X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novo estudo mostra poder da pipoca para a saúde

Pesquisa feita por universidade americana apontou que o consumo de grãos integrais ajuda a evitar a demência


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo estudo mostra poder da pipoca para a saúde
A nutricionista Juliana Tinelli não recomenda pipoca industrializada e preparada no micro-ondas |  Foto: Fábio Nunes/AT

Quem gosta de pipoca pode comemorar! Um estudo da Universidade Rush, dos Estados Unidos, apontou que o consumo dela pode ajudar a evitar a demência.

Ao longo de seis anos, a pesquisa acompanhou 3.300 pessoas e descobriu que aquelas que comiam diariamente 90 gramas ou mais de grãos integrais, como pipoca, tiveram uma redução cognitiva menor em relação aos participantes que não faziam o consumo.

Leia mais notícias de Cidades aqui

Cereais integrais e quinoa também têm o mesmo efeito positivo. Para os pesquisadores, o benefício está relacionado a como os grãos integrais ajudam a promover um intestino saudável e também a regular o açúcar no sangue.

A nutricionista Juliana Tinelli explicou que o açúcar gera um processo chamado glicação (união de uma molécula de proteína a uma de glicose) e inflamação, e isso poderia ser capaz de despertar o Alzheimer em pessoas que já são predispostas geneticamente.

Fibras

Junto com a afirmação da pesquisa da Universidade Rush, a nutricionista e colunista de A Tribuna Gabriela Rebello também citou outros pontos positivos do consumo de grãos integrais.

“Eles fornecem muitas fibras para o organismo, além de outros nutrientes, sendo muito nutritivos; ajudam na perda de peso, na diminuição do colesterol e na prevenção de alguns tipos de câncer”, comentou.

Sobre a pipoca, Juliana ressaltou que a pesquisa enfatiza o consumo desse alimento com pouco sal e sem manteiga. “Nada de pipoca industrializada e preparada no micro-ondas”.

“A pipoca de micro-ondas não é nem um pouco recomendada. Ela é um produto com uma quantidade de sódio muito grande, tem muitos aditivos químicos, gordura hidrogenada e gordura trans. Nem de longe é indicada”, completou Rayanne Pimentel, nutricionista.

Para a preparação, ela comentou que deve ser feita na panela, com azeite ou manteiga.

“Se for um milho orgânico, melhor ainda. Algo que aumenta a qualidade nutritiva é usar um tempero: colocar cúrcuma para cozinhar ou alecrim na manteiga. Na hora de salgar, não colocar grande quantidade de sal, evitar temperos prontos e leite condensado”.

Fique por dentro 

Pesquisa

  • Ao longo de seis anos, uma pesquisa da Universidade Rush, nos Estados Unidos, acompanhou 3.300 pessoas e descobriu que aquelas que comiam diariamente 90 gramas ou mais de grãos integrais, cereais integrais e quinoa, tiveram uma redução cognitiva menor em relação aos participantes que não faziam o consumo. Eles eram até 8,5 anos mais jovens cognitivamente.
  • A média de idade dos participantes era de 75 anos e eles não sofriam demência.
  • Os estudiosos também informaram que os participantes negros tinham mais probabilidades de comer uma quantidade maior de grão integral do que os participantes brancos.
  • Mais Atenção: a pipoca observada como benéfica pelo estudo é aquela feita em panela.
  • As de micro-ondas são contraindicadas para consumo por terem grandes quantidades de sódio e gordura trans. Há pesquisas realizadas que apontam que esse tipo de pipoca pode provocar Alzheimer.
  • Para a preparação correta do alimento, a nutricionista Rayanne Pimentel deu algumas dicas: deve ser feita com azeite ou manteiga, na panela, junto ao milho. É interessante utilizar cúrcuma para cozinhar e alecrim na manteiga.
Imagem ilustrativa da imagem Novo estudo mostra poder da pipoca para a saúde
Opinião |  Foto: Reprodução jornal A Tribuna

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: