X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova Carteira de Identidade vai ser menor e terá número de CPF e CNH. Conheça


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nova Carteira de Identidade vai ser menor e terá número de CPF e CNH. Conheça
Além do RG e CPF, novo modelo terá os números da CNH, Carteira de Trabalho, do Título Eleitoral, do Certificado Militar, além do tipo sanguíneo |  Foto: Divulgação

Um novo modelo da Carteira de Identidade, também conhecida como RG (Registro Geral), será adotado no Estado a partir do dia 1º de março de 2021, data em que se torna obrigatório. Há expectativa, porém, de que o novo documento comece a ser feito antes mesmo do prazo, de acordo com a Polícia Civil.

O preço para a emissão do novo modelo da Carteira de Identidade, que já está sendo implantado em todo o País, vai ser de R$ 59,64.

Responsável pelos documentos, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), afirmou que está preparada para disponibilizar o documento com as mudanças entre janeiro e fevereiro do próximo ano e que os trabalhos já estão em fase final.

Com as alterações, além dos números de RG e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o documento vai abrigar os números da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Carteira de Trabalho, do Título Eleitoral, do Certificado Militar e o tipo sanguíneo.

O tamanho do documento também muda e passa a ser menor, semelhante ao da CNH. A mudança permitirá ainda incluir no campo de observações se o cidadão possui alguma doença ou alergia.

Além disso, a nova identidade vai exibir, em ícones próximo ao cabeçalho, se o cidadão possui algum tipo de deficiência, como cegueira ou surdez, por exemplo.

De acordo com o perito oficial criminal do Departamento de Identificação da Polícia Civil, Jorge Valentin, o objetivo da criação do novo documento é facilitar a vida das pessoas.

“É questão de cidadania. A pessoa agora não vai mais precisar carregar vários documentos. O tamanho também diminuiu, para caber na carteira. Antes, as dimensões não permitiam”, explicou Jorge.

Grande Vitória

Em Vitória, os moradores podem emitir o documento em dois locais: na Casa do Cidadão, em Maruípe, ou na Assembleia Legislativa (Ales), na Enseada do Suá.

Em Vila Velha, a emissão da Carteira de Identidade pode ser feita no Shopping Boulevard. Em Cariacica, os moradores devem procurar o Faça Fácil.

Na Serra, o documento pode ser emitido no Pró-Cidadão. Em Viana, os moradores conseguem fazer a Identidade no Centro Integrado de Cidadania.

Já em Guarapari, o documento é feito na Delegacia Regional do município.


Novidades

  • A nova Carteira de Identidade vai abrigar outros documentos, como a CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, tipo sanguíneo e outros.
  • Doenças, deficiências e alergias também vão constar no documento.
  • O valor para emitir o novo documento é de R$ 59,64.
  • Nome social, dos pais biológicos e adotivos também vão aparecer no documento.
  • A Polícia Civil pretende começar a emissão entre janeiro e fevereiro.

Fonte: Polícia Civil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: