“Mar do Caribe” volta a encantar turistas em Guarapari
Com a trégua da chuva e os ventos mais fracos, água das praias da Cidade Saúde estão transparentes e atraem mais visitantes
Escute essa reportagem
Com o fim das chuvas e o vento mais fraco, o mar voltou a ficar transparente em algumas praias de Guarapari, e o visual do Caribe voltou a encantar moradores e turistas que se divertem com a água clara.
A advogada Danielle Neves, de 30 anos, e a filha Lais, de 3 anos, passaram o dia na Praia da Castanheiras e ficaram encantadas com a tonalidade da água.
“Aqui é muito bom para crianças, tem momentos que a praia vira uma piscina de águas naturais. E com essa água clarinha ficou ainda mais incrível”, disse a advogada.
O oceanógrafo Agnaldo Martins explicou que o fenômeno de águas transparentes em algumas praias está relacionado com a diminuição das chuvas, que resulta em lançar menos água doce com lama no mar.
Além disso, os ventos estiveram mais fracos nos últimos dias, permitindo que as águas ficassem mais calmas, diminuindo a ressuspensão de areia e lama do fundo do mar.
“Isso é mais comum nessa época de começo de fevereiro a março, que é fim de verão, e quando as chuvas diminuem. E não é todo verão que o fenômeno acontece. Quando chove ou venta muito, aí não tem esse fenômeno das águas claras”, esclarece Martins.
Apesar de acontecer principalmente na reta final do verão, devido às condições de pouco vento e chuva serem mais frequentes, no verão também há menos tempestades fortes na região da Antártida, que é onde são geradas as ondas maiores, as quais contribuem também para revolver o fundo do mar.
Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Thiago Sousa acrescentou que a cor da água do mar pode estar relacionada a vários fatores, incluindo condições meteorológicas.
Por exemplo, águas mais claras podem resultar de condições de tempo estável, com menos sedimentos em suspensão e menor atividade biológica que poderia turvar a água.
“A luz solar também desempenha um papel importante na visibilidade da água, sendo que dias ensolarados tendem a deixar a água mais clara do que dias nublados”, destaca o meteorologista.
O fenômeno não tem data para acabar, mas pode ser passageiro com o retorno das chuvas.
Tartarugas
Na Praia das Virtudes, a administradora Renata Dallapicula Zaché, 49, o advogado Junior Zaqué, 51, Maria Eduarda, 18, e Lucas, 11 anos, curtiam o mar em família. “Vimos tartaruga de perto. É um paraíso”, disse Renata.
Mergulho
A fotógrafa Tatiane Lima Sena, 35 anos, aproveitou o visual do Caribe na praia da Areia Preta para praticar o mergulho, uma paixão dela. “Gosto do mergulho e fui atraída para a praia porque o mar está muito mais claro”.
Comentários