Mergulhão vai eliminar semáforos e reduzir o tempo das viagens em Camburi
Obra pretende eliminar a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Michelini, em Vitória
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Na Semana Nacional do Trânsito, foi dado o sinal verde para as obras do mergulhão de Camburi, que vai extinguir os semáforos nos locais da intervenção e reduzir o tempo nas viagens.
Na presença de lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais, o prefeito Lorenzo Pazolini lançou ontem o edital para a contratação do que ele classifica como a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana.
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A obra, que elimina a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Michelini, vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos.
Estudo feito pela Secretaria de Obras aponta que a velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33 km/h com os dois mergulhões.
A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, e acrescenta duas passagens inferiores (mergulhão 1 e mergulhão 2, com até seis metros de profundidade) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini.
Assim, as duas pistas que irão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia. A outra será no sentido oposto, ou seja, praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.
“Essa obra será contratada com recursos próprios, sem empréstimos ou convênios. São R$ 92,2 milhões disponíveis para elaboração dos projetos, orçamentos e execução das obras do mergulhão”, disse o prefeito.
A ordem de serviço será assinada até 15 de dezembro e a previsão é de que a obra seja concluída após 30 meses.
“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Michelini não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
Paralelo a isso, será feito um estudo sobre possíveis mudanças nos acessos para Jardim Camburi.
Por exemplo, a rua Carlos Martins poderá ser transformada em uma via somente para saída do bairro. Já a entrada, poderá ser remanejada para outra rua.
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Sentidos de circulação
A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação hoje existentes e introduz duas passagens inferiores (mergulhão 1 e mergulhão 2), que irão permitir o fluxo de veículos sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini.
Cruzamentos
A passagem inferior 1 resolve o cruzamento do fluxo vindo da BR-101 (Bairro de Fátima, Serra) sentido Tubarão.
Já a passagem inferior 2 soluciona o cruzamento do fluxo de Jardim da Penha sentido BR-101.
Avenida Dante Michelini
Seguirá no mesmo nível em ambos os sentidos. As duas pistas que vão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia.
A outra será no sentido praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.
Detalhe: todas as pistas vão ter três faixas de rolamento, sendo três em cada sentido da avenida.
Redução de tempo
O mergulhão vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos.
Empresa vencedora
A empresa que vencer a licitação terá de planejar e executar as obras mantendo a circulação viária e a mobilidade de pedestres e ciclistas.
Não poderá haver interrupção de qualquer serviço público sob concessão, como água, energia, gás, fibra ótica, internet e telefonia.
Prazo
Com a publicação do edital, as empresas têm um prazo de 60 dias úteis, ou seja, cerca de 90 corridos, para analisarem o anteprojeto e participarem da concorrência.
A previsão é que a ordem de serviço seja assinada até 15 de dezembro e a obra concluída após 30 meses.
Lençol freático
Pensando em preservar a paisagem, o município optou pelo mergulhão e não por viadutos. Mas a obra é complexa: o terreno é arenoso, conta com lençol freático, por exemplo.
Lembrando que a pista do mergulhão vai passar cerca de seis metros abaixo do nível da Dante Michelini, o que requer soluções de drenagem para evitar alagamentos.
Uma solução é a construção de uma estação de bombeamento para ser acionada, se necessário for, em dias de chuvas volumosas.
Outros mergulhões
Além do Mergulhão de Camburi, com intervenção considerada mais urgente, o município faz estudos de outros mergulhões nos cruzamentos das avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader e Reta da Penha e Rio Branco.
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