Mercado da Capixaba em Vitória terá 18 lojas e música ao vivo
Espaço, que vai reabrir no segundo semestre, vai abrigar comércio de artesanato, livros e produtos vinculados à cultura capixaba
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Aguardado por mais de duas décadas, o Mercado da Capixaba, no centro de Vitória, voltará a abrir as portas no segundo semestre deste ano com muitas novidades, entre as quais 18 lojas e música ao vivo.
As lojas poderão ser ocupadas com comércio de artesanato, obras, livros e outros produtos vinculados à cultura local, produtos típicos do agronegócio do Estado, flores, souvenirs locais e nacionais e ainda estabelecimentos ligados à gastronomia, como bares, choperias, cafés, caldos de cana e restaurantes.
No entanto, no caso de música ao vivo na área externa, bem como eventos, será necessário ter alvará de autorização para assegurar que limites de poluição sonora não sejam extrapolados.
No pátio interno, a adequação deverá permitir a realização de eventos como exposições, shows e outras atividades afins.
Na última quarta-feira, a Prefeitura de Vitória apresentou o novo modelo de concessão para o Mercado da Capixaba. O evento foi realizado na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). O processo licitatório adota como critério de julgamento a maior oferta de preço.
Segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o modelo apresentado reflete o compromisso da gestão em promover a sustentabilidade, preservar o patrimônio histórico e cultural, estimular a criatividade artística, apoiar a gastronomia local e fomentar o empreendedorismo.
“Após superar desafios de engenharia, a obra do Mercado da Capixaba está 70% concluída e, agora, o foco é lançar o edital de concessão para os 18 espaços públicos ressignificados, sendo 16 módulos comerciais localizados no piso térreo, além de dois no mezanino e a área central”, disse Pazolini.
O objetivo, como ele ressaltou, é atrair empreendedores, gerar renda e empregos e revitalizar a área, destacando o valor histórico, artístico e cultural. “Acredito firmemente que neste ano iremos inaugurar o Mercado da Capixaba, que será a locomotiva de desenvolvimento do Centro”.
Uma cadeia produtiva é atraída para o entorno, como destacou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, Marcus Gregório.
“O Mercado da Capixaba é um centro gravitacional que vai trazer ao seu redor uma série de novos negócios, empreendimentos, serviços, cultura, lazer, turismo, e isso vai fazer toda uma integração benéfica para o Centro”.
Valorização
Novo Centro
Durante apresentação do novo modelo de concessão para o Mercado da Capixaba para mais de 150 pessoas, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre “um novo Centro, que volta a pulsar intensamente”.
Na ocasião, ele mostrou reportagem publicada na coluna Vem pro Centro em A Tribuna e no site Tribunaonline, que mostra novos projetos que valorizam imóveis na região.
Saiba mais
Pátio para realização de eventos
- Obras
A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em julho de 2022, período em que os projetos foram iniciados. As intervenções físicas no prédio começaram em agosto do mesmo ano.
Com 70% da obra concluída, o foco agora é lançar o edital de concessão para os 18 espaços públicos ressignificados, sendo 16 módulos comerciais localizados no piso térreo, além de dois módulos no mezanino e a área central.
A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre deste ano. O Mercado da Capixaba está localizado entre as avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel.
- Abertura para o público
O Mercado da Capixaba deve abrir as portas para a população no segundo semestre deste ano.
Nos primeiros 90 dias, a contar da assinatura do contrato, a concessionária deve garantir o funcionamento de metade do total dos módulos comerciais do mercado e, em até 180 dias, 80%.
- Área construída
O edifício do Mercado da Capixaba tem sua área total construída de aproximadamente 1.600 m, subdividida em dois blocos e um pátio central com 690 m.
A adaptação para o uso comercial e cultural deverá facilitar a ocupação de 16 lojas, com dimensões que variam de 23 m a 103 m, no térreo, além de dois módulos no mezanino e a área central.
- O que pode
As lojas poderão ser ocupadas com comércio de artesanato, obras, livros e outros produtos vinculados à cultura local, produtos típicos do agronegócio do Espírito Santo, flores, lembrancinhas locais e nacionais, e outros, inclusive estabelecimentos ligados à gastronomia, tais como bares, choperias, cafés, caldos de cana e restaurantes. No pátio interno, a adequação deverá permitir a realização de eventos como exposições, shows e outras atividades afins.
- O que não pode
Com vocação para o turismo, alguns tipos de negócio no Mercado da Capixaba estarão vedados. São eles: venda de eletroeletrônicos, venda de artigos de celulares, comércio de veículos automotores, venda de móveis e utensílios para casa que não sejam artesanais, lojas de materiais de construção, venda de brinquedos industriais, lojas de informática e acessórios, além de serviços de telefonia e internet.
Fonte: Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.
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