O que é tacacá, comida mais pesquisada no Google em 2023
Prato típico do Pará, no Norte do País, conta com caldo extraído da mandioca, erva jambu, camarão seco e um tipo de mingau, a goma
Escute essa reportagem
“Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa!”. Qualquer pessoa que esteve nas redes sociais, assistiu a algum programa de televisão ou ouviu rádio, nas últimas semanas, ouviu o trecho desta música, da cantora paraense Joelma. Tanto que o tacacá foi a comida mais pesquisada no Google em 2023, no Brasil, segundo a plataforma.
Composto de um caldo extraído da mandioca, chamado de tucupi, da erva jambu, de camarão seco e de um tipo de mingau, conhecido como goma, o tacacá é uma iguaria amplamente consumida em toda a região Norte do País, todos os dias do ano, especialmente na parte da tarde, e sempre bem quente, explicam as proprietárias do restaurante Sabores Amazônicos, Dulcineia Santos, 64, e Nathalia Barbosa, 33.
No restaurante, o preparo é feito por mãe e filha, e, depois do sucesso da música, houve aumento nas vendas do prato típico do Pará. “Depois da música, recebemos um número muito grande de pessoas com curiosidade para conhecer o famoso tacacá!”, conta Dulcineia.
De acordo com a nutricionista e terapeuta integrativa Karla Talhate, o tacacá é um alimento completo, nutritivo e saudável, já que tem proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras.
“A proteína vem do camarão, que tem pouca gordura, ou seja, não compromete a dieta! Um prato tem em média 124 calorias”.
Não faltam benefícios para quem consome o prato, aponta a especialista. “Por causa do jambu, que causa um tremor na boca, e do camarão, rico em ômega-3 e em aminoácidos, o tacacá pode melhorar a circulação e elevar os níveis de neurotransmissores no cérebro, melhorando, até mesmo, o desempenho sexual”.
O tacacá é popularmente conhecido como um prato afrodisíaco, por conta da presença do jambu, que, além de fornecer o efeito analgésico que provoca a dormência na língua, é um estimulante sexual, explica a nutricionista Andressa Cardoso de Assis. A comida mais buscada no Google também é aliada do rejuvenescimento.
“O tacacá fornece antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento, a melhorar a produção de colágeno e a auxiliar na luminosidade da pele. Além disso, também ajuda na visão e no sistema imunológico, colaborando como uma barreira contra infecções”.
Ranking
Bolo alagado, salpicão de frango, temaki fruti e roast bife completam o ranking das cinco comidas mais buscadas no Google neste ano.
Saiba mais
Tacacá
O tacacá é um alimento típico da região amazonense, muito consumido no Pará. Ele consiste em um alimento quente composto de um caldo extraído da mandioca, chamado de tucupi, da erva jambu, de camarão seco e de um tipo de mingau, conhecido como goma.
O prato típico da região Norte conquistou os brasileiros após a viralização da música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, nas redes sociais. Tanto que, de acordo com o Google, o prato nortista foi a comida mais buscada na plataforma em 2023.
Benefícios
O tacacá é um alimento completo, nutritivo e saudável, já que tem proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. O prato é, ainda, rico em ômega-3 e em aminoácidos.
Por conta disso, o tacacá pode melhorar a circulação e elevar os níveis de neurotransmissores no cérebro, melhorando, até mesmo, o desempenho sexual.
A comida mais famosa de 2023 no Brasil também é aliada do rejuvenescimento, pois fornece antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento, a melhorar a produção de colágeno e a auxiliar na luminosidade da pele.
Onde comprar?
O restaurante Sabores da Amazônia, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, é um espaço gastronômico voltado à comida paraense.
Tacacá, unha de caranguejo, maniçoba e açaí papa são alguns dos pratos típicos servidos no estabelecimento aos clientes. O cardápio inclui outras comidas da região amazônica.
Comidas mais buscadas
1. Tacacá
2. Bolo Alagado
3. Salpicão de frango
4. Temaki frito
5. Roast bife
6. Zaatar
7. Arroz de Cuxá
8. Ovo de Páscoa de Pistache
9. Pimenta de bode
10. Bolo de coco fofinho
Comentários