Morre aos 101 anos um dos últimos ex-combatentes do ES na Segunda Guerra
Domingos Bertolini ingressou nas Forças Armadas aos 22 anos

Nascido em Duas Bocas, em Ibiraçu, Domingos Bertolini, um dos últimos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial residentes no Espírito Santo, morreu aos 101 anos em Fundão, município onde viveu por mais de sete décadas, formou família e construiu sua história.
Após deixar o Exército Brasileiro, trabalhou com o pai e os irmãos na lavoura. Mais tarde, tornou-se comerciante ao lado do irmão mais novo, Antônio Demuner Bertolini, atividade à qual se dedicou por mais de cinquenta anos.
A morte foi confirmada pelo 38º Batalhão de Infantaria, que prestou homenagem ao veterano pelas redes sociais na última terça-feira (9), dia do falecimento. Em nota, a corporação manifestou solidariedade: “O comandante e os integrantes do 38º Batalhão prestam seus sinceros pêsames e apoio aos familiares e amigos enlutados do militar”.
Em Fundão, onde residiu, Bertolini foi comerciante por mais de meio século. Em 2023 recebeu uma moção de aplauso da Câmara Municipal em reconhecimento à sua trajetória no Exército e à contribuição ao comércio local.
Ingressou nas Forças Armadas aos 22 anos. Após a baixa, retornou ao trabalho no campo, mas logo se estabeleceu no comércio ao lado do irmão Antônio, com negócios de bar, padaria e venda de secos e molhados.
Em fevereiro de 2022, foi um dos personagens da reportagem especial do jornal A Tribuna, intitulada “Lembranças e histórias de uma guerra mundial”, ao lado de outros ex-combatentes capixabas. Na ocasião, relembrou os dias de serviço durante a Segunda Guerra Mundial, conflito que durou de 1939 a 1945. Diferente de dois colegas, não chegou a embarcar para o exterior. Sua missão foi proteger o litoral capixaba.
“Ficava vigiando a costa. Passei um período acampado no Morro do Moreno, atento a uma possível invasão”, contou o ex-soldado.
O sepultamento de Domingos Bertolini ocorreu na quarta-feira (10), no cemitério municipal de Fundão, sob homenagens de familiares, amigos e representantes do Exército.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários