Novos radares de Vila Velha não vão multar avanço de sinal na madrugada
Medidores não vão autuar também quem parar na faixa entre 23h e 5h. A velocidade, no entanto, seguirá sendo monitorada
Os seis novos radares que começam a operar em Vila Velha a partir de segunda-feira (1º) não vão multar avanço de sinal, nem parada na faixa de pedestre durante a madrugada – entre 23 horas e 5 horas.
A velocidade, no entanto, seguirá sendo monitorada e gerando autuações. Ou seja, nesse período, o condutor que avançar o semáforo – com segurança – não poderá exceder o limite de velocidade estabelecido para a via.
Os novos radares do município entraram em operação no dia 10 de setembro, mas tiveram a autuação de condutores suspensa em 21 de outubro.
No período que estiveram em operação, foram mais de 16 mil motoristas autuados e, segundo a Prefeitura de Vila Velha, nenhum acidente foi registrado. Antes da implantação, a média era de um acidente por dia.
Agora, a partir de segunda-feira (1º), os seis radares implantados em cruzamentos de grande fluxo na cidade voltam a autuar os condutores.
A prefeitura ainda destacou que a instalação dos radares faz parte de um conjunto de ações voltadas à segurança viária, à redução de acidentes e à preservação de vidas.
Os radares estão instalados nos cruzamentos da avenida Luciano das Neves com as avenidas Saturnino Rangel Mauro, em Itaparica; com a Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica; e com a rua Europa, em Divino Espírito Santo.
Também há radares nos cruzamentos da rua Castelo Branco com as ruas Antônio Ataíde, no Centro; e com a avenida Carioca, em Divino Espírito Santo. Todos os cinco cruzamentos terão velocidade máxima de 60 km/h.
Já no cruzamento da avenida Estudante José Júlio de Souza com a rua Deolindo Perim, em Itapuã, a velocidade máxima permanece em 40 km/h.
Entre as infrações monitoradas pelos equipamentos instalados pela prefeitura estão excesso de velocidade, avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestre.
No caso de avanço de sinal vermelho, a infração é gravíssima, com 7 pontos somados na carteira e multa de R$ 293,47.
Entenda
Início da operação
Os seis radares instalados em cruzamentos de avenidas de Vila Velha começaram a operar no dia 10 de setembro deste ano.
Suspensão
Em 21 de outubro, a prefeitura anunciou a suspensão da fiscalização dos seis novos radares eletrônicos. No período que funcionaram, foram registradas pelos equipamentos mais de 16 mil infrações de trânsito.
Desde então, os equipamentos continuaram funcionando de forma “educativa”.
Retomada das multas
Os seis novos radares eletrônicos instalados no município voltarão a operar na próxima segunda-feira (1º de dezembro), como havia sido anunciado.
Entre as mudanças, a prefeitura informou que cinco radares – que tinham velocidade de 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h – terão limite unificado em 60 km/h.
Um deles permanecerá com velocidade máxima de 40 km/h.
Madrugada
A prefeitura informou essa semana que no horário das 23 horas às 5 horas não haverá multa por avanço semafórico nem por parar em faixa de pedestre.
A velocidade continuará sendo processada.
Desta forma, se o motorista passar acima da velocidade permitida na via, ele será multado.
Locais dos radares
Avenida Luciano das Neves x Avenida Saturnino Rangel Mauro, em Itaparica – limite 60 km/h
Avenida Luciano das Neves x Avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica – limite 60 km/h
Avenida Luciano das Neves x Rua Europa, em Divino Espírito Santo – antes o limite era de 50 km/h, passa a ser 60 km/h;
Rua Castelo Branco x Rua Antônio Ataíde, no Centro – antes o limite era de 40 km/h, passa a ser 60km/h;
Rua Antônio Ataíde x Avenida Carioca, em Divino Espírito Santo – antes o limite era de 40 km/h, passa a ser 60km/h;
Avenida Estudante José Júlio de Souza x Rua Deolindo Perim, em Itapuã – limite 40 km/h.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários