X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mata da Praia faz aniversário com foco na qualidade de vida

Bairro de Vitória vai completar 49 anos e moradores destacam as qualidades do lugar, que tem muita área verde e pracinhas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mata da Praia faz aniversário com foco na qualidade de vida
Maria Lúcia Dellatorre, Lenita De Nadai, Paulo Vitor Aquino e Edelza Villa Flor: comemoração |  Foto: Leone Iglesias/AT

O bairro Mata da Praia, em Vitória, vai completar 49 anos de existência no dia 03 de junho. Segundo moradores, o lugar é tranquilo e ótimo para viver. 

“Não saio daqui. É um bairro muito bom, tem pracinhas tranquilas que a minha neném se diverte muito. No geral, gosto muito do clima daqui”, disse Daniela de Melo, administradora de 43 anos, moradora há mais de duas décadas de lá. 

Leia mais sobre Cidades aqui

Pesquisas também comprovam a qualidade de vida oferecida pela Mata da Praia.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), o bairro tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano e é considerado um dos melhores lugares para se viver no País, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.  

Para a presidente da Associação de Moradores da Mata da Praia (AMMP), Maria Lúcia Dellatorre, o local é completo, pois possui quadras esportivas, posto da polícia, farmácia, supermercado, entre outros serviços. “É um bairro completo e residencial, familiar. É a melhor qualidade de vida de Vitória. Adoro morar aqui”. 

Ela também comentou sobre os parques e praças existentes por lá. “Temos cinco praças, o parque Alfonso Pastori e o parque Pedra da Cebola. Os parques são um patrimônio que a cidade tem”.

Para manter o lugar organizado, Maria Lúcia junto a outros participantes da AMMP, que também comemora aniversário nesta semana, se dedicam diariamente, trabalhando com melhorias que podem ser realizadas no bairro com o intuito de levar cada vez mais bem-estar aos moradores. 

Alguns deles são a aposentada Lenita De Nadai, a artista plástica Edelza Villa Flor Brunoro e o advogado Paulo Vitor Aquino.  

Segundo Paulo Vitor, algo importante para Mata da Praia foi o fato de o bairro ter sido planejado. “Só vejo vantagens de morar aqui, principalmente pelo fato de co bairro ter sido planejado. O miolo dele é todo residencial e o comércio está no entorno. Tudo isso foi pensando para o bem-estar dos moradores”, comentou o advogado.


programação

Festa de Aniversário

Em comemoração ao aniversário do bairro, será realizada uma festa na praça Márcio Sarmento.  

Sexta-feira

Horário: Das 19h às 23h.

Haverá apresentações musicais com Camerata Jovem Vale Música, banda da Polícia Militar, show de Graciella D' Ferraz e Banda, food trucks.

Sábado 

Horário: Das 9h às 13h

Haverá atividades lúdicas e interativas, oficina de pintura e plantio, participação do projeto Vitória da Restinga com oficinas e a presença da mascote Atena, recreação, mostra de carrinhos de rolimã, distribuição de picolés e pipoca.

Fonte: Associação dos Moradores.

Leia mais

“Bebê Japinha” faz sucesso na internet

“Tive medo de ela morrer”, diz pai de adolescente atropelada em ponto de ônibus


saiba mais sobre a história da mata da praia

Loteamento

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) informou que o local onde hoje é a Mata da Praia pertencia a Justiniano Azambuja. 

A primeira tentativa de loteamento do lugar aconteceu no ano de 1928. 

O loteamento foi retomado na década de 50, tendo como inspiração o bairro Cidade Jardim, de Belo Horizonte. Por conta disso, a Mata da Praia é um dos bairros mais arborizados da capital, apresentando dois parques municipais, o parque Alfonso Pastore e o parque Pedra da Cebola, além de  praças e alamedas. 

O projeto foi aprovado pela prefeitura em 1952.

A região entre a avenida Adalberto Simão Nader e o Canal de Camburi (atualmente Jardim da Penha e Mata da Praia) foi transformada em  avenidas largas e diagonais, que formam 13 quadras com lotes de aproximadamente 400 metros quadrados ou mais.

De acordo com a Associação de Moradores da Mata da Praia (AMMP), o bairro começou sendo uma fazenda. Os donos da fazenda criaram a empresa Da Casa para construir um condomínio, e depois eles fizeram a entrega do espaço para a prefeitura, com várias casas prontas e já habitadas. 

Segundo a AMMP,   o bairro Mata da Praia foi criado em 03/06/1974 pela Lei Municipal de Vitória  nº 2.308, de  03/06/1974,  que estabelecia o uso residencial da área loteada, sendo a área interna com lotes onde seriam edificadas residências de uso uni-familiar e na orla,  Praia de Camburi, na av. Dante Michelini, com super-quadras  de uso multifamiliar.  

Tal Lei previa a forma de ocupação dos lotes, os afastamentos entre as edificações, as áreas destinadas a equipamentos urbanos, compreendendo escolas, comércio, áreas para esportes, hospital, feiras livres, praças, arborização, entre tantos outros itens necessários para a qualidade de vida do morador.

O projeto urbanístico do bairro, ainda que da década de 1970, surpreende ainda hoje por sua modernidade, com suas ruas sem saída todas voltadas para alamedas que se cruzam e se conectam com praças maiores.

Parque Pedra da Cebola

Foi implantado em novembro de 1997. Até 1978, no local existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale. 

É o primeiro caso de recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica em Vitória.

O nome do parque surgiu por conta de uma grande pedra esculpida pela natureza, localizada no parque, que repousa sobre outra rocha. 

Associação de Moradores da Mata da Praia

Foi fundada por um grupo de primeiros moradores do bairro em 29 de maio de 1979. 

A princípio, se deu para garantir segurança aos poucos residentes que haviam construído suas casas no bairro recém-criado.  

De 1979 em diante, a associação foi se fortalecendo à medida que novas demandas foram surgindo.

Fonte: Sedec e Associação dos Moradores da Mata da Praia.


FALA LEITOR

Imagem ilustrativa da imagem Mata da Praia faz aniversário com foco na qualidade de vida
|  Foto: -

Leia mais

Abertas 150 vagas para estudar fora do País

Veja onde descartar medicamentos de forma correta em Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: