Veja onde descartar medicamentos de forma correta em Vitória
Conselho de Farmácia realiza ação em Vitória quinta e sexta-feira (04 e 05), para dar destinação correta, sem prejudicar a saúde e o meio ambiente
Escute essa reportagem
Um remédio vencido e descartado de maneira errada pode prejudicar quem dele fizer uso. Também pode fazer com que micro-organismos fiquem super-resistentes aos princípios ativos usados para fabricar esses medicamentos.
Pensando em conscientizar a população, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Espírito Santo terá hoje e amanhã, das 9h às 16h, um drive-thru em sua sede, em Jardim da Penha, Vitória, para descartar remédios sem prejudicar a saúde e o meio ambiente.
O conselheiro federal Gedayas Medeiros informa que não existe legislação que obrigue o Sistema Único de Saúde (SUS), farmácias, ou as grandes fabricantes de medicamentos a receberem os medicamentos para descarte.
“O descarte é necessário? Sim. Eu não discuto isso. É necessário e importante. Mas é preciso que seja um local diferenciado, que não vá causar ainda mais tumulto a uma unidade de saúde ou hospital. Então, não são obrigados, nem existe uma legislação obrigando alguém a receber um medicamento. É preciso que exista uma política relacionada a isso”.
O conselheiro do CRF explica que existe, atualmente, um site da iniciativa privada que informa os locais mais próximos do endereço da pessoa para descarte. O site é https://www.descarteconsciente.com.br/pontos-de-coleta.
Gedayas destaca os riscos de guardar medicamentos vencidos em casa. “De repente a pessoa deixa o medicamento em um local 'sensível', outra pessoa vai lá, uma criança, um idoso, e toma”.
O conselheiro, que fez uma tese sobre o uso racional de medicamentos, também chama a atenção para os riscos ao meio ambiente, quando em contato com as águas dos rios e mares.
“A gente tem umas cepas de bactéria que se tornam super-resistente por causa desse contato com o próprio antibiótico. Não é uma quantidade capaz de exterminá-las, mas é uma quantidade capaz de torná-las resistentes a esse medicamento, pelo descarte inadequado. Já temos estudos comprovando essa situação”.
A servidora pública Daniela Oliveira Barros, 35, fala sobre a importância de que a população se conscientize. “Tanto para a sociedade, evitando problemas com uso inadequado, e para o meio ambiente, para que não seja descartado erroneamente na natureza”.
“Uma pessoa deixa o medicamento vencido em um local 'sensível' e uma criança toma. É arriscado Gedayas Medeiros, Conselheiro federal
saiba mais
Alguns locais para descarte de remédio
Pontos de coleta
Conselho Regional de Farmácia: rua Anísio Fernandes Coelho, 104, Jardim da Penha, Vitória (drive-thru).
Unisales: Av. Vitória, 950, Forte São João, Vitória.
Multivix: Rodovia do Sol, 3990, Jockey de Itaparica, Vila Velha.
Anhanguera: Av. Governador Jones dos Santos Neves, 1000, Lagoa Funda, Guarapari.
UVV: Av. Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, Vila Velha.
FAVI: Av. Nossa Senhora da Penha, 1.800, Barro Vermelho, Vitória.
UFES: Praça do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). Endereço: Av. Mal. Campos, 1355, Santos Dumont, Vitória.
São Camilo: R. São Camilo de Léllis, 01, Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim.
CRF-ES: Av. Jones dos Santos Neves, 413, Sernamby, São Mateus.
No site https://www.descarteconsciente.com.br/pontos-de-coleta é possível encontrar os pontos de descarte por meio do CEP ou região.
Fonte: Pesquisa AT.
Leia mais
Espírito santo registra 80 mortes no trânsito em três meses
Pais podem pedir para ficar menos tempo com os filhos?
Descarte de outros materiais
Lei regulamenta logística reversa
Como funciona o descarte
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Seama) informa que a legislação federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos é que regulamenta, atualmente, a logística reversa.
Com relação aos pontos de coleta, os próprios empreendimentos que fazem as vendas dos produtos, devem ser considerados pontos de coleta.
Prefeitura de Vitória
Medicamentos
A Secretaria da Saúde de Vitória informa que, “segundo o estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos, medicamentos devem ser devolvidos aos estabelecimentos onde eles foram adquiridos”.
“Em Vitória, as unidades da rede municipal de saúde recebem medicamentos que foram retirados dentro da rede municipal”, diz a prefeitura.
EcoVix São Pedro:
O espaço é destinado ao descarte voluntário de resíduos de forma segregada. São disponibilizados contentores e caixas estacionárias específicos para cada tipo de resíduo, tais como: resíduos de construção civil; resíduos de poda e jardinagem; grandes volumes (móveis); logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos; coleta seletiva; e vidros.
O EcoVix funciona todos os dias, das 8 às 17 horas, na Rodovia Serafim Derenzi, bairro Santos Reis.
Serra
Medicamentos
Em relação aos medicamentos vencidos ou fora do uso em casa, eles podem ser descartados em totens disponíveis em farmácias e drogarias privadas ou devolvidos nas Unidades de Saúde.
Pilhas e baterias
Já pilhas, baterias, eletrônicos e similares o descarte pode ser feito em algumas farmácias ou drogarias privadas, assim como em lojas de celulares.
Vila Velha
Medicamentos
A Prefeitura de Vila Velha dispõe de pontos de coleta de medicamentos vencidos e encaminha o resíduo coletado para a empresa terceirizada responsável pelo descarte adequado.
Apenas para os medicamentos ofertados pelo próprio município, o usuário pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o descarte.
Eletroeletrônicos
A Secretaria de Serviços Urbanos informa que a Prefeitura de Vila Velha possui acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). O serviço para descarte de eletroeletrônicos pode ser solicitado pelo telefone 162 da Ouvidoria municipal.
Cariacica
A prefeitura informa que com a Política Nacional de Resíduos Sólidos é de competência dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletrônicos e seus componentes (lixo eletrônico) estruturar, implementar e operar os sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos e das embalagens após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
É oferecido o serviço de Papa-Móveis que faz o recolhimento de móveis e eletrodomésticos em condições de uso, dando a eles destino ambientalmente sustentável - telefones 162 ou 98158-9354.
Telefonia
Vivo
A Vivo informou que tem o Recicle com a Vivo. As 1.800 lojas da Vivo em todo o Brasil têm pontos de coleta à disposição e não precisa ser cliente para fazer o descarte.
No ano passado foram coletadas 11,3 toneladas, e mais de 50 mil itens, como smartphones, tablets, fones e baterias, volume 22% maior que no ano anterior.
Claro
A operadora destacou o Claro Recicla, como um programa que contribui para ampliar a consciência socioambiental junto à população, reforçando a importância de destinar itens eletrônicos de forma correta.
O programa disponibiliza urnas em mais de 2.000 lojas para a coleta e destinação correta de resíduos eletrônicos, em todo o País.
Fonte: Seama, prefeituras e operadoras.
Comentários