Novo visual no viaduto Caramuru até setembro
Estrutura, no centro de Vitória, vai receber obras de reconstrução do guarda-corpo e restauração dos ladrilhos hidráulicos
Escute essa reportagem
Com quase 100 anos de história, o viaduto Caramuru, no centro de Vitória, vai ter novo visual até setembro, com as obras de restauração de toda a estrutura.
O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, afirmou que as intervenções no viaduto, que tem 40 metros de comprimento, são desde a recuperação do tabuleiro (parte superior da estrutura) até dos adornos e postes.
“Estamos fazendo um trabalho minucioso de reconstrução do guarda-corpo, restaurando os ladrilhos hidráulicos e trazendo de volta elementos arquitetônicos originais do viaduto, que foram perdidos com o tempo”, destacou, Perin.
Os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receberem tratamento anticorrosivo. Também será realizada a reconstrução do pavimento da calçada e da faixa de tráfego de veículos.
Além da recuperação dos postes metálicos existentes, estão sendo implantados outros três.
Segundo ele, atualmente está sendo realizada a impermeabilização do tabuleiro, já que foram identificadas infiltrações que estavam comprometendo a estrutura.
“A expectativa é entregar a obra no aniversário de Vitória, em setembro. Teremos de volta um ponto emblemático todo iluminado e, como se diz hoje, instagramável”.
As obras de restauro do viaduto Caramuru tem investimento de R$ 841 mil.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, salientou que a restauração do Viaduto Caramuru representa mais uma importante intervenção, que faz parte do “grande pacote de obras” do centro de Vitória.
“O pacote inclui, ainda, a reforma do Mercado da Capixaba, reforma do Mucane, restauração do Residencial Santa Cecília e a construção da Escolas São Vicente de Paula, valorizando nossa história e cultura”.
Leia mais
Cidades do ES entre as que mais tiveram chuva nas últimas 24 horas no País
Árvore “assassina de abelhas” vai ser proibida em cidades do ES
Saiba mais sobre a obra
Restauro
As obras de restauro do viaduto Caramuru, no centro de Vitória, têm previsão de serem finalizadas até setembro, no aniversário de Vitória.
Elas incluem a manutenção e recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto do viaduto.
Estrutura
Tem 40 metros de comprimento e largura média de 8,4 metros.
tem como modelo estrutural duas cabeceiras e três apoios intermediários. No total, são quatro vãos de aproximadamente 10 metros.
Os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receberem tratamento anticorrosivo. Também será realizada a reconstrução do pavimento da calçada e da faixa de tráfego de veículos. Além da recuperação dos postes metálicos existentes, estão sendo implantados outros três.
Histórico
A rua Caramuru é parte importante da história da cidade de Vitória. Inicialmente denominada rua do Fogo, a atual Caramuru foi palco de uma batalha entre locais e invasores holandeses, em que os últimos foram expulsos.
Em 1872, a rua do Fogo veio a ser nomeada rua Caramuru.
No início da década de 1930, a rua, que então era uma viela, foi substituída por uma rua de 15 metros de largura, dando acesso à Cidade Alta. Para tanto, casas antigas foram demolidas no local da rua, sendo antes desapropriadas amigavelmente.
O Viaduto foi construído no governo Florentino Avidos (1924-1928).
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Leia mais
Justiça aplica punição máxima para vizinhos que não cumprem regras
Comentários