X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Abertas 150 vagas para estudar fora do País

Oportunidades são para estudantes da rede pública estadual, matriculados no Centro de Idiomas, irem para Canadá, EUA e Chile


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Abertas 150 vagas para estudar fora do País
Stéfani Pereira, 23 anos, ampliou o aprendizado da língua inglesa durante intercâmbio no Canadá, em 2018 |  Foto: Leone Iglesias/AT

Estão abertas as inscrições para alunos da rede pública estadual, matriculados no Centro Estadual de Idiomas (CEIs), estudarem fora do País. Os estudantes poderão concorrer a 150 vagas do Programa de Intercâmbio Estudantil 2023.

As 150 oportunidades estão divididas por países, sendo 110 para curso intensivo de Inglês no Canadá, 30 para curso intensivo de Inglês nos Estados Unidos e 10 para o curso intensivo de Espanhol, no Chile.

Leia mais sobre Cidades aqui

As inscrições estão abertas até 12 de maio e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site selecaoaluno.es.gov.br.

 A oportunidade de estudar no exterior abriu portas para a ex-aluna do CEI Serra Stéfani Pereira da Silva, 23 anos, que fez intercâmbio no Canadá, em 2018, pelo programa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). 

“Acredito que eu pude praticar muito a compreensão ouvindo o inglês com variados sotaques, além de aprender sobre a cultura e locais turísticos dos países de origem dos meus amigos”, descreveu.

A ex-estudante  do CEI Serra e hoje designer de unhas Fabyelle Santos Sousa, de  22 anos,  disse que estudar no Canadá foi uma experiência enriquecedora.

 “A experiência foi muito além de tudo que imaginei. Conheci e criei vínculos com pessoas de vários países do mundo”, comentou.  

Andrea Guzzo, subsecretária de Educação Básica e profissional da Sedu, destacou a importância de os alunos terem essa oportunidade de estudar fora do País e  de graça. 

“É uma imersão no aprendizado prático da língua e na cultura, em que os alunos terão outras perspectivas de futuro e projeto de vida”, ressaltou.

O professor e ex-aluno do CEI Serra Jales Amaral, de 27 anos, deu algumas dicas para se preparar para o processo seletivo do intercâmbio estadual. 

Leia mais

Veja onde descartar medicamentos de forma correta em Vitória

Espírito santo registra 80 mortes no trânsito em três meses

“No processo seletivo do intercâmbio, eu já estive dos dois lados. Como aluno, eu já participei do processo e entendo o nervosismo, ansiedade e pressão que atinge os alunos. A dica é manter a calma porque não é cobrado nada diferente do que já vivenciamos dentro da sala de aula”, frisou o professor.

Intercâmbio eleva nível escolar

O  ex-aluno do Centro Estadual de Idiomas de Vila Velha, Davi Soares Rodrigues, de 24 anos,  conta sua experiência com o intercâmbio no Canadá. “O intercâmbio não foi somente para conhecer um novo país e uma nova cultura, mas sim para aprofundamento nos estudos. Lá, eu pude aperfeiçoar mais ainda o meu conhecimento na língua inglesa, e, de fato, me deixou em um outro nível de proficiência”


Saiba mais

As inscrições estão abertas até o dia 12 de maio e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site selecaoaluno.es.gov.br.

Para concorrer as vagas, os estudantes devem estar matriculados no Centros Estaduais de Idiomas (CEIs).

Os Estudantes deverão entregar os documentos para os coordenadores dos CEIs.

É feita Análise de rendimento e frequência através do boletim escolar dos CEIs do ano de 2022.

Entrevista oral on-line, que avaliará a capacidade de expressão em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) com valor de 100 pontos.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 23 de junho.

Fonte: Diário Oficial e pesquisa AT.

Leia mais

Pais podem pedir para ficar menos tempo com os filhos?

Mulheres que entendem tudo de cervejas e vinhos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: