Novas restaurações para “reviver” centro de Vitória
Prédios como Mercado da Capixaba, Hotel Majestic e Saldanha da Gama, além do viaduto Caramuru, estão sendo recuperados
Escute essa reportagem
Região da capital reconhecida por construções antigas e prédios históricos, o centro de Vitória tem passado por obras de restauração que prometem trazer novo vigor ao bairro.
Um dos projetos é a Casa Ayalon, que ficará sediada no antigo Hotel Majestic. O espaço está sob responsabilidade da entidade judaica Alef Bet, que, em 2019, conseguiu o direito de administrar o local por cerca de 20 anos, por meio de um edital do governo do Estado.
As funcionárias da entidade Anna Catharina Izoton e Berta Tenório Costa da Silva explicam que o nome da instituição significa “carvalho”, uma árvore forte e grande que serve de abrigo.
“Um espaço que já serviu de abrigo para muitas pessoas continuará a servir, de outra forma. Existe uma demanda grande para os nossos projetos. As pessoas precisam de oportunidades e novas perspectivas de vida”, disse Anna Catharina.
No espaço, serão três auditórios, 11 salas multiuso, sala de informática, sala de vídeo, biblioteca e cozinha comunitária. Até o momento, o primeiro pavimento, que é a cozinha, já foi reformado.
São servidas 140 refeições por dia a idosos cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e identificados pelo serviço social da entidade.
Além disso, a instituição, que já funciona em outros espaços, espera concentrar no novo ambiente a oferta de ensino musical, que atualmente atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, prioritariamente da rede municipal e estadual.
Aulas de culinária, fotografia, costura e artes plásticas também estão no radar. Além do antigo hotel, o viaduto Caramuru e o Mercado da Capixaba, ambos projetos da Prefeitura de Vitória, também passam por obras de restauro.
O primeiro terá a estrutura, a faixa para veículos e a calçada reconstruídas, com previsão de entrega para dezembro deste ano.
Já o famoso mercado abrigará lojas de livros, artesanatos e produtos agrícolas, além da realização de eventos, como shows e exposições.
Espera por mais investimentos
Nascida e criada no centro de Vitória, a aposentada Rita Quinamor, de 72 anos, tem a experiência de sete décadas no bairro.
Filha de comerciantes, a aposentada lamenta a situação do comércio local e espera por mais investimentos na região.
“Tivemos o fechamento de lojas recentemente, e o comércio não anda tão bem nas vendas. Eu me pergunto: se continuar desse jeito, o que vai ser do nosso Centro?”, questionou.
Leia mais
FOTO | Carro pega fogo próximo a shopping de Vitória
Walking Football: conheça a nova modalidade de futebol para idosos no ES
As obras
Mercado da Capixaba
Obra de restauração do mercado prevê um novo projeto viário para a rua Arariboia, com conversão do trânsito de veículos para pedestres e ciclistas.
As lojas serão ocupadas com o comércio de artesanato, livros, produtos agrícolas locais, entre outros.
A expectativa é de que o espaço também seja aproveitado para a realização de eventos, como shows e exposições.
Investimento: R$ 8.990.999,99.
Prazo de conclusão: Primeiro semestre de 2024.
Saldanha da Gama
O prédio do antigo Clube Saldanha da Gama já conta com o café e restaurante Bistrô Saldanha e a cervejaria Casa 107 aberta aos clientes.
Esta parte da obra, de responsabilidade do governo do Estado, foi entregue no ano passado.
As Próximas etapas incluem a transferência da Secretaria de Estado do Turismo para o edifício, no último pavimento do prédio, e a construção de um memorial histórico. O espaço contará a história do Forte São João e do Clube Saldanha da Gama.
Viaduto Caramuru
A estrutura de 40 metros de comprimento e mais de 8 metros de largura será restaurada pela Prefeitura de Vitória.
Adornos, postes, muro de arrimo e o pavimento de concreto do viaduto serão recuperados.
Os trilhos serão mantidos e recuperados, enquanto a calçada e a faixa para veículos serão reconstruídas.
No total, serão quatro vãos de aproximadamente 10 metros.
Investimento: R$ 841 mil.
Prazo de conclusão: Até dezembro deste ano.
Antigo Hotel Majestic/Casa Ayalon
Espaço contará com atividades culturais e educativas onde funcionava o antigo Hotel Majestic.
O projeto inclui a criação de três auditórios, 11 salas multiuso, sala de informática, sala de vídeo, biblioteca e cozinha comunitária.
O novo ambiente concentrará oficinas e aulas gratuitas, como de ensino musical, culinária, fotografia, costura e artes plásticas.
A Cozinha comunitária já funciona no primeiro pavimento, ofertando 140 refeições gratuitas por dia a idosos cadastrados.
A Entidade está em fase de captação de recursos para dar seguimento às novas intervenções no prédio.
Ainda não há prazo de conclusão das obras.
Fontes: Governo do Estado, Prefeitura de Vitória e Alef Bet.
Leia mais
Idosos voltam à sala de aula para aprender sobre celular no ES
Comentários