ligação entre o Terminal do Ibes, em Vila Velha, até o Terminal de Jardim América, em Cariacica.  O trecho tem, ao todo,  11 quilômetros.

 A avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, será toda reformulada. No lugar do canteiro central, ficarão os corredores para ônibus, além das estações de embarque e desembarque   e  ciclovia.

A obra  vai contar, ainda,  com a construção de novas alças de acesso e saída da 2ª Ponte.  Será uma alça para subida e outra para descida, em direção a Jardim América.

A previsão é que o edital de contratação da empresa seja lançado no segundo semestre. 

Complexo Viário de Carapina

Será lançado no segundo semestre deste ano o edital para contratar a empresa responsável por fazer uma série de melhorias viárias na região da BR-101, do trecho que vai da altura do viaduto da Vale até o trevo em obras, de Carapina.

A obra contempla, ainda, a transferência do novo Terminal de Carapina, que passará para as margens da  BR-101,  próximo ao viaduto da Vale.

Viadutos na Darly Santos

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) está elaborando os projetos de dois viadutos que serão construídos na rodovia Darly Santos. O primeiro será no entroncamento da ES-471 (Leste-Oeste) e, o segundo, no entroncamento da ES-060 (acesso à rodovia Darly Santos). 

Governo federal

Contorno do Mestre Álvaro

Para melhorar a fluidez no trânsito da BR-101, da região de Laranjeiras e Carapina, o governo federal está realizando a obra do  Contorno do Mestre Álvaro, que terá 19,7 quilômetros de extensão. A previsão é que a nova via seja inaugurada entre outubro e novembro deste ano.

CARIACICA

Viaduto 

O acesso  ao bairro Campo Grande, entre a entrada do estádio Kleber Andrade e a faculdade Pio XII, vai ganhar um viaduto, que ficará na avenida Mário Gurgel (BR-262).  A  Prefeitura  publicou a licitação. Será a  primeira de quatro passagens de nível que serão construídas ao longo da rodovia. 

O viaduto  terá extensão de 500 metros e contará com calçadas, ciclovia, canteiros, sinalização horizontal, vertical e semafórica, iluminação em LED, drenagem e recapeamento.

Novo acesso a vila capixaba

a construção do novo acesso ao bairro  para motoristas que saem da avenida Leste-Oeste está em andamento. A previsão é que  fique pronta nos próximos 20 dias.  

Serra

Rotatória do Ó

Prevista para ser  finalizada no primeiro semestre deste ano, a intervenção deve melhorar o tráfego de cerca de quatro mil motoristas.

Com este novo dispositivo viário, serão três conjuntos de viadutos, duas pistas exclusivas para ônibus, além de passagem expressa da avenida Eldes Scherrer até as avenidas Talma Rodrigues e Copacabana.

O investimento é de cerca de R$ 46 milhões para construir três faixas em sentido único para veículos em geral e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo.

As duas passagens inferiores que ligam as avenidas Eldes Scherrer e Talma Rodrigues Ribeiro têm a extensão de 400 metros. Além disso, a passagem inferior que dá acesso à avenida Copacabana tem 180 metros, totalizando, assim, 580 metros de pista nas rampas do interior da rotatória.

 Binário Norte-Sul 

A obra tem investimento de R$ 69.008.125,10 dos quais será executado o trecho da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. Esse trecho se tornará mão única em três faixas no sentido Vitória x  Serra. 

O projeto prevê ainda que os motoristas que seguirem no sentido oposto terão que passar pela avenida Lourival Nunes (paralela à Norte-Sul), que também passará a ter três faixas. Cerca de 1,7 quilômetro vai receber a alteração.  

A  restauração e revitalização do piso asfáltico de todas as ruas entre a Lourival Nunes e a Av. Norte- Sul, e o entroncamento da Av. Metalúrgica e a ES-010,  estão contemplados.  A conclusão deve acontecer em dezembro deste ano.

 Ciclovia

O município  firmou convênio com o governo do Estado, no valor de R$ 10.164.250,01, para implantação dos trechos 1 e 2 do Plano Cicloviário Municipal, que vai interligar o bairro Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe.

O trecho beneficiado vai abranger uma extensão de 8 km. Além da ciclovia, serão realizadas obras de pavimentação, drenagem, remanejamento de postes com iluminação de LED, e a sinalização.

VILA VELHA

Corredor verde

As obras de requalificação urbana no corredor da avenida Salgado Filho com a avenida  João Mendes (e vias auxiliares) contemplará os bairros  Santa Mônica, Soteco, Cocal, Glória, Divino Espírito Santo e Praia das Gaivotas, com uma extensão aproximada de 11 quilômetros, e tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2024. 

Este corredor receberá a implantação de ciclovia, recuperação do pavimento asfáltico, padronização de calçadas e nova sinalização viária, melhorando a circulação de pessoas, veículos e ciclistas entre o Polo de Moda da Glória, o terminal de Vila Velha, região do Himaba, polo comercial de Santa Mônica e mais adiante a Praça do Ciclista.

Novos corredores

Na lista das obras que  serão iniciadas até o próximo ano estão a requalificação de outros corredores urbanos com ampliação de ciclovias. Está prevista, também, uma nova ligação da região da orla de Itaparica à av. Darly Santos, na região do bairro Novo México, incluindo novas aberturas de via.

Já na Região 5, serão feitas melhorias e implantadas novas ciclovias nas avenidas Álvares de Azeredo, Califórnia, Vasco Alves e Antônio Elias do Espírito Santo. Abrangerá os bairros Cidade da Barra, Riviera da Barra, Barramares e Jabaeté.

VITÓRIA

Mergulhão (Avenida Dante Michelini e Rodovia Norte-Sul)

A  construção, que deve ser feita perto do antigo Hotel Canto do Sol, em Jardim Camburi, faz parte de um pacote de intervenções na capital.

 A previsão é lançar o edital para a construção desse um mergulhão no cruzamento das avenidas Dante Michelini e Norte-Sul até o início do segundo semestre. Estima-se que as obras durem um ano e meio.

O projeto prevê ligações diretas da  Dante Michelini, sentido Jardim Camburi  à cidade da Serra pela avenida Norte-Sul, bem como uma ligação da Norte-Sul sentido Porto de Tubarão, sem a necessidade de sinais de trânsito.

Mergulhão (avenidas Adalberto Simão Nader e Fernando Ferrari)

Uma outra aposta para dar mais fluidez ao trânsito é a construção desse mergulhão. A previsão é de que  até o final do segundo semestre deste ano saia o edital para a construção. A previsão para a conclusão é de dois anos.

Fonte: Governo do Estado e prefeituras.

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