Municípios reforçam equipes para atender pacientes com dengue no ES
Na Serra, o combate à dengue está sendo intensificado por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e no reforço à assistência aos pacientes
Escute essa reportagem
"Estamos enfrentando um período epidêmico da dengue, com uma explosão de casos. É uma doença evitável, mas que mata. O que evita gravidade e óbito é a hidratação. Se tiver sintomas, como dor no corpo, febre, dor no olho e dor abdominal, por exemplo, procure o ponto de hidratação".
O alerta foi feito na terça-feira (7) por Bernadete Coelho Xavier, secretária de Saúde da Serra, um dos municípios que conta com pontos de hidratação para tratar da doença.
Na Serra, os trabalhos de combate à dengue estão sendo intensificados por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e no reforço à assistência aos pacientes sintomáticos.
No Carnaval, foram criados pontos de hidratação em Boa Vista, só nos três dias, e Feu Rosa. “Nós estamos também com outro ponto de hidratação na Regional de Jacaraípe e na segunda-feira (6), abrimos mais um ponto de hidratação no prédio da extinta Maternidade de Carapina para pacientes com a doença".
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, no prédio da extinta Maternidade de Carapina, localizada ao lado do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, por livre demanda.
O serviço seguirá o protocolo, que inclui atendimento médico ou do enfermeiro e, havendo necessidade, serão realizados exames clínicos e laboratorial. Se for preciso, o paciente será medicado e hidratado.
A secretária acrescenta que o município acompanha o avanço de caso e, se necessário, abrirá alguns pontos aos finais de semana.
Em Vitória, o morador que apresentar sintomas da doença pode buscar atendimento em umas das 29 unidades de saúde e nos dois prontos atendimentos.
Na capital, três unidades de referência foram reforçadas com equipamentos e profissionais para atender pacientes com suspeita. "Uma sala de hidratação foi montada na unidade de saúde de Maruípe e, está em andamento, a montagem nas unidades de Conquista e Santo Antônio. Elas funcionam todos os dias, das 7 às 19 horas", disse a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.
Cariacica, como destaca o secretário de Saúde, César Colnago, conta com a mega-ação de combate à dengue nos locais de maior incidência de notificações.
Segundo ele, cerca de 100 servidores estão envolvidos no trabalho para orientar a população sobre as medidas de monitoramento do Aedes aegypti e intensificar ações de controle do mosquito.
Os pontos de hidratação são nos PAs do Trevo de Alto Lage, Nova Rosa da Penha I, Bela Vista e Flexal. “Até a próxima semana, vamos abrir mais oito pontos: Valparaíso, Bela Aurora, Itaquari, Flexal, São Francisco, Rio Marinho, Santa Fé e Santa Bárbara”, disse o secretário.
Onde procurar ajuda na rede pública
Vitória
- Neste ano, foram notificados 4.961 casos de dengue. O morador que apresentar sintomas pode buscar atendimento em umas das 29 unidades de saúde e nos dois prontos atendimentos do município.
- três unidades de referência foram reforçadas com equipamentos e profissionais para atender pacientes com suspeita de dengue.
- Uma sala de hidratação foi montada na unidade de saúde de Maruípe, e está em andamento a montagem nas unidades de Conquista e Santo Antônio.
Serra
- Os trabalhos estão sendo intensificados por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti ou no reforço à assistência aos pacientes com sintomas.
- Na última segunda-feira, o município abriu mais um ponto de hidratação. O atendimento será de segunda a sexta-feira, no prédio da extinta Maternidade de Carapina, localizada ao lado do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, por livre demanda.
- Essa força-tarefa, que busca reduzir o número de casos da doença, começou no Carnaval. Desde 20 de fevereiro, a Unidade Regional de Feu Rosa oferece esse serviço, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Não há necessidade de agendar.
- Agora, na Unidade Regional de Novo Horizonte também foi montado um posto de cuidados voltados aos pacientes com sintomas de dengue, seguindo os mesmos critérios dos demais pontos de assistência.
- Em Novo Horizonte, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Cariacica
- De janeiro até agora, foram notificados 2.265 casos, uma morte de um jovem de 25 anos confirmado e dois casos sendo investigados.
- O município realiza uma mega-ação de combate à dengue nos locais de maior incidência de notificações, que inclui frentes, como orientação, limpeza e reforço nos atendimentos.
- Pelo cronograma, Castelo Branco recebe os serviços hoje. Amanhã será a vez de Cariacica-Sede e, na sexta-feira, em Jardim América.
- Há Pontos de hidratação nos PAs do Trevo de Alto Lage, Nova Rosa da Penha I, Bela Vista e Flexal.
- Oito novos pontos de hidratação nas unidades estão sendo estruturados e até a próxima semana devem começar a atender os pacientes. São eles: Valparaíso, Bela Aurora, Itaquari, Flexal, São Francisco, Rio Marinho, Santa Fé e Santa Bárbara.
Vila Velha
- O município disse que as equipes de Vigilância Ambiental trabalham ativamente para o controle e combate à dengue. Neste ano, foram notificados 1.655 casos da doença, até o momento sem registro de morte.
- As unidades de Saúde, de Pronto Atendimento (PA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), segundo o município, estão preparadas para receber as pessoas com suspeita de dengue.
Viana
- Foram registrados 338 casos suspeitos de dengue, sem internação ou morte. Entre as ações adotadas, está a busca ativa realizada pelos agentes de endemias.
- Outras estratégias estão em prática em todos os bairros, como mutirões de limpeza em áreas públicas.
Fonte: Municípios citados.
Leia mais
Dengue já matou nove no ES e médicos explicam quando procurar ajuda
Sorotipo 2 da dengue é encontrado no ES pela primeira vez desde 2019
Comentários