X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mergulhão vai eliminar semáforos e reduzir o tempo das viagens em Camburi

Obra pretende eliminar a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Michelini, em Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mergulhão vai eliminar semáforos e reduzir o tempo das viagens em Camburi
Com os dois mergulhões, tempo de travessia do cruzamento, hoje de 55 a 88 segundos, vai para até 10 segundos |  Foto: Divulgação / PMV

Na Semana Nacional do Trânsito, foi dado o sinal verde para as obras do mergulhão de Camburi, que vai extinguir os semáforos nos locais da intervenção e reduzir o tempo nas viagens.

Na presença de lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais, o prefeito Lorenzo Pazolini lançou ontem o edital para a contratação do que ele classifica como a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui

A obra, que elimina a retenção de veículos no cruzamento da Norte-Sul com a avenida Dante Michelini, vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos.

Estudo feito pela Secretaria de Obras aponta que a velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33 km/h com os dois mergulhões.

A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes em três faixas, e acrescenta duas passagens inferiores (mergulhão 1 e mergulhão 2, com até seis metros de profundidade) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini.

Assim, as duas pistas que irão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia. A outra será no sentido oposto, ou seja, praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.

“Essa obra será contratada com recursos próprios, sem empréstimos ou convênios. São R$ 92,2 milhões disponíveis para elaboração dos projetos, orçamentos e execução das obras do mergulhão”, disse o prefeito.

Imagem ilustrativa da imagem Mergulhão vai eliminar semáforos e reduzir o tempo das viagens em Camburi
Mergulhão será construído para entrar e sair do bairro Jardim Camburi, em Vitória |  Foto: Divulgação / PMV

A ordem de serviço será assinada até 15 de dezembro e a previsão é de que a obra seja concluída após 30 meses.

“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Michelini não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.

Paralelo a isso, será feito um estudo sobre possíveis mudanças nos acessos para Jardim Camburi.

Por exemplo, a rua Carlos Martins poderá ser transformada em uma via somente para saída do bairro. Já a entrada, poderá ser remanejada para outra rua.

Fique por dentro

Sentidos de circulação

A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação hoje existentes e introduz duas passagens inferiores (mergulhão 1 e mergulhão 2), que irão permitir o fluxo de veículos sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini.

Cruzamentos

A passagem inferior 1 resolve o cruzamento do fluxo vindo da BR-101 (Bairro de Fátima, Serra) sentido Tubarão.

Já a passagem inferior 2 soluciona o cruzamento do fluxo de Jardim da Penha sentido BR-101.

Avenida Dante Michelini

Seguirá no mesmo nível em ambos os sentidos. As duas pistas que vão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia.

A outra será no sentido praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.

Detalhe: todas as pistas vão ter três faixas de rolamento, sendo três em cada sentido da avenida.

Redução de tempo

O mergulhão vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos.

Empresa vencedora

A empresa que vencer a licitação terá de planejar e executar as obras mantendo a circulação viária e a mobilidade de pedestres e ciclistas.

Não poderá haver interrupção de qualquer serviço público sob concessão, como água, energia, gás, fibra ótica, internet e telefonia.

Imagem ilustrativa da imagem Mergulhão vai eliminar semáforos e reduzir o tempo das viagens em Camburi
A obra prevê área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado |  Foto: Divulgação / PMV

Prazo

Com a publicação do edital, as empresas têm um prazo de 60 dias úteis, ou seja, cerca de 90 corridos, para analisarem o anteprojeto e participarem da concorrência.

A previsão é que a ordem de serviço seja assinada até 15 de dezembro e a obra concluída após 30 meses.

Lençol freático

Pensando em preservar a paisagem, o município optou pelo mergulhão e não por viadutos. Mas a obra é complexa: o terreno é arenoso, conta com lençol freático, por exemplo.

Lembrando que a pista do mergulhão vai passar cerca de seis metros abaixo do nível da Dante Michelini, o que requer soluções de drenagem para evitar alagamentos.

Uma solução é a construção de uma estação de bombeamento para ser acionada, se necessário for, em dias de chuvas volumosas.

Outros mergulhões

Além do Mergulhão de Camburi, com intervenção considerada mais urgente, o município faz estudos de outros mergulhões nos cruzamentos das avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader e Reta da Penha e Rio Branco.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: