Novos acessos para a Terceira Ponte são liberados em Vitória. Entenda mudanças
Com o fim da primeira etapa de intervenções, o trânsito nas proximidades da Praça do Cauê, no bairro Santa Helena, foi alterado
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Vitória liberou, nesta semana, novos acessos para a Terceira Ponte. As obras fazem parte do Plano Mobilidade Leste, que teve início há cerca de um mês e mudará também as entradas para a Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto.
Com o fim da primeira etapa de intervenções, o trânsito nas proximidades da Praça do Cauê, no bairro Santa Helena, foi alterado. De acordo com a prefeitura, a Guarda Municipal atua na região para orientar os motoristas.
São duas mudanças no fluxo de veículos na região — na avenida Dukla de Aguiar e na rua Almirante Soído. Entenda:
Acesso pela avenida Dukla de Aguiar:
• O acesso pela Avenida Dukla de Aguiar, próximo ao Posto Shell, está liberado após passar por obras de mobilidade.
• Com a alteração, o condutor que segue pela Desembargador Santos Neves ou pela Avenida Cezar Hilal pode acessar a Terceira Ponte pela via, que agora não possui mais mão dupla.
• O trânsito pela Desembargador Santos Neves para a Avenida Dukla de Aguiar agora está liberado para todos os veículos, deixando de ser exclusivo para ônibus e táxis.
Acesso pela rua Almirante Soído:
• Os motoristas que trafegam pela Reta da Penha em direção à Terceira Ponte pela Praça do Cauê não poderão mais virar à direita na Rua Almirante Soído. Eles devem seguir pela praça e virar à direita na Avenida Nossa Senhora da Penha para acessar a antiga Praça do Pedágio.
• Antes, a via era de acesso à Avenida Duckla de Aguiar. Agora, é uma rua de mão única desembocando na Praça do Cauê.
Segundo a Prefeitura, o objetivo da mudança é reduzir o tráfego na via, priorizando o tráfego local e facilitando o acesso dos moradores aos imóveis. O projeto também prevê a ampliação de calçadas e a instalação de faixa elevada para facilitar a mobilidade de pedestres.
Novas mudanças
Serão realizadas, ainda, outras intervenções nos acessos à Terceira Ponte. Confira:
• Na rua Eurico de Aguiar, será retirada a rotatória no cruzamento com a rua Almirante Soído.
• Na rua Pinto Aleixo, serão construídas ilhas para travessia de pedestres — com o objetivo de melhorar a travessia de pedestres e criar vagas de estacionamento.
• Na Reta da Penha, a extensão dos canteiros centrais será ampliada para expandir e organizar os acessos a Praça do Cauê.
• Na rua Alaor de Queiroz Araújo, a conversão à esquerda na rua Almirante Soído será eliminada.
• Na Praça do Pedágio, serão construídos novos acessos nos canteiros para criar um fluxo direto da Reta da Penha para o bairro Enseada do Suá.
• No início da Avenida João Batista Parra, será criada uma mão dupla em todo extensão da via, com conversão à direita para quem segue pela Av. Nossa Senhora dos Navegantes sentido Centro. Desta forma, será criado mais uma acesso à Terceira Ponte após o Palácio do Café.
• Na Avenida João Batista Parra, a via será transformada em mão dupla da rua Vitória Nunes da Mota até a rua Clóvis Machado, que também será mão dupla até a Av. Nossa Senhora dos Navegantes.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Plano Mobilidade Leste
Segundo a Prefeitura, os novos acessos à Terceira Ponte, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto beneficiarão 24 mil moradores e milhares de motoristas que circulam com veículos diariamente entre Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
As obras tiveram início no dia 03 de junho, com intervenções no acesso à Terceira Ponte. A previsão é que as obras durem 360 dias, com um investimento próprio de mais de R$ 41 milhões.
Serão realizadas 21 intervenções, que vão desde a interseção da Av. Nossa Senhora dos Navegantes com a Av. Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e nas ruas internas dos bairros da região.
As melhorias incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e faixas adicionais. É possível acompanhar o planejamento e andamento das obras através deste link.
Comentários