Nova Carteira de Identidade vai ser menor e terá número de CPF e CNH. Conheça
Escute essa reportagem

Um novo modelo da Carteira de Identidade, também conhecida como RG (Registro Geral), será adotado no Estado a partir do dia 1º de março de 2021, data em que se torna obrigatório. Há expectativa, porém, de que o novo documento comece a ser feito antes mesmo do prazo, de acordo com a Polícia Civil.
O preço para a emissão do novo modelo da Carteira de Identidade, que já está sendo implantado em todo o País, vai ser de R$ 59,64.
Responsável pelos documentos, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), afirmou que está preparada para disponibilizar o documento com as mudanças entre janeiro e fevereiro do próximo ano e que os trabalhos já estão em fase final.
Com as alterações, além dos números de RG e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o documento vai abrigar os números da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Carteira de Trabalho, do Título Eleitoral, do Certificado Militar e o tipo sanguíneo.
O tamanho do documento também muda e passa a ser menor, semelhante ao da CNH. A mudança permitirá ainda incluir no campo de observações se o cidadão possui alguma doença ou alergia.
Além disso, a nova identidade vai exibir, em ícones próximo ao cabeçalho, se o cidadão possui algum tipo de deficiência, como cegueira ou surdez, por exemplo.
De acordo com o perito oficial criminal do Departamento de Identificação da Polícia Civil, Jorge Valentin, o objetivo da criação do novo documento é facilitar a vida das pessoas.
“É questão de cidadania. A pessoa agora não vai mais precisar carregar vários documentos. O tamanho também diminuiu, para caber na carteira. Antes, as dimensões não permitiam”, explicou Jorge.
Grande Vitória
Em Vitória, os moradores podem emitir o documento em dois locais: na Casa do Cidadão, em Maruípe, ou na Assembleia Legislativa (Ales), na Enseada do Suá.
Em Vila Velha, a emissão da Carteira de Identidade pode ser feita no Shopping Boulevard. Em Cariacica, os moradores devem procurar o Faça Fácil.
Na Serra, o documento pode ser emitido no Pró-Cidadão. Em Viana, os moradores conseguem fazer a Identidade no Centro Integrado de Cidadania.
Já em Guarapari, o documento é feito na Delegacia Regional do município.
Novidades
- A nova Carteira de Identidade vai abrigar outros documentos, como a CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, tipo sanguíneo e outros.
- Doenças, deficiências e alergias também vão constar no documento.
- O valor para emitir o novo documento é de R$ 59,64.
- Nome social, dos pais biológicos e adotivos também vão aparecer no documento.
- A Polícia Civil pretende começar a emissão entre janeiro e fevereiro.
Fonte: Polícia Civil.
Comentários