X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova lancha do Aquaviário com 2 andares e vista panorâmica

Catamarã “Morro do Moreno” recebe últimos ajustes na Bahia e aguarda fim de trâmite para chegar ao Espírito Santo em breve


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nova lancha do Aquaviário com 2 andares e vista panorâmica
Sistema aquaviário vem registrando alta demanda: nova embarcação vai ampliar capacidade em até 30% |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Dez meses após o início do funcionamento, o Sistema Aquaviário vai ganhar reforços em breve. Com quase tudo pronto para vir para o Estado, a nova embarcação terá dois andares, espaço para 120 pessoas, ar-condicionado e um “andar” superior com vista panorâmica.

Batizada de “Morro do Moreno”, a nova lancha, modelo catamarã (de casco duplo), fará viagens entre as estações da Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a nova embarcação está pronta na Bahia, mas ainda passa por trâmites com as autoridades marítimas para vir para o Espírito Santo. A data para a chegada, porém, não foi revelada.

“Tem alguns ajustes na embarcação que estão sendo feitos, por exigência, que esperamos concluir nos próximos dias. Após a chegada ao Estado, ainda vai passar por nova inspeção, outras adequações e plotagem, além dos trâmites para liberação e testes antes de começar a operar”, informou.

Ele adiantou que a quarta lancha do aquaviário é “ double deck”, ou seja, a primeira com dois andares. “Apesar de ser maior, assim como as outras, ela terá ar-condicionado e banheiro. Também tem cobertura nos dois andares, mas, por ter a parte superior mais aberta, acaba ganhando um apelo turístico diferenciado, permitindo uma maior contemplação.”

Por ser mais alta, não irá até a estação de Porto de Santana, em Cariacica, já que não será possível para passar por baixo das Cinco Pontes, acrescentou o secretário.

Reforço

Além dos dois andares, a embarcação vai permitir ampliar em 30% a capacidade do Sistema, frisou Damasceno. “Com a chegada, vamos ter quatro embarcações, sendo uma reserva e três em operação. Então, aquela terceira linha, que hoje funciona só aos finais de semana – entre a Prainha e Porto de Santana –, vai passar a ser operada a semana toda, com aumento no número de viagens.”

Nos finais de semana e em horários de pico, as estações chegam a registrar filas por causa da alta procura pelo serviço.

O que vem por aí no aquaviário

Nova embarcação

Chamada de “Morro do Moreno”, a nova embarcação do Sistema Aquaviário deve chegar em breve ao Estado. Segundo o governo, ela passa pelos últimos ajustes na Bahia. Ainda não há data definida para operar.

A nova lancha é um catamarã (casco duplo), com duble deck, ou seja, dois andares.

Além de espaço para 120 passageiros, ar-condicionado e banheiros, terá uma parte superior mais “aberta”, permitindo a contemplação da baía pelos passageiros.

Fará viagens entre a Praça do Papa, Vitória, e a Prainha, Vila Velha.

Reforço nas viagens

A nova embarcação ainda deve ampliar em 30% o número de viagens do Sistema, que passará a ter quatro lanchas (três em operação e uma reserva).

Com a chegada, a linha entre Porto de Santana, Cariacica, e a Prainha, em Vila Velha – que hoje só funciona aos fins de semana –, passará a operar todos os dias.

Novas estações

Outro ponto em estudo pelo Estado é a ampliação no número de estações. O governo está finalizando o anteprojeto de três novas estações em Vitória: no antigo terminal Dom Bosco, em frente à Praça Pio XII (Centro) e na rodoviária.

A ideia é na próxima etapa do Sistema licitar, juntas, as três novas estações. Dessa forma, a baía de Vitória funcionaria como uma avenida e as seis estações seriam como os pontos de ônibus.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: