X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nutricionistas testam o nível de açúcar dos lanches

Avaliação feita a pedido de A Tribuna revela excesso de açúcar nos alimentos das crianças. Especialistas alertam para riscos do consumo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nutricionistas testam o nível de açúcar dos lanches
Gabriela Rebello explica que 8 bolachas do tipo Maria, que parecem inofensivas, têm 12 gramas de açúcar. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Você tem ideia de quanto açúcar você ou seu filho  ingerem diariamente? Além daquelas colheradas  que são colocadas no suco ou no café, alimentos industrializados, normalmente, têm muito açúcar.   

Teste feito a pedido da reportagem de A Tribuna mostra o excesso de açúcar em alimentos e como a substância está presente nos lanches das crianças.

Biscoitos de maisena, sucos e cereais são alguns dos alimentos que em sua composição têm alta quantidade de açúcar.

Nutricionista e colunista de A Tribuna, Gabriela Rebello alerta que um achocolatado líquido tem, em média, 24 gramas de açúcar. Oito bolachas, do tipo Maria,  que parecem inofensivas, têm, em sua composição, 12 gramas de açúcar.

Uma embalagem de leite fermentado, com 65 ml, tem, em média, 11 gramas de açúcar.

Mas, quanto de açúcar pode ser ingerido por dia? Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que  50 gramas  por dia (cerca de dez colheres de chá) podem ser consumidos, especialistas recomendam reduzir   para 5% (25 gramas ou cinco colheres de chá).

Leia mais em:

Plantas conhecidas que servem para comer

Rotina não quer dizer viver todos os dias iguais, afirma especialista

“Quando consumimos um todinho, por exemplo, já foram ingeridos 24 gramas, o indicado para o dia inteiro. Vale lembrar que, até mesmo os alimentos naturais, como frutas e verduras, têm açúcar natural do próprio alimento, que entram nessa contabilização de 25 gramas”, alerta Gabriela.

Os efeitos do consumo excessivo do açúcar causam uma série de consequências, segundo frisou a nutricionista Juliana Tinelli. 

“Como o risco para o diabetes, aumento do colesterol, presença de gordura no fígado, risco para o câncer e prisão de ventre. Além disso, o açúcar não fornece vitaminas e minerais sendo considerado um alimento de calorias vazias”. 

A nutricionista Dayanna Miranda, da Upuerê Educação Infantil, destaca que todo o açúcar que as crianças precisam em seu organismo, e que são benéficos para o desenvolvimento infantil, pode ser adquirido em frutas, verduras, legumes e demais itens saudáveis.

Especialistas alertam para risco do consumo excessivo

Além  do risco de ter  doenças como diabetes, obesidade e hipertensão no futuro, o excesso de açúcar pode prejudicar as crianças de outras formas. 

Inquietação, falta de foco e déficit cognitivo são alguns dos problemas que também podem ser causados pela quantidade exagerada da substância.

“O excesso também pode causar agressividade. E se esse consumo excessivo se perpetuar ao longo da vida, essa criança tende a ter maior  predisposição à obesidade e a adoecer previamente”, ressalta a nutricionista Gabriela Rebello.  

A nutricionista Juliana Tinelli salienta que, por todos os problemas que o açúcar pode causar ao longo da vida, é imprescindível que a introdução alimentar infantil ocorra de maneira equilibrada e com uma rotina alimentar completa.

Os pais são o maior e principal modelo das crianças, especialmente durante a rotina alimentar, frisa  a nutricionista Dayanna Miranda. “O que é servido no prato das crianças deve ser espelhado no prato dos pais, pois é a partir das ações deles que os mais novos repetem comportamentos”.

Consumo diário de açúcar deve ser controlado

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. 

Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá).

No entanto, reduzir essa porcentagem para 5% (25 gramas ou 5 colheres de chá) é ainda melhor para sua saúde. Essa recomendação abrange tanto os açúcares adicionados pela indústria, quanto pela população no ato de cozinhar e consumir, bem como os naturalmente presentes nos alimentos (por exemplo, mel, suco de frutas, entre outros).

Suco de Uva Integral: 27 gramas de açúcar, em 200 ml, equivalem a 5,4 colheres de chá.

Achocolatado: 24 gramas de açúcar, em 200 ml, equivalem a 4, 8 colheres de chá.

Biscoito Maisena: 12 gramas de açúcar, em oito bolachas, equivalem  a 2,4 colheres de  chá.

Biscoitos recheados: 42,7 gramas de açúcar, em sete biscoitos, equivalem a 8,5 colheres de  chá.

Cereal matinal: 18 gramas de açúcar, em 50 g de cereal, equivalem a 3,6 colheres de  chá.

Picolé de chocolate: 23 gramas de açúcar, em um picolé, equivalem a 4,6 colheres de  chá.

Refrigerante de cola: 37 gramas de açúcar, em 350 ml, equivalem a 7,4 colheres de  chá.

Iogurte de morango: 16 gramas de açúcar, em 350 ml, equivalem a 7,4 colheres de  chá.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: