Nova tecnologia vai alertar sobre temporais
Uma das cidades brasileiras onde o novo sistema será testado, no próximo sábado, será Cachoeiro de Itapemirim
Escute essa reportagem
Um novo tipo de alerta do governo federal para avisar sobre previsões de emergências climáticas, como tempestades e deslizamentos, será testado em nove municípios brasileiros. Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, está entre as cidades escolhidas para o teste. Ele está previsto para ser realizado no próximo sábado (10), às 15h50.
O “Defesa Civil Alerta”, como foi batizado, vai emitir uma mensagem de texto juntamente com um sinal sonoro e de vibração. A ideia é alertar a população de maneira objetiva para que ela saiba como proceder em situações de desastre.
O tenente-coronel Benício Ferrari, coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, explica que essa ferramenta será complementar às outras já existentes, e funcionará por meio da tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens para vários usuários de telefonia móvel ao mesmo tempo, em uma área específica.
“Hoje o alerta por SMS depende de um cadastro prévio do usuário, onde o alerta chega conforme o CEP cadastrado. Nesse novo modelo, não é necessário cadastro e a pessoa vai receber o alerta conforme sua localização”.
Sinal
Benício Ferrari também falou sobre o sinal para recebimento da mensagem.
“O comando será emitido para a torre de telefonia daquela localidade e todos os aparelhos que recebem sinal da torre serão notificados imediatamente”.
Ele explica que o alerta chegará mesmo que o usuário esteja sem sinal da operadora ou sem internet móvel. “Todas as operadoras fazem parte desse sistema. Então, mesmo que eu esteja sem sinal da minha operadora, tendo sinal de alguma outra, mesmo não sendo a minha, eu vou receber o alerta”.
O coordenador complementa, ressaltando que o sinal só não chegará aos aparelhos que estiverem em “modo avião” ou desligado.
“Caso o usuário esteja em uma localidade onde não exista nenhuma torre telefônica e nenhum sinal de nenhuma operadora, ele também não vai receber o alerta. Mas, estando com algum sinal ativo, mesmo sem internet, ele receberá o aviso”.
Fique por dentro
- Defesa Civil Alerta
É a nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, cuja implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É executada pelas prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).
- Cell Broadcast
A ferramenta funciona com a tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens para vários usuários de telefonia móvel ao mesmo tempo, em uma área específica.
Em vez de enviar mensagens individualmente a cada telefone, o Cell Broadcast envia para todas as células (torres de celular) em uma área determinada, e esses celulares recebem a mensagem simultaneamente.
Os usuários vão receber mensagens de texto, em formato de pop-up, sobreposto ao conteúdo que esteja sendo acessado.
A mensagem poderá acionar um sinal sonoro no celular, mesmo se estiver em modo silencioso.
Não será necessário o cadastro prévio dos usuários, nem a indicação de um CEP.
Serão enviados os alertas de emergência para todos os celulares que estiverem na região em risco, mapeada pela Defesa Civil.
Recebimento instantâneo por todos os usuários da região, diferentemente do SMS, que requer um tempo de transmissão.
- Alerta em Cachoeiro
A cidade está entre as nove escolhidas nacionalmente para receber o teste da ferramenta.
O teste acontecerá neste sábado, às 15h50, quando os moradores da cidade receberão o alerta nos smartphones, com a mensagem de texto “Defesa Civil: demonstração do novo sistema de alerta de emergência em Cachoeiro de Itapemirim/ES. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”
Comentários