"Não existe movimento de lideranças criminosas do RJ para o ES", afirma Casagrande
Governador do Estado tranquilizou população capixaba em evento com a imprensa na manhã desta quinta-feira (30)
 
	O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, tranquilizou a população capixaba, na manhã desta quinta-feira (30), sobre a possiblidade de criminosos do Rio de Janeiro cruzarem a divisa e buscarem exílio do Estado após a megaoperação realizada nos Complexos da Penha e do Alemão na última quarta-feira (28). Em coletiva de imprensa, Casagrande afirmou que "não existe movimento de lideranças criminosas de lá para cá".
O governador explicou que todas as forças de segurança do Estado estão avaliando a repercussão da megaoperação. "Nossas inteligências estão integradas e estamos acompanhando todas as repercussões desde o início", disse.
Para Casagrande, a possibilidade de criminosos cariocas fugirem para o Espírito Santo é baixa, já que a chance de ocorreram prisões em território capixaba é alta. "Todos os que vêm para cá são presas fáceis, são alcançadas. Então, nós sabemos que eles não se derrubam para cá, porque aqui a chance de eles serem alcançados é muito grande", afirmou.
Plano de contingência
Mesmo com confiança no trabalho das forças de segurança, o governador afirmou que há um plano em ação, com monitoramento de rodovias, uso de tecnologia aplicada, barreiras da Polícia Militar, para preparar os serviços de inteligência para os cenários possíveis.
"Estamos usando o controle tecnológico e a troca de informações, para a gente monitorar os líderes do crime e das organizações criminosas capixabas que estão lá no Rio de Janeiro, monitorar se tem algum movimento deles para voltar para o Estado, isso a tecnologia faz com mais eficiência. Mas, de qualquer maneira, as barreiras físicas também estão na divisa, nós estamos também com essa orientação para a nossa polícia e estamos com essa colaboração da Polícia Rodoviária Federal", explicou.
O plano, formulado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foi apresentado nesta quinta-feira (30) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O objetivo é criar um fluxo de informações de inteligência entre todas as agências federais e estaduais, com o intuito de identificar possíveis fugas para o Espírito Santo, tanto de criminosos que atuam no Rio de Janeiro quanto de indivíduos do Estado que estejam escondidos em território fluminense e tenham intenção de retornar.
"Estamos usando muita inteligência, usando muita tecnologia, fazendo operações cirúrgicas para prender as lideranças do crime, e trabalho social, isso está produzido e feito. O Espírito Santo está mostrando que o jeito de fazer segurança é esse, poder proteger e preservar a vida de todo mundo, especialmente das pessoas que estão nas comunidades", reafirmou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
											
                                            
Comentários